Percebe-se que as atividades do setor de Serviços têm maior participação no conjunto do PIB (Produto Interno Bruto). Antes vinculadas ao Comércio, as atividades de Serviços se tornaram o diferencial, ou seja, passaram a ser a agregação de valor nas demais atividades. Além disso, o segmento contribui, em grande medida, na geração de emprego. É o responsável por boa parte novos postos de trabalho.
Hoje, não se dissocia serviço de produto, pois não temos produto sem serviço. Em vários serviços, o produto é brinde. Se o empresário quer agregar valor ao negócio, deve incorporar um serviço. Por exemplo, oferecer a entrega em casa dos produtos comprados no estabelecimento – já praticado por bares, restaurantes, farmácias e mercados. Outra ideia é a oferta de serviços de instalação e assistência técnica, que antes era exclusividade da comercialização de eletrônicos e linha branca, mas hoje é visto em lojas de material de construção, onde já se pode comprar piso e contratar a sua colocação.
Outro ponto relevante é a forte presença de pequenas empresas no segmento de Serviços. A maior parte das empresas do setor são de micro e pequeno porte. A maioria dos empreendedores individuais atuam na prestação de serviços, atendem principalmente pessoas e propriedades, o que poderíamos denominar de serviços domésticos.
Desbravando o mundo
Mas não fica só nisso! O mais novo movimento é a presença das atividades de Serviço com alto valor agregado nas exportações. Estes serviços, presencial ou via internet, começam a se expandir e já movimentam faturamentos significativos.
Estamos falando de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação, Engenharia, Design, Publicidade e Propaganda, entre outros. Estas áreas só crescem porque tem uma marca em comum: são intensivos em conhecimento, inclusive no Brasil.
Esta realidade já é percebida no número de negócios e por sua presença na Balança Comercial. Esta movimentação chamou a atenção do Governo Federal, e, por isso, desenvolve ações para estimular a exportação de serviços, sobretudo pelo seu efeito multiplicador e pelos desdobramentos de comercialização de produtos e outros serviços, como na área da Engenharia de Construção. É oportunidade para as pequenas empresas!