Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Site mobile responsivo ou site mobile dedicado?

Site mobile responsivo ou site mobile dedicado?

site respo

1- Site Responsivo

Os sites responsivos se ajustam aos aparelhos dos usuários. Através dessa abordagem, o conteúdo e o layout podem ser utilizados em diferentes plataformas, tamanhos e orientações de tela. Através de um mesmo arquivo básico de HTML e CSS3, as informações podem ser visualizadas em computadores desktop, tablets, smartphones ou TVs conectadas.

2- Vantagens

Ao invés de construir 2 sites – um para os usuários de dispositivos móveis e outro para usuários de desktop – o design responsivo permite que você tenha apenas 1 site que pode ser visualizado tanto em um computador quanto em um smartphone. Dessa forma, quando o usuário acessa um site responsivo, o dispositivo determina qual a melhor maneira de exibir a página.

Além de se ajustar à diferentes tamanhos de tela, o site responsivo também tem a vantagem de ser consistente. Como o conteúdo básico do site é sempre o mesmo, independentemente da plataforma utilizada, os usuários têm uma experiência mais uniforme (pois ela é similar entre diferentes dispositivos). Dessa forma, as pessoas não precisam aprender a usar o site novamente, quando ela vai de um dispositivo para outro.

Outra vantagem é o fato do site responsivo possuir apenas uma URL, o que a torna simples e mais fácil de compartilhar ou linkar. Com o design responsivo, sempre que alguém compartilhar um link, não importa como ele chegou até aquele site. Essa URL única também é mais fácil para rastrear através de ferramentas de analytics, além de não ser necessário se preocupar com redirecionamentos para outros dispositivos.

Através do design responsivo, é possível manter o site “à prova de futuro”. Ou seja, quando um novo dispositivo surgir, será preciso apenas adicionar uma nova folha de estilo CSS e algumas linhas de código.

3- Desvantagens

Os sites responsivos são mais lentos. Dependendo da forma como são construídos, podem ser muito demorados para carregar. Suas páginas possuem o mesmo tamanho de arquivos que os computadores desktop.

Otimizações podem ser realizadas para que os sites responsivos carreguem mais rápido, mas é preciso refletir sobre a performance dessas técnicas de otimização em comparação aos sites dedicados.

O conteúdo nem sempre é totalmente otimizado para dispositivos móveis, às vezes, os sites responsivos apresentam grandes desafios para a navegação, tanto do ponto de vista dos desenvolvedores, quanto do ponto de vista dos usuários.

4- Site dedicado

Um site dedicado só pode ser visualizado em dispositivos móveis, pois é uma versão diferente do site. Quando o browser detecta um smartphone, um redirecionamento muda o site da versão clássica para a dedicada, entregando uma versão menor do site (tanto em termos de tamanho de conteúdo quanto em termos de peso de arquivos), que oferece uma experiência melhor em telas pequenas e é otimizado para carregar rapidamente.

5- Vantagens

Um típico site mobile tem que ser simples e carrega rápido! Geralmente, esse tipo de site é construído para uma experiência de visualização em dispositivos móveis com pequenas telas sensíveis ao toque. O site é projetado tendo apenas o touch-screen em mente, já que os usuários dos dispositivos móveis não clicam. Além disso, como os sites dedicados são construídos ao redor da navegação, isso os torna muito mais fáceis de usar e entender.

O conteúdo de um site dedicado é totalmente adaptado, ou seja, é separado do conteúdo para a versão desktop. Isso resulta em uma navegação customizada para os usuários de smartphones.  Além disso, é possível projetar toda a experiência de uma maneira que seja possível mostrar para o usuário apenas o conteúdo necessário, escondendo tudo o que for supérfluo.

O desenvolvimento é rápido e não muito caro, pois são versões simplificadas do site para desktop. Além disso, um site dedicado também pode ser uma grande vantagem quando um componente é necessário para o projeto de uma interface mobile, por exemplo, realizar chamadas telefônicas em uma ação de call to action (chamada para ação) ou mesmo geolocalização.

6- Desvantagens

Os sites dedicados necessitam de múltiplas URLs (no mínimo 2 – uma para a versão desktop e outra para a versão mobile). Talvez isso tenha algumas implicações para SEO. Como a maior parte do tráfego da web é realizada através de mecanismos de busca como o Google ou o Bing, para serem bem “rankeados”, os sites precisam ser bem otimizados para esses mecanismos de busca. Mas no caso dos sites dedicados, será necessário fazer 2 campanhas separadas de SEO, uma para cada versão do site.

O compartilhamento de conteúdo nas redes sociais também se torna um problema. Se você estiver navegando através do seu iPhone, por exemplo, e compartilhar um link com alguém que está navegando através de um computador desktop, essa pessoa irá visualizar a versão mobile do site ao invés da versão completa para desktop.

A criação de um site dedicado para mobile requer que o conteúdo seja substituído, modificado e atualizado em alguns locais diferentes. Essa “bifurcação” do conteúdo pode ser bastante difícil, pois existirão 2 diferentes conjuntos de conteúdo para administrar e manter, gerando trabalho extra.

7- Concluindo

Como cada caso é um caso, para escolher entre o site dedicado ou o site responsivo, antes, é preciso responder a seguinte questão: “o que você pretende realizar com o seu site mobile?”. A resposta para a pergunta irá dizer qual opção é melhor para determinado tipo de necessidade.

Acesse mais matérias e informações como essa em nossa seção “E-commerce”.

Sebrae

Sebrae

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade.
Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas?
Acesse:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

You must login to add a comment.

1 comentário

  1. Opa!
    Os clientes brasileiros atualmente estão bem maduros quando ao mobile first, que é a abordagem de criar uma solução para dispositivos móveis. Eles estão em todo lugar há todo momento. Criar um site mobile hoje é uma questão de vida ou morte para negócios sérios que estão na Internet.
    Um abraço!

Posts relacionados