CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Segurança de dados: tudo o que você precisa saber

Segurança de dados: tudo o que você precisa saber

Você sabe qual é o bem mais valioso de uma organização? Essa pergunta pode parecer um pouco complexa, não é mesmo? No entanto, para respondê-la, basta analisar a transformação digital que tem conquistado cada vez mais espaço no ambiente corporativo. 

De fato, hoje em dia, uma empresa que cuida das suas informações está a um passo à frente dos seus concorrentes. Aliás, essa é a preocupação primária de qualquer negócio físico e digital: a segurança de dados.  

Nunca foi tão importante proteger dados e informações empresariais. Afinal, estamos vivendo uma era digital em que qualquer falha pode prejudicar o futuro da organização. Por isso, você, empreendedor, deve se perguntar: a minha empresa está realmente protegida?

Com o mercado competitivo, seja em qualquer segmento de atuação, saber informações sigilosas sobre o corrente pode significar uma vitória entre a conquista de clientes. Para que isso não aconteça, continue lendo e descubra a importância da segurança de dados!

Afinal, qual a importância da segurança de dados para empresas?

Embora a segurança de dados seja um assunto pouco debatido, a importância dessa preservação é extrema, independente do porte ou segmento do negócio. Nesse aspecto, é fundamental visar a informação como um patrimônio da empresa, assim como os produtos, como isolador de pino polimérico 15kv, por exemplo. 

Para se ter ideia da importância desse conceito, um artigo divulgado pelo portal Época, o ano de 2017 foi marcado por uma nova onda conhecida como ‘’sequestros digitais’’. Em resumo, foram ataques que afetaram computadores de empresas em vários países. 

De acordo com o artigo, os hackers se aproveitam da instabilidade da empresa para efetuar crimes, pedindo resgates financeiros em criptomoedas (moedas que permitem que os criminosos tenham dinheiro virtual). 

Diante desse cenário, é imprescindível ressaltar que a informação faz parte do patrimônio da empresa. Sendo assim, qualquer dano a elas pode gerar um impacto negativo, afetando a imagem, o futuro e os resultados do negócio, mesmo que seja o acesso a um novo uniforme nr10, por exemplo. 

Outro ponto que vale lembrar é que descartar a segurança digital, não coloca apenas a empresa em risco, mas também dados e informações de clientes, colaboradores e fornecedores. Ou seja, uma ameaça cibernética representaria um prejuízo inimaginável. 

Quais são as principais ameaças para as informações?

A conscientização sobre a importância da segurança de informações é o primeiro passo para não descartá-la. Existem inúmeras ameaças que podem colocar os dados e informações em risco. 

Um estudo publicado apresentou um dado significativo: cerca de 65,18% das empresas brasileiras já tiveram algum problema com a segurança de informação. Além disso, a pesquisa mencionou as principais ameaças enfrentadas pelas companhias: 

  • Exploração de vulnerabilidade (falhas de segurança por negligência da empresa);
  • Phishing (fraude eletrônica);
  • Acesso indevido (quando ocorre a violação dos princípios básicos da segurança de informação);
  • Fraude interna (ataques minuciosos e perpetuados nas empresas por seus colaboradores, como um funcionário de molde de injeção de plástico, por exemplo);
  • Indisponibilidade (queda de sistema).

Conclusão

Agora, que você já entendeu a importância da segurança de dados, torne a prevenção a sua principal aliada, converse com profissionais da tecnologia de informação e descubra as melhores ações para proteger as suas informações. 

Por fim, a segurança de dados está totalmente conectada ao futuro da empresa, faz parte do patrimônio da companhia e não deve ser descartada de forma alguma. 

Gostou deste texto sobre a segurança de dados? Conta pra gente. Nós queremos saber a sua opinião!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌ 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Luna BugattiBoas respostas


Me siga