Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Serviços Fotográficos no foco das oportunidades

Serviços Fotofráficos_Capa 1A grande revolução pela qual passou o mercado, da transição analógica para a digital, mexeu profundamente na prestação de serviços fotográficos. Hoje a atividade é muito mais dinâmica, fundamentando-se em uma tecnologia que faz emergir oportunidades em com inúmeros setores da economia. A gastronomia é um deles.

Alavancado pela Copa do Mundo FIFA 2014, a gastronomia brasileira está se organizando para comunicar-se de forma eficaz junto aos turistas do evento. Isso porque as pesquisas da Copa de 2010 na África e de 2006 na Alemanha demonstraram que, depois da hospedagem, os viajantes consomem principalmente com alimentação e bebida.

Assim os cardápios desempenham um importante papel no universo de atrativos a consumidores. Afinal, na gastronomia, a sedução pelo visual da comida ocorre antes do aroma e do sabor. Aí é que entra a foto culinária com suas especificações técnicas que exigem um tratamento profissionalizado, no qual o ângulo é tão importante quanto à iluminação.

Mercado de foto culinária

O mercado de fotos para culinária está em expansão: novos pratos e receitas são criados diariamente, rótulos têm que ser atualizados, cardápios mudados. Ainda há que se levar em conta que hotéis, restaurantes e bares irão aumentar a publicidade de iguarias regionais, visando os turistas estrangeiros dos eventos esportivos para seus ambientes.

Além disso, ainda tem o crescimento das vendas online que exige uma apresentação visual condizente com o produto que está sendo vendido. Como os consumidores buscam cada vez mais vantagens (comodidade, por exemplo), os restaurantes têm investido no delivery on-line. Modelo de negócio responsável por movimentar 181,1 bilhões de reais e empregar 6 milhões de pessoas, o Food Service cresce a cada ano no País. Os restaurantes com sites próprios, ou associados aos sites especializados, com oferta de alimentação pronta para entrega em domicílio atendem 59% dos brasileiros, de acordo com pesquisa realizada pela empresa de consultoria e varejo GS&MD.

O que se infere é que, de forma impressa ou eletrônica, a fotografia gastronômica é uma oportunidade de mercado que se manterá fortalecida antes, durante e após eventos como a Copa do Mundo. Trazendo com isso novas oportunidades de negócios para prestadores de serviços.

Ideias de Negócios

A série Ideias de Negócios do Sebrae, no setor de Serviços, quando trata da oportunidade Redes Sociais – Inteligência e Comunicação Digital –  inclui o Serviço de Fotografia para Publicidade no elenco de atividades relacionadas ao conteúdo disponibilizado.

O material destaca que a mais importante e relevante forma de divulgação do serviço especializado em novas mídias é a indicação (o tradicional boca a boca). Mas ressalta que as redes sociais com seu poder de comunicação por recomendação potencializam essa função.

Aos prestadores de serviços fotográficos para gastronomia é importante também compreender que os turistas de todo o mundo estarão presentes fisicamente no país, consumindo produtos nacionais, utilizando serviços regionalizados e, acima de tudo, comentando toda essa experiência – inclusive nas mídias sociais.

Por isso, é importante que o fotógrafo gastronômico fique atento aos negócios que terão mais necessidade de se comunicar durante o megaevento, pois são empresas que se tornam seus potenciais clientes, pois devem se preocupar em criar estratégias digitais efetivas para atrair seus públicos.

Saiba muito mais sobre o ambiente desta oportunidade. A publicação, que pode ser acessada aqui, apresenta conceitos e informações relativas a processo produtivo, mercado, marketing e vendas, canais de comercialização, estrutura, localização, equipamentos, tecnologia, necessidade de pessoal, custos e capital de giro, fonte de recursos, planejamento financeiro, legislação, cursos, eventos e sites com informações de interesse do empreendedor.

Conheça aqui outras Ideias de Negócios no setor de Serviços.

Texto parcialmente extraído do Boletim Sebrae 2014 – Oportunidade para Serviços Fotográficos– Edição 09 – Cidade-sede Brasília.

 

Sebrae

Sebrae

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade.
Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas?
Acesse:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

You must login to add a comment.

Posts relacionados