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SEO para imagens: como influencia no ranqueamento?

SEO para imagens: como influencia no ranqueamento?

O SEO para imagens vai além de optar por uma foto de alta resolução, requer conhecimento do tema e estratégia. 

Até poucos anos atrás, quando se falava em SEO, o termo era associado a textos. Com as transformações da tecnologia e o uso mais frequente de imagens, esse cenário está mudando.

O SEO para imagens passou a ser um item fundamental para quem deseja conseguir um bom ranqueamento nos buscadores. Isso porque as buscas utilizando imagens estão crescendo e são cerca de 30% das pesquisas.

Não basta apenas escolher uma bela imagem com alta definição, é preciso investir em outros pontos. 

SEO para imagens: como influencia no ranqueamento?

Imagem: Pixabay

A influência do SEO para imagens

Se está pensando se vale a pena o trabalho para otimizar as imagens para SEO, a resposta é sim. É possível aumentar o tráfego apenas otimizando as imagens. 

Nos buscadores as imagens aparecem em tamanho reduzido e para ver no tamanho real é preciso acessar o site. Imagine uma pessoa que está buscando por tabelas de preços do plano de saúde e, ao ver em tamanho reduzido, irá querer saber os valores e para isso clicará e será direcionada ao site. 

As imagens também geram maior engajamento e interesse. Veja um post apenas com palavras e um que contenha imagem, o qual chama mais a atenção. 

O que tem um visual mais atrativo sempre vence nesse ponto. Uma consequência de usar SEO para imagens é melhorar o tempo de carregamento do site. 

Apesar de não parecer ter relação, o processo torna as imagens mais leves, com arquivos menores. Logo eles são carregados rapidamente. 

E claro, que não poderíamos deixar de citar: aparecer em primeiro nas buscas. Quando o SEO é bem trabalho e se usa palavras-chave, as imagens podem ser exibidas entre os primeiros resultados. 

Dicas de SEO para imagens

Para que possa conseguir um bom ranqueamento, já sabe que o SEO para imagens é fundamental. Veja algumas dicas de como fazer isso da forma correta. 

Nomeia as imagens

Os buscadores ainda estão aprendendo a ler as imagens, mas possuem facilidade com os textos. Portanto, quando for carregar uma imagem no site, a denomine de forma que possa ser identificada. 

Se for uma imagem da praia, nomeia como praia_em_dia_ensolarado ou algo semelhante que a descreva. 

Use imagens de qualidade

Não importa se é uma foto ou imagem, ela deve ter uma alta qualidade e resolução. Tudo o que estiver presente precisa ser identificado com facilidade.

No caso de infográficos e materiais similares que contenham texto, veja se é possível ler o conteúdo.

Use legendas

Por mais que uma imagem valha mais que mil palavras, os leitores costumam ler o que está abaixo dela. Aproveite as legendas para ajudar a complementar o conteúdo e trabalhe a palavra-chave nela. 

Dessa forma, a imagem será relacionada ao conteúdo e terá mais relevância para os buscadores.

Alt text

Não é porque não é visto que o Alt text não possui uma função relevante para o SEO de imagens. A descrição da imagem deve ser feita de forma detalhada. 

Ela costuma ser usada por pessoas com deficiência visual, já que os leitores informatizados os leem. Além disso, é um dos recursos mais importantes para o Google entender do que se trata a imagem, quanto melhor a descrição e menor genérica for, melhor. 

Posicione a imagem na página

Pode ser que nunca tenha se atentado a esse ponto, mas a posição em que as imagens são inseridas possui grande relevância. Quanto mais próxima ao topo, significa que possui maior relevância.

Já no final da página é vista como um complemento que não possui o mesmo peso do conteúdo e informações acima dela. Por isso, é bastante comum ver o título de um texto seguido de uma imagem e conteúdo. 

Além do layout ficar mais agradável, a imagem ajudará no posicionamento. O SEO para imagens não é uma novidade, mas ainda é negligenciado por muitas empresas. 

É preciso adotar com ele os mesmos cuidados que são implementados para os demais conteúdos. Seguindo as boas práticas é possível melhorar o ranqueamento e aumentar o tráfego orgânico. 

Por: Jeniffer Elaina, do site PlanoDeSaude.net.

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