CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Segurança para blogs: quais os principais cuidados a se tomar?

Segurança para blogs: quais os principais cuidados a se tomar?

Estar na Era da Informação nos acende um alerta sobre os crimes virtuais que a cada dia, se tornam mais comuns. Diversas empresas já sofreram algum tipo de ataque de hackers.

Por falta de informação, muitas pessoas acabam caindo em golpes cibernéticos sem nem perceber.

Pensando nisso, selecionamos os principais cuidados que você e sua empresa devem tomar ao disponibilizar conteúdos na web, mais precisamente no que diz respeito à blogs.

Continue a leitura e descubra como evitar essas invasões e também, como proteger os dados daqueles que visitam o seu site. Confira!

O que são os crimes virtuais?

Crimes virtuais são infrações realizadas no meio digital por meio de dispositivos conectados à internet. No Brasil, segundo uma pesquisa realizada pela PSafe, empresa de segurança digital, em 2017 houve um aumento de 44% do número de crimes virtuais.

A forma em que estes cibercriminosos agem pode ser aleatória, mas também, existem grupos que segmentam os seus alvos.

Por isso, é preciso que você se proteja para que nem os dados de sua empresa e nem dos seus clientes estejam em perigo.

Além do risco de ter uma grande parcela dos seus dados corrompidos, a invasão pode prejudicar a imagem do seu negócio.

Um exemplo real é o case da Equifax. Esta empresa sofreu um ataque cibernético e os dados de mais de 140 milhões de clientes foram vazados.

Ao terem ciência do ocorrido, diversos clientes encerraram o vínculo com a empresa e deixaram de acreditar na credibilidade da marca. Gerando assim, dois grandes prejuízos.

Entende a importância de cuidar dos seus dados?

Conheça alguns tipos de ataque

Os hackers utilizam de diversas artimanhas para realizar ataques na internet. Grande parte são devido a uma vulnerabilidade de softwares e hardwares. Descubra quais são os principais de ataque e como eles funcionam.

  • Ransomware

Este é um dos tipos de malware (conhecidos como software malicioso) utilizados para roubar informações do computador de um usuário. Esta prática é muito comum em pop-ups que surgem como um convite para instalar determinado programa, ou então, anúncios duvidosos como “Descubra como fazer implantes dentários em casa”.

O que acontece é depois de clicar, mesmo sem saber, você dá a permissão para que este hacker tenha acesso a todos os seus dados registrados em seu computador.

  • Ataque distribuído de negação de serviço

Este ataque é realizado para atacar majoritariamente empresas que realizam atendimento a seus clientes pela internet. Os criminosos criar um sistema capaz de criar diversas solicitações por minuto e por isso, faz com que seja impossível atender todas estas “pessoas”.

Como resultado, o serviço acaba caindo e deixa de funcionar.

  • Phishing

Esse é o tipo de ataque mais comum utilizado pelos criminosos virtuais. Por meio de alguns spams do tipo “Clique aqui e ganhe um aparelho dental transparente” ou então “Parabéns, você acaba de ganhar um clareamento dental com moldeira”, os usuários acabam se deixando levar pela euforia de ter ganho algo totalmente gratuito e tornam-se vítimas destes hackers.

Na esperança de serem prestigiados, eles acabam fornecendo senhas de banco, e-mails, fotos e dados de documentos pessoais. Deixando então, informações poderosas nas mãos de criminosos.

  • Divulgação de dados confidenciais

Este é um dos crimes mais temidos pelas empresas. Uma vez que atinge não somente a organização, como também, todos os clientes.

Imagine que você possui trabalha em uma empresa do ramo da saúde e produza textos para um blog sobre saúde bucal. Vamos supor que um dia, você fez uma publicação sobre lente nos dentes e convidou os leitores a se inscreverem na newsletter da corporação para ter mais informações.

Logo, diversas pessoas cedem informações como e-mail, número de telefone e nome completo. Caso alguma organização criminosa atinja a sua empresa, todos estes dados podem estar em perigo.

Mas afinal, o que fazer?

Caso o seu blog sofra qualquer tipo de ataque cibernético, a primeira coisa a se fazer é ser claro com os seus clientes e explicar o que aconteceu. De forma alguma, omita o ocorrido.

Depois disso, procure rapidamente uma delegacia para realizar um boletim de ocorrência para que a polícia comece a investigar o caso e principalmente, identificar os culpados.

A fim de evitar estas más surpresas, existem alguns cuidados necessários a se tomar. Veja quais são nesta lista:

  • Tenha um bom antivírus

Ter um bom antivírus é uma das ferramentas mais importantes quando se trata da proteção de dados de uma empresa. Por isso, nesta ferramenta em todos os computadores da corporação e também, todos os dispositivos que estejam conectados à rede.

Portanto, não importa se você é o gerente de TI ou o assistente de redação. É extremamente importante ter softwares de antivírus instalados em sua ferramenta de trabalho.

  • Fique longe do spam

Aquelas mensagens indesejadas que você recebe comumente pelo e-mail são grandes portas de entradas para ataques cibernéticos. Evite utilizar o seu login corporativo para assinar newsletters e também, no cadastro de sites de terceiros.

  • Peça ajuda à profissionais qualificados

Atualmente, existem diversas empresas especializadas na segurança da informação e são altamente qualificados no que diz a respeito de proteção de dados.

Por isso, recomendamos que você entre em contato com uma dessas empresas e peça que elas te auxiliam a detectar todas as possíveis ameaças que o seu blog pode estar enfrentando.

Considerações finais

Agora que você já sabe quais os cuidados que você deve tomar, foque sempre na proteção de dados. Tanto os da sua empresa, quanto os dos usuários. Invista em treinamentos e cursos sobre a temática para que situações como as que mencionamos acima, sejam evitadas.

Os crimes, infelizmente, não irão cessar. Por isso, é importante que você esteja pronto para agir de forma preventiva e esteja preparado para lidar com possíveis ataques.
Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos, redatora da empresa Vue Odonto

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentário ( 1 )

  1. Invista num ramo bastante lucrativo. Seja empreendedor no ramo de alimentação saudável. Acesse: https://marmitafitcursos.com

Deixe um comentário

Sobre João SouzaNovo na comunidade