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SEO B2B: Aquisição de clientes através dos motores de busca

SEO B2B: Aquisição de clientes através dos motores de busca

Muitas empresas B2B oferecem serviços e produtos de alto preço para um grupo-alvo muito sofisticado. Conseguir isso nem sempre é fácil. Para piorar a situação, há um ciclo de compra muito longo na área B2B – pode levar muito tempo para o grupo-alvo comprar e muitas vezes há vários tomadores de decisão no cliente em potencial.

O SEO B2B pode ajudar a alcançar o grupo-alvo certo e gerar clientes ou leads adicionais para a empresa.

Neste artigo você aprenderá o que é importante no SEO B2B e os obstáculos importantes a serem superados.

O que é B2B?

B2B, abreviação de “Business to Business”, é o nome das relações comerciais entre empresas. As empresas compram serviços e produtos de outras empresas, como B. atacadistas, fabricantes, fornecedores de software, etc. Agências e consultores (coachs) para empresas naturalmente também se enquadram no setor B2B.

Qual é a diferença para B2C?

B2C significa “Business to Customer”. O público-alvo dos produtos e serviços das empresas B2C são, portanto, sempre os consumidores finais. Embora muitas vezes existam vários lugares no setor B2B que decidem sobre uma compra (por exemplo, departamento de compras, diretor administrativo, etc.), um consumidor final geralmente toma a decisão sozinho.

Por isso, as decisões de compra na área B2C costumam ser mais rápidas e a jornada do cliente costuma ser bem mais curta aqui.

Diferenças entre empresas B2B e B2C

diferenças B2B B2C
Clientes Pequenos grupos-alvo, muito específicos Grandes grupos-alvo, amplamente distribuídos
produtos e serviços Produtos e serviços complexos, muitas vezes com alta necessidade de aconselhamento Produtos bastante simples com pouca necessidade de explicação
Valores de pedidos/valores de pedidos individuais (€) Alta (B2B compra grandes quantidades) Baixa (o usuário final tem menos necessidade)
Preços Muitas vezes caro Bastante baixo
Viagem do cliente Muito tempo até a decisão de compra, vários tomadores de decisão de compra disponíveis Caminho mais curto para a compra, geralmente um tomador de decisão de compra

SEO B2B vs. SEO B2C – as diferenças

Na área B2B, geralmente são os grupos de clientes menores que devem ser alcançados. Portanto, o volume de pesquisa das palavras-chave correspondentes é menor do que com palavras-chave B2C. Por outro lado, a concorrência no B2B é geralmente mais fraca do que em muitos setores B2C.

B2B é atingir um pequeno grupo-alvo com produtos e serviços de alto preço – e é exatamente aí que o SEO pode ser uma alavanca importante.

Noções básicas de SEO B2B

Os conceitos básicos de SEO B2B mais importantes classificados por palavras-chave, on-page, tecnologia, conteúdo, off-page e monitoramento:

Palavras-chave

Com quais condições a empresa deve ser encontrada? Em quais termos o grupo-alvo em potencial entra? Como é a persona do comprador?

No início de cada campanha de SEO, há uma pesquisa de palavras-chave para determinar o conjunto de palavras-chave certo para o site. Sem os termos de pesquisa corretos para os quais a empresa deseja ser encontrada, a otimização é como voar às cegas. Além de pesquisar palavras-chave adequadas, estas também devem ser verificadas quanto à concorrência, volume de pesquisa por mês, intenção de pesquisa (o que o usuário deseja para a palavra-chave?) e chances de classificação.

Também é útil usar ferramentas como Sistrix, Semrush ou Ahrefs para verificar os rankings e palavras-chave da concorrência – você pode encontrar uma ou outra pepita de ouro de palavras-chave aqui!

Na página

Com a otimização on-page , todo o potencial do site é analisado e otimizado. Isso inclui a arquitetura da página (como as perguntas do usuário são respondidas e como as informações são distribuídas no site?) e as meta tags mais importantes ( title tag , meta description).

Mais noções básicas na página:

Tecnologia

A tecnologia não deve ser negligenciada para que o site seja facilmente encontrado pelos motores de busca. Portanto, verifique o status técnico do site no que diz respeito a:

  • tempo de carregamento
  • código HTML limpo
  • Personalização do sistema CMS para SEO
  • versão atual do PHP
  • Criptografia SSL (https/2)
  • otimização para celular
  • gerenciamento de indexação

Certifique-se também de que o rastreador do Google possa ler tudo sem problemas e que não haja bloqueios por meio do Robots.txt. A configuração correta de tags canônicas, tags longas href e muito mais faz parte de um site tecnicamente impecável.

Contente

Qual é a qualidade do conteúdo do site? Existe conteúdo suficiente para cada palavra-chave importante no site? A canibalização de palavras-chave e conteúdo duplicado são evitados? Existe uma estratégia de conteúdo de acordo com a qual novos conteúdos são criados para o grupo-alvo e o conteúdo atual é constantemente verificado e revisado, se necessário?

Somente quando tudo isso está no lugar, um site tem chance de alcançar bons rankings.

Fora da página

Na área de SEO OffPage , todos os fatores de classificação são otimizados fora de um site. Isso inclui, por exemplo, B. a construção de backlinks, comprar backlinks, mas também a desvalorização ou remoção de links tóxicos que podem piorar os rankings é muito importante aqui.

Monitoramento

O monitoramento garante que a estratégia de SEO funcione e que os rankings, o tráfego e a visibilidade se desenvolvam positivamente. Se o monitoramento mostrar que o site está perdendo classificações e tráfego, uma ação pode ser tomada rapidamente. Ferramentas para análise regular são, portanto, muito importantes (por exemplo , Google Search Console , Serpwatcher, Sistrix e muitos mais).

Gabriel Lafeta

Gabriel Lafeta

Especialista
Analista de sistemas, desenvolvedor web. Apaixonado por tecnologia, SEO e marketing digital Este sou eu. Vivendo e aprendendo a cada dia.

Meu site:
https://www.gr3web.com.br

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