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Seu negócio decolando com 8 estratégia de marketing

Seu negócio decolando com 8 estratégia de marketing

Se há alguns anos, o investimento em estratégias publicitárias refinadas e o conhecimento aprofundado sobre termos como “ticket médio” ou “lead”, eram exclusividade de grandes companhias, atualmente o uso de estratégia de marketing se tornou uma obrigatoriedade.

Isso porque, com o avanço das ferramentas digitais e o acesso mais facilitado à internet, o conhecimento sobre essas técnicas se tornou mais acessível para todos empresários e também para o público consumidor, tornando-os mais exigentes e seletivos.

Em conjunto com essa disponibilidade no alcance dos conhecimentos técnicos, o mercado digital tem facilitado a abertura de empresas e aumentado exponencialmente a concorrência, em todos os setores.

Assim, o investimento no marketing passou de um diferencial competitivo, para uma premissa indispensável capaz de garantir o sucesso e estabilidade comercial, até mesmo das micro e pequenas empresas.

Por isso, se você está pensando em inserir as ações de marketing no seu negócio é necessário, primeiro, compreender a real importância desse investimento e se familiarizar com as principais estratégias capazes de impulsionar as suas vendas.

A importância do marketing para os negócios

Muitas pessoas acreditam que o marketing está relacionado com o impulsionamento de um produto ou marca para os consumidores, visando somente o aumento do número de vendas. E, ainda que esse seja um dos principais objetivos, definitivamente não é o único.

O marketing é crucial, tanto para as empresas físicas quanto para os e-commerces, pois se trata de um conjunto de ações que ajuda um negócio a ser mais competitivo e relevante, atraindo a atenção dos consumidores, mas também consolidando a reputação da marca.

Assim, investir na realização de um aperfeiçoamento profissional em marketing – por meio de um curso de gestão comercial ead melhores faculdades –, é capaz de auxiliar os empreendedores e gestores a realizar um planejamento mais acurado, que permita:

  • Compreender os pontos fracos da empresa;
  • Identificar as maiores qualidades;
  • Reconhecer mudanças que precisam ser feitas para adaptar ao mercado;
  • Construir um relacionamento mais sólido com o público;
  • Atrair e converter mais clientes;
  •  Aumentar a lucratividade da empresa e o Ticket médio.

Além disso, quando as estratégias de marketing são bem aplicadas, é possível criar uma experiência de compra mais aperfeiçoada, construindo um encantamento no público e melhorando a probabilidade de sucesso na retenção dos clientes.

O que consiste um bom planejamento de marketing?

Em conjunto com uma boa especialização na faculdade de gestão de vendas e com a compreensão sobre a importância das ações publicitárias, é fundamental que o planejamento prévio do marketing seja muito bem estruturado.

Desta forma, você poderá evitar a introdução equivocada de estratégias que resultem na construção imprecisa da persona da sua empresa.

Um bom planejamento também é uma fonte que impede a precificação inadequada, em um volume de vendas acima ou abaixo da real capacidade da sua marca ou na dificuldade de captação de mão de obra qualificada.

No entanto, para que esse plano de marketing seja feito com excelência, é crucial que os responsáveis tenham uma visão completa e realista de toda a empresa. 

Esses responsáveis devem ter uma visão completa desde os fatores internos – que podem exigir conhecimentos relativos ao curso tecnico de gestão financeira – até os externos.

Além disso, é preciso definir logo no início do planejamento as principais características do público ideal, as necessidades e modo de atuação do segmento em que se está inserindo – realizando uma boa avaliação da concorrência – e procurando entender todo o cenário.

Assim, é possível construir objetivos comerciais mais realísticos, delimitando melhor o posicionamento que o seu negócio irá assumir perante o mercado, os ideais e a cultura organizacional.

Tudo isso pode ser entendido de forma aprimorada através de um curso de gestão de pessoas online –, assim como a elaboração das estratégias de marketing que trarão os resultados mais satisfatórios.

As principais estratégias que vão fazer o seu negócio decolar

Como cada empresa possui uma lógica de funcionamento única, que varia com o segmento de atuação, o modelo de negócio, os objetivos e vários outros aspectos internos, não existe um modelo estratégico que possa ser seguido por todas as instituições.

Por isso, o plano de marketing deve ser adaptado de acordo com as principais necessidades e metas de cada organização. O mesmo se dá com as ações que devem ser seguidas, elas precisam se adequar a cada cenário.

Entretanto, existem algumas técnicas que são mais comumente utilizadas por grande parte das companhias e que valem a pena serem estudadas com mais profundidade, como:

  1. Redes sociais

Com a internet e os aparelhos eletrônicos – como os celulares, tablets e notebooks – ficando cada vez mais acessíveis para a população brasileira, o uso das redes sociais se tornou uma constante na rotina diária de mais de 150 milhões de pessoas em todo o país.

Essas plataformas são utilizadas como meio de entretenimento, mas também como forma de conhecer novos produtos, avaliar qualidade dos serviços e se deparar com novas marcas ou serviços, que melhor se adequem às suas necessidades pessoais.

Assim, a construção de uma presença digital se tornou uma obrigatoriedade para um bom desempenho dos negócios, sejam elas lojas físicas ou digitais.

Afinal, além de ser um canal de venda conveniente e eficiente, o âmbito digital também auxilia na aproximação da comunicação com o público.

Esse é um método tão eficiente de construir a imagem da marca e ganhar a satisfação das pessoas que até mesmo as prefeituras utilizam essas ferramentas como forma de melhorar a aceitação pública.

  1. Marketing de conteúdo

A produção de conteúdos qualificados, relevantes e instrutivos é uma das melhores maneiras de aumentar a credibilidade da sua marca, fazendo com que o mercado a qualifique como um sinônimo de autoridade dentro do seu ramo de atuação.

Isso porque, esses materiais – que podem ser divulgados em um site institucional, blog corporativo ou em perfis organizacionais nas redes sociais –, possibilitam a captação de um tráfego orgânico para a sua página, apresentando o seu negócio a novos clientes.

Contudo, para isso, é fundamental que os gestores tenham as capacitações necessárias no curso de gestão de pessoas, para conseguir contratar profissionais qualificados para esse trabalho, uma vez que ele exige um conhecimento sobre os seguintes tópicos:

  • Funil de vendas;
  • Manutenção de Leads;
  • Estratégias de SEO;
  • Familiarização com formatos diversificados de conteúdos;
  • Segmentação de audiência, entre outros.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Rock Content, ainda hoje, apenas cerca de 47% das empresas utilizam esse tipo de estratégia. Por isso, investir nessa ação pode representar uma vantagem competitiva significativa.

  1. E-mail Marketing

O e-mail é um dos canais de comunicação mais pessoais disponíveis. 

Por isso, a utilização dessa ferramenta como meio de produzir conteúdos de marketing personalizados, permite um estreitamento do relacionamento com os clientes e mais facilidade na fidelização desses compradores.

Nesses conteúdos, a empresa pode divulgar promoções exclusivas, conteúdos novos do blog, newsletters, anúncios de eventos ou produtos mais nichados e etc. Tudo isso, com uma linguagem mais humanizada e próxima.

  1. Endomarketing

Quando falamos em marketing, inevitavelmente, estamos nos referindo às formas de atrair os clientes da empresa. 

No entanto, muitos gestores acabam esquecendo que os colaboradores também são clientes internos e representam uma importância enorme no sucesso da marca.

Por isso, a realização de um curso gestão de pessoas e liderança pode ser essencial na hora da construção das estratégias de endomarketing – publicidade voltada para os trabalhadores. 

Isso porque, essas ações devem demonstrar que a empresa se preocupa com a satisfação e bem-estar de cada um deles.

Desta forma, você é capaz de melhorar a qualidade do atendimento, o desempenho para alcançar metas, construir um ambiente organizacional mais positivo, aumentar a produtividade geral e impactar muito positivamente os lucros.

  1. Adesão a causas sociais

Os clientes têm se tornado cada vez mais exigentes, fazendo com que as relações comerciais deixem de ser apenas sobre compra e venda de produtos, mas também sobre o alinhamento de expectativas e visões de mundo com empresas das quais se relacionam.

Por isso, o marketing social é uma estratégia que vem recebendo cada vez mais atenção, por instituições dos mais variados setores e portes.

Ela visa demonstrar para as pessoas que a empresa se preocupa com os impactos sociais e ecológicos, através de investimentos e campanhas que abraçam uma causa.

Neste cenário, o conhecimento acerca do curso gestão de pessoas, o que é pode ser tão fundamental, pois permite que essas causas sejam integradas à cultura organizacional e divulgadas para o público, desde as ações dos próprios funcionários. 

Assim, o marketing responsável e a consciência social se tornam parte da identidade da empresa.

  1. Pesquisa de opinião

A realização da pesquisa de opinião pode ser integrada no e-mail marketing ou nos conteúdos nas redes sociais, e são primordiais para viabilizar a coleção de informações importantes sobre os clientes, operações ou nível de satisfação com o atendimento.

Isso permite um conhecimento das necessidades do mercado, identificação nas oportunidades de novos investimentos e otimizações, facilita a tomada de decisões, melhora a competitividade da marca e ajuda no aperfeiçoamento dos produtos ou serviços.

Essa é uma estratégia essencial para a conquista do encantamento do público.

  1. Marketing de relacionamento

De acordo com um estudo realizado pelo Harvard Business Review, a fidelização dos clientes é capaz de resultar no aumento de até 95% do faturamento das empresas. Afinal, os compradores que tiveram uma boa experiência gastam mais e atraem novos clientes.

Além disso, o investimento nesse tipo de estratégia é menos custoso do que a captação de novos consumidores. Por isso existem diversas técnicas que são focadas na construção dessa fidelização e o marketing de relacionamento é uma delas.

Esse conjunto de técnicas é focado na criação e manutenção de um contato duradouro, positivo e próximo com os fregueses, oferecendo benefícios exclusivos que ajudam a conquistar a fidelidade e o encantamento das pessoas.

  1. Marketing de produto

O principal objetivo do Marketing de Produto é indicar itens específicos, para indivíduos que possuem tendência a consumi-los. Para isso também é preciso criar uma forma interessante de vendê-los, tornando-os exclusivos e diferentes dos da concorrência.

Essa é uma estratégia muito utilizada no lançamento de novas mercadorias ou durante a inserção de um conteúdo já existente em um mercado onde os consumidores não estão familiarizados com ele.

Isso traz diversos benefícios para a empresa, proporcionando um destaque competitivo relevante, segmentação das propagandas, permite a sustentação do produto no mercado e ainda é um conceito aprofundado no curso de gestão financeira empresarial.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

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