CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Sebrae PR lança Sociedades de Garantia de Crédito

Sebrae PR lança Sociedades de Garantia de Crédito

Sebrae/PR projeta que, em cinco anos, as SGCs paranaenses devem atender em média 4,5 mil micro e pequenas empresas
SGCs dão suporte para pequenos
negócios terem acesso a crédito

O Sebrae PR promove no dia 22 de agosto evento para marcar o início do funcionamento das primeiras Sociedades de Garantia de Crédito (SGC) constituídas no Paraná. O evento ocorre a partir das 14 horas, no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu, e será aberto a empresários de micro e pequenas empresas, representantes de cooperativas de crédito e de instituições financeiras e interessados em geral. Representantes de estados que estão no processo de constituição de suas sociedades, dentre os quais Bahia, Rio de Janeiro, Paraíba e Minas Gerais, participarão do encontro.

No Estado, estão em operação a Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste do Paraná (Garantioeste), sediada em Toledo, e a Sociedade de Garantia de Crédito do Sudoeste do Paraná (Garantisudoeste), com sede em Francisco Beltrão.

A Sociedade de Garantia de Crédito do Noroeste do Paraná (Noroeste Garantias) aguarda a liberação de recursos financeiros para a composição de um fundo de aval. A Noroeste Garantias atenderá micro e pequenas empresas de Maringá e municípios da região. A expectativa é que esta SGC entre em operação ainda no segundo semestre deste ano.

Outras duas SGCs encontram-se em fase de constituição para atender as regiões centro-sul (Guarapuava e Região) e norte do Paraná (Londrina e entorno).

SGCs

As Sociedades de Garantia de Crédito são formadas por empresários, entidades públicas e demais apoiadoras, em formato mutualista. São destinadas à promoção da competitividade e desenvolvimento empresarial de suas associadas, por meio da cooperação financeira e facilitando o acesso ao crédito. As SGCs prestam garantias complementares aos seus associados, conforme exigência dos agentes financeiros.

Também prestam avais técnicos e comerciais e oferecem assessoria financeira para seus sócios na obtenção de crédito, contribuindo para a melhoria das informações junto às instituições financeiras.
A SGC gerencia recursos privados e públicos e, a partir daí, realiza os serviços de análise e de concessão das garantias pleiteadas pelos associados. Assume eventuais inadimplências das operações
e se encarrega diretamente da atividade de recuperação das perdas.

Após ter integralizado suas cotas na sociedade, o empresário poderá contar com o complemento das garantias exigidas, ao contratar uma operação de crédito. Mas para isso, seu projeto deve apresentar condições de pagamento do empréstimo. A cada transação realizada, o empresário pagará determinada quantia para a utilização do aval da SGC.

Confira a programação do evento:

Com informações da Agência Sebrae de Notícias do Paraná.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae