CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Serviços: o fenômeno deste século

Serviços de assistência técnica: lojas de eletrônicos vendem o produto e também a sua instalação na casa do cliente

Percebe-se que as atividades do setor de Serviços têm maior participação no conjunto do PIB (Produto Interno Bruto). Antes vinculadas ao Comércio, as atividades de Serviços se tornaram o diferencial, ou seja, passaram a ser a agregação de valor nas demais atividades. Além disso, o segmento contribui, em grande medida, na geração de emprego. É o responsável por boa parte novos postos de trabalho.

Hoje, não se dissocia serviço de produto, pois não temos produto sem serviço. Em vários serviços, o produto é brinde. Se o empresário quer agregar valor ao negócio, deve incorporar um serviço. Por exemplo, oferecer a entrega em casa dos produtos comprados no estabelecimento – já praticado por bares, restaurantes, farmácias e mercados. Outra ideia é a oferta de serviços de instalação e assistência técnica, que antes era exclusividade da comercialização de eletrônicos e linha branca, mas hoje é visto em lojas de material de construção, onde já se pode comprar piso e contratar a sua colocação.

Outro ponto relevante é a forte presença de pequenas empresas no segmento de Serviços. A maior parte das empresas do setor são de micro e pequeno porte. A maioria dos empreendedores individuais atuam na prestação de serviços, atendem principalmente pessoas e propriedades, o que poderíamos denominar de serviços domésticos.

Desbravando o mundo

Mas não fica só nisso! O mais novo movimento é a presença das atividades de Serviço com alto valor agregado nas exportações. Estes serviços, presencial ou via internet, começam a se expandir e já movimentam faturamentos significativos.

Estamos falando de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação, Engenharia, Design, Publicidade e Propaganda, entre outros. Estas áreas só crescem porque tem uma marca em comum: são intensivos em conhecimento, inclusive no Brasil.

Esta realidade já é percebida no número de negócios e por sua presença na Balança Comercial. Esta movimentação chamou a atenção do Governo Federal, e, por isso, desenvolve ações para estimular a exportação de serviços, sobretudo pelo seu efeito multiplicador e pelos desdobramentos de comercialização de produtos e outros serviços, como na área da Engenharia de Construção. É oportunidade para as pequenas empresas!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga