Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Setor de aluguel de carros quebra recorde com mais de um milhão de veículos na frota

Setor de aluguel de carros quebra recorde com mais de um milhão de veículos na frota

O mais recente Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, de autoria da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), aponta que, no fim de 2020, o setor de aluguel de carros registrou 1.007.221 veículos em sua frota, ultrapassando pela primeira vez na história a marca de um milhão de automóveis.

Mesmo com tantas dificuldades impostas pela pandemia do Covid-19, o setor conseguiu se manter firme. Além da perda de muitos contratos e milhares de carros devolvidos às locadoras, as empresas do ramo também tiveram de enfrentar a baixa produção de veículos, devido à dificuldade das montadoras de repor o estoque de alguns componentes. O relatório aponta que, de todos os automóveis fabricados em 2020, 20,6% foram emplacados por locadoras, o que equivale a 360.567 carros.

O presidente da ABLA Paulo Miguel Junior ainda conta que 8% dessa frota representa os programas de assinatura, uma estatística que tende a dobrar dentro dos próximos dois anos. Os brasileiros estão cada vez mais recorrendo à locadora de veículos para usufruir de um carro “próprio”, sem precisar passar por toda a burocracia do financiamento e do desgaste da manutenção ou revenda. Existem automóveis para todos os gostos e com mensalidades variadas, então o aumento da frota é importante para alcançar um público ainda maior.

Se comparado com 2019, em que foram emplacados 541.346 automóveis, a queda no aumento anual da frota foi de 33%. De acordo com o presidente da ABLA, a previsão para 2021 não é das mais otimistas e acredita-se que a fabricação de novos veículos continuará em baixa, então provavelmente a quantidade de carros emplacados este ano pode ser menor do que os números registrados em 2020.

A boa notícia é que esses desafios não impediram o setor de crescer ainda mais ao longo da pandemia. Os postos de trabalho das diversas locadoras espalhadas pelo país aumentaram em 2.110, agora sendo 77.214 ao redor de todo o Brasil. O número de empresas do setor também cresceu, passando de 10.812 para 11.053. Todos os números apresentados pela ABLA levam em consideração somente as empresas que atuam exclusivamente com locação de veículos e estão devidamente regularizadas com o governo federal e os órgãos competentes de trânsito.

You must login to add a comment.

Posts relacionados