CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Seguro Auto: 7 Coisas Que Você Precisa Saber Antes de Contratar

Seguro Auto: 7 Coisas Que Você Precisa Saber Antes de Contratar

Com o alto índice de furto e roubo de veículos no Brasil, a contratação de um seguro para seu carro, moto ou caminhão é imprescindível. Contudo é importante ficar atento antes de contratar o seu Seguro Auto. Hoje vamos falar um pouco sobre tudo o que você precisa saber antes de contratar.

1. Seguro Auto é diferente de proteção veicular

No mercado existem muitos produtos destinados a proteger seu veículo, e você irá encontrar além das Corretoras de Seguros, Associações de Proteção Veicular. Essas empresas oferecem ao associado um contrato de associação, onde o mesmo, geralmente garante a reposição do veículo em casos de furto, roubo, colisão, danos a terceiros e assistência, mediante o pagamento de um valor mensal. Contudo, salientamos que essas empresas ainda não são regulamentadas, como as Corretoras de Seguros e Seguradoras e o produto não pode ser equiparado ao seguro.

No Seguro Auto, as corretoras e seguradoras são regulamentadas pela SUSEP ( Superintendência de Seguros Privados), que dentre outras regras, estabelece o pagamento da indenização em caso de furto/roubo ou perda total no prazo de 30 dias após o envio completo da documentação e ainda a reposição de peças novas nos eventuais reparos.

2. Verifique a corretora de seguros

Pesquise sobre a reputação da Corretora de Seguros no mercado, se a mesma possui avaliações positivas e ainda registro em órgãos como SUSEP e IBRACOR ( Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta ). Se você pretende solicitar uma cotação online no site, verifique também se o site é seguro e se dispõe de Termos e Políticas de Privacidade e Uso de Dados.

3. Peça ao corretor de seguros, cotação em mais de uma seguradora

Ao ser atendido por uma Corretora de Seguros, peça a cotação em mais de uma seguradora, mesmo que seja uma renovação. Os preços podem variar de acordo com cada seguradora em cerca de 10% a 50%. Essa variação ocorre de acordo com o apetite de risco de cada companhia, pois cada uma costuma ter expertise em um determinado ramo.

A Segmental Corretora realiza a cotação em diversas seguradoras, de acordo com o perfil do segurado e oferece um seguro sob medida para cada necessidade. Além disso você conta com um corretor para te auxiliar nos processos e esclarecer todos os detalhes, o que em geral não está disponível em serviços que oferecem seguros online ou por aplicativos.

4. Não omita fatos sobre seu perfil de uso

Na hora de cotar Seguro Auto, você irá responder um QAR (Questionário de Avaliação de Risco). Nesse ponto é de extrema importância que você não minta na hora de responder.  O QAR, além da marca, modelo condutor principal do veículo é o principal fator de precificação e avaliação do risco, logo se você mentir a chance de haver negativa de indenização em caso de sinistro é alta, pois as seguradoras possuem diversas formas de averiguar a veracidade das informações repassadas, que são de responsabilidade do segurado.

5. Entenda sua franquia

A franquia corresponde a POS (Participação Obrigatória do Segurado) no evento de sinistro de perda parcial do veículo. Esse valor é pago pelo segurado diretamente a oficina que realizará os reparos. Os principais tipos de franquia são:

– Franquia obrigatória

Corresponde ao valor total estipulado pela seguradora, que leva em consideração o valor de mercado ou determinado do veículo e suas peças de reposição.

– Franquia reduzida:

Corresponde a cerca de 50% do valor da franquia obrigatória. Ao optar pela franquia reduzida o valor do prêmio do Seguro Auto irá aumentar, pois em caso de sinistro a participação do segurado é menor.

Algumas seguradoras também oferecem mais opções de franquia que podem variar de 25% da obrigatória até 200%. A escolha da franquia impacta diretamente o valor do prêmio do seguro e pode ser uma alternativa para balancear o preço.

Vale lembrar também que a franquia não é cobrada em casos de sinistros de perda total (furto, roubo, colisão que acarrete perda total – valor do conserto acima de 75% do valor do veículo).

6. Contrate as coberturas adicionais

A cobertura básica do seguro automóvel compreensivo cobre eventos de furto, roubo e colisão no veículo segurado, porém outras coberturas também são importantes, tais como:

– Cobertura para terceiros:

São coberturas destinadas a cobrir os terceiros envolvidos em um evento de sinistro causados pelo segurado, as principais são as coberturas de Danos Corporais, Danos Materiais e Danos Morais causados a terceiros.

– Cobertura para vidros e luzes externas:

Contrate também a cobertura para vidros, faróis, lanternas e retrovisores, pois é comum ocorrer a quebra dessas peças e nesses casos, mediante o pagamento de uma franquia pré estabelecida na apólice de seguro haverá a substituição do item.

– Cobertura para os passageiros do veículo:

Lembre se também de contratar o Seguro APP (Acidentes Pessoais aos Passageiros). Essa cobertura é destinada a indenizar morte e invalidez dos passageiros do veículo no evento de sinistro, de forma similar ao DPVAT.

– Assistência 24 horas

Em geral a maioria das apólices de Seguro Auto já contam com um serviço de assistência 24 horas ao veículo, contudo vale conferir se ela atende suas necessidades e se não é necessário ampliá-la. Atualmente é possível contratar guincho sem limite de quilometragem, por exemplo.

– Outras coberturas adicionais

Verifique com o seu corretor de seguros se a seguradora também oferece outras coberturas adicionais, tais como motorista reserva, reparo de arranhões e troca de para-choque e até mesmo assistência para alguns serviços residenciais como chaveiro e encanador.

7. Não fique com dúvidas! Pergunte ao corretor.

Sempre que tiver alguma dúvida, pergunte ao corretor, é importante que todas as coberturas sejam esclarecidas antes da contratação para evitar transtornos posteriores, por isso é importante contar com uma corretora de seguros!

Se você tem interesse em contratar um Seguro Auto, entre em contato com a Segmental Corretora de Seguros! Nossos corretores entrarão em contato para entender suas necessidades, coletar dados adicionais e oferecer opções de seguro nas melhores seguradoras do Brasil e do mundo!

Para cotar Seguro Auto, basta clicar aqui. A Segmental está pronta para lhe atender!

FONTE ORIGINAL: https://segmental.com.br/seguro-auto-informacoes-antes-de-contratar/

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentário ( 1 )

  1. DESCUBRA COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO DIGITAL TRABALHANDO EM CASA USANDO A INTERNET VENDENDO PRODUTOS DIGITAIS E GANHANDO COMISSÕES! https://bit.ly/oMelhorTrabalhoDoMundo

Deixe um comentário

Sobre segmentalcorretoraBoas respostas

Corretora Especializada em Proteção Financeira, Patrimonial e Planos de Saúde, com sede em Belo Horizonte - MG e atendimento em todo o Brasil! Oferecemos para pessoas e empresas soluções em Seguros, Previdência Privada, Financiamento Auto, Consórcios e Benefícios. Conte com a Segmental!

Me siga