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SEO Para Loja Virtual – Por Onde Começar?

SEO Para Loja Virtual – Por Onde Começar?

Qualquer empresa que atue hoje no comércio virtual, o e-commerce, e deseja se destacar perante a concorrência deve investir em SEO para loja virtual, cujas técnicas são capazes de promover o maior número de vendas e o aumento da base de consumidores.

Porém, o que é SEO e como ele pode ser usado para lojas virtuais? Ainda, como é possível que essas técnicas maximizem o número de vendas e de interação entre o comércio e o público?

É isso que iremos ver a seguir. Acompanhe e descubra tudo o que o uso de SEO para loja virtual pode fazer pelo seu negócio.

SEO para e-commerce: o que é e como funciona

Em primeiro lugar cabe esclarecer o que exatamente é SEO e, a partir de então, como el pode ser utilizado para fomentar as vendas de um comércio virtual.

SEO é a sigla correspondente a Search Engine Optimization, ou seja, otimização de ferramentas de busca.

Isso nada mais é, portanto, que o uso das técnicas que façam as ferramentas de busca online (principalmente o Google) elencar os resultados da pesquisa de maneira a priorizar sua página.

Para isso, é claro, os termos da pesquisa devem corresponder, em maior ou menor escala, aos produtos comercializados pelo e-commerce. Dessa forma, há a identificação de correspondências entre os termos usados na pesquisa e aqueles encontrados na página.

Portanto, o uso do SEO para loja virtual tem como prioridade dar protagonismo à página enquanto resultado de pesquisa feita no Google ou em outros aplicativos e sites de pesquisa online.

Agora que você já sabe o que é SEO, está pronto para começar a aprender como melhorar o SEO da sua loja virtual.

Como começar a usar o SEO para loja virtual? Veja nossa dica!

O objetivo do Google é sempre conceder ao usuário o melhor resultado possível diante do termo buscado. Dessa maneira, a utilização de técnicas de SEO faz com que sua página online se torne mais atrativa pela análise do Google.

Que o SEO é importante, já percebemos, porém como começar a usá-lo? Para isso, separamos algumas dicas importantes para iniciar a usar SEO para loja virtual. Confira abaixo!

Pesquise palavras chave para SEO para loja virtual

Ao decidir começar a implementar técnicas de SEO em sua loja virtual, comece com a seleção das palavras chave correspondente ao seu negócio e aos seus produtos.
Encontrar as palavras chave é essencial na medida em que elas refletem os termos mais comumente utilizados pelos usuários para fazer pesquisas relacionadas ao seu ramo ou às suas mercadorias.

Embora algumas palavras chave sejam até mesmo óbvias perante essa pesquisa, outras podem ser mais difíceis de encontrar, pois seus sinônimos podem ser inúmeros. Para isso, portanto, existem alguns dispositivos de busca desses termos.

Dentre eles citamos o Ubbersuggest e o Planejador de palavras chave do Google Adwords. Além desses, destaca-se também o SEMRush, que além de detectar termos chave, ainda auxilia a criar e acompanhar estratégias de SEO, assim como para eventualmente auxiliar a monitorar os concorrentes.

Diferentemente das duas primeiras opções, o SEMRush é pago e custa cerca de 100 dólares mensalmente. Contudo, o investimento na plataforma pode valer à pena ante aos benefícios que eles podem trazer às suas vendas.

SEO para loja virtual: Como usar as palavras chave

Detectadas as palavras chave, é necessário saber como aplicá-las ao seu site.
Existem diversas situações em que elas serão necessárias, como, por exemplo, em títulos, subtítulos, corpo do texto como a descrição de produtos, entre outros, conforme demonstraremos em detalhes a seguir.

Todas elas são utilizadas juntamente aos seus sinônimos, pois as pesquisas podem variar.

Utilize-a em títulos, subtítulos e ao longo do texto, mesmo que esse corresponda à descrição dos produtos. Nesse viés, também é necessário tomar cuidado com o número de vezes que a palavra chave é usada ao longo do texto, pois o exagero no uso do termo pode atrapalhar ao invés de auxiliar, tendo efeito contrário ao desejado.

Fique de olho nos títulos

O conteúdo da página deverá apresentar as palavras chave distribuídas por ele. Primeiramente, é necessário colocá-la no título da postagem, de preferência no início dela.

Além disso, deve-se ter cuidado em fazer um título chamativo e, ainda, no número de caracteres utilizado, uma vez que o Google apenas apresenta até 36 caracteres dele.

Também, fique de olho nos subtítulos, caso se trate de um texto mais longo, invista em subtítulos que, por sua vez, também deve conter a palavra chave. Entretanto, novamente é necessário cuidar quanto aos exageros, pois é recomendado que até 75% dos subtítulos a tenham.

Imagens também fazem parte do SEO para loja virtual

As imagens também possuem grande importância. Dessa maneira, é necessário o investimento em imagens de qualidade, sejam elas correspondentes a vídeos ou a imagens.

Aliás, procure apresentar imagens que detalhem bem o produto e, caso se trate de um acessório ou item de vestimenta, procure apresentar imagens em que alguém as utiliza, pois isso pode facilitar a escolha do consumidor.

Caso haja uma variedade de modelos, estampas e cores, procure apresentar fotos de cada uma delas, o que evita confusão ou insatisfação do cliente em razão dos tons das cores, por exemplo.

Não se esqueça, ainda, de adicionar legenda à imagem, bem como texto alternativo, sendo que ambos devem conter a palavra chave. Eles podem corresponder tanto ao título do texto quanto a uma frase curta, com o termo principal, que faça referência ao produto apresentado.

Descreva bem seus produtos para garantir o mínimo de SEO

Algo que deve ser observado com atenção pelos detentores de lojas virtuais é o uso de descrição completa dos produtos, além de imagens que ilustrem isso.

Assim, indica-se que todas as informações importantes sejam descritas. Dentre elas, destacam-se o peso do produto, as cores disponíveis, o material do qual asa peças são feitas e outras coisas relevantes sobre o produto.

Crie categorias otimizadas

Finalmente, não caia no erro de exibir todos os produtos misturados, sem qualquer classificação deles. Portanto, invista em categorias que facilitam na organização do site, na navegação do consumidor e a destacar as palavras chave correspondentes a cada um desses produtos.

Com essas dicas de SEO para loja virtual é possível aumentar as vendas e, ainda, aproximar o consumidor e a empresa. Assim sendo, não deixe de utilizá-las!

bernardoklock

bernardoklock

Entrou no jogo
Empreendedor com mais de 10 anos de experiência no varejo e marketing digital. É CEO da WEBK Consultoria SEO e Marketing Digital na cidade de Joinville/SC.

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