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Setor de mobilidade no pós-pandemia: qual o futuro do transporte público?

Setor de mobilidade no pós-pandemia: qual o futuro do transporte público?

No período de pandemia, boa parte do que conhecíamos como vida e rotina tiveram de ser adaptados: de ir ao escritório a montar um home office, mudar as formas de lazer e de ver amigos e parentes. Essas adaptações trouxeram inúmeros desafios a vários dos setores econômicos brasileiros – entre eles, o setor de mobilidade.

Com a tímida retomada econômica, o trânsito social voltou a entrar em pauta em 2021. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios da Covid-19 (Pnad Covid-19), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), menos de oito milhões de brasileiros ainda seguem em home office este ano. Sendo assim, o setor de transportes tem de lidar com três realidades: a falta das pessoas que trabalham de casa, os trabalhadores que recentemente voltaram ao serviço presencial e os colaboradores que, mesmo no começo da pandemia, seguem na linha de frente – trabalhadores essenciais. 

A partir disso, todo o setor apresentou mudanças e teve de se reinventar. Dados da plataforma Moovit, aplicativo de rotas para transporte público e privado, apontam que o interesse por transporte público deve cair 15% nos próximos seis meses. A substituição, sobretudo em cidades maiores, tem sido em meios mais seguros e com menos contato com as pessoas. Em Porto Alegre, houve queda de 26% no interesse do transporte público e um aumento expressivo – mais de cinco vezes o apresentado em 2019 e 2020 – na busca por carros particulares e serviços de carona compartilhada. 

Novas tendências para o período de pós-pandemia

Depois de tanto tempo dentro de casa, as pessoas têm pensado bastante em novas formas de se locomover. Visto que muitas das empresas já adotaram o home office até mesmo no período de pós-pandemia ou mesmo o modelo híbrido, a necessidade de pegar um transporte todos os dias deve diminuir nos próximos anos. E, com essa diminuição, outras mudanças acabam ficando mais aparentes também.

Um dos exemplos é o crescimento de pedidos por motoristas de aplicativo. Ainda que o valor seja mais caro do que o investido no transporte público, o conforto costuma ser maior e o período de viagem mais curto. Essa alternativa, que já tinha crescido bastante nos últimos anos, deve ter um crescimento ainda maior nos próximos meses.

As formas de transporte que utilizam caronas também devem se popularizar ainda mais em 2021. Muito pela pegada da sororidade, assim como menor contato com o vírus, as pessoas têm investido bastante nos aplicativos de carona para fazer uma renda extra durante o transporte e também como auxílio durante a pandemia.

Por fim, têm crescido também os modelos de assinatura de carro, especialmente para quem prefere dirigir, mas não tem vontade ou condições de comprar um veículo.

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