CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Será que o meu preço de venda está correto?

Será que o meu preço de venda está correto?

preco_correto_571x411px

É comum os empresários associarem as dificuldades financeiras da empresa a eventuais erros na precificação dos produtos. No entanto, a solução para isso não é tão simples quanto parece! Nem sempre é possível alterar o preço em virtude da forte concorrência. Além disso, se os preços praticados estão compatíveis com o mercado, aumentá-los poderá fazer sua empresa perder clientes e ficar com fama de “cara”.

 

Para definir o preço dos seus produtos tenha em mente:

Preço do produto = custo + despesas de venda + margem de lucro

1- Custo

É o valor de aquisição da mercadoria ou matéria-prima. Pesquise sempre os melhores preços e condições junto aos seus fornecedores.

2- Despesas de venda

Impostos sobre vendas, comissões, fretes e despesas com cobrança são gastos que incidirão proporcionalmente ao preço e também ficarão com uma parte do valor arrecadado pela venda do produto ao cliente. Lembre-se: os gastos fixos devem ser monitorados e revistos constantemente.

3- Margem de contribuição

É essa parte da equação que o empresário utiliza para ajustar o preço do produto conforme o mercado e seu público-alvo. Se diminuir, ganha competitividade, mas precisará compensar com um volume maior de vendas, pois é daqui que sai a “contribuição” desse produto para ajudar com o pagamento dos gastos fixos.

Não se esqueça

Os preços costumam ser o principal fator de competitividade de uma empresa, mas não são o único. Bom atendimento, qualidade e pontualidade na entrega são, por exemplo, “valores” que permitirão à sua empresa, ao mesmo tempo, diferenciar-se da concorrência e aumentar as margens.

Fonte: Alavanque sua empresa em tempos de turbulência, do Sebrae em SP.
Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.
Imagem: Yamamoto Ortiz/Freeimages.com

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga