CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Sebrae Inova – Inovar para crescer

Sebrae Inova – Inovar para crescer

sebrae inova

O objetivo do programa Inova, criado pelo Sebrae-SP é tornar as micro e pequenas empresas (MPEs) mais competitivas com soluções integradas. A iniciativa contempla ferramentas e ações para atender os segmentos de agronegócio, indústria, comércio e serviço abordando quatro pilares: gestão empresarial, tecnologia, mercado e serviços financeiros. O programa nasce com a ideia de impulsionar o negócio, propondo uma visão ampla de possibilidades e oportunidades a serem exploradas e desenvolvidas. “Nesse serviço, reunimos várias ações e projetos com o objetivo de aplicar não apenas ferramentas isoladas. São soluções sistêmicas que procuram criar as condições para que a empresa seja mais competitiva”, explica o gerente da Unidade de Atendimento Setorial do Sebrae-SP, Paulo Arruda. A iniciativa reúne cerca de 600 soluções tecnológicas do Sebrae-SP, de empresas especializadas contratadas e do Sistema S – os que estão no programa são: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). No setor agropecuário, as estratégias procuram atender a pecuária, atividade leiteira, plantio do café, fruticultura e olericultura. Na indústria, as prioridades serão os segmentos de alimentos e bebidas, automóveis, cerâmica, construção civil, couro e calçados, madeireiras e gráficas. Já nos setores de comércio e serviços, o foco serão lojas de material de construção, vestuário, bares e restaurantes, mercados e empresas ligadas ao turismo.

Participar do programa pode ser uma mudança de paradigmas para os empreendedores, acredita o gerente setorial. “O empresário terá uma nova visão estratégica do seu negócio, identificando oportunidades, desenvolvendo tecnologias e melhorando o objeto e a produtividade, o relacionamento com o cliente e os controles gerenciais, além de buscar recursos financeiros. Com isso, ele obterá indicadores mais favoráveis e poderá assumir uma posição mais competitiva no mercado”, avalia Arruda. Em um segundo momento, a ideia do programa é atingir a cadeia produtiva como um todo, fortalecendo o trabalho e o crescimento dos envolvidos, como exemplifica Paulo Arruda. “Se formos abordar a cadeia produtiva da confecção de vestuário, por exemplo, o programa atenderá o produtor do algodão, passando para a indústria têxtil e chegando aos lojistas”, explica. Para o Sebrae-SP, a iniciativa será um motor para os negócios dos donos de MPEs paulistas. “Queremos fortalecer a cadeia produtiva, com o auxílio a empresas que façam parte do processo”, observa Arruda. A expectativa é trabalhar, neste ano, diretamente com os setores e segmentos, em auxílios individuais ou em grupo para, em 2016, investir em atendimento às cadeias produtivas. “A intenção é atender às empresas que estão na fase inicial de estruturação. Pretendemos trabalhar com grandes grupos para que cada segmento esteja fortalecido em sua região”, comenta ele.

No início, o Sebrae-SP pretende realizar grandes eventos no Estado de São Paulo para sensibilizar as micro e pequenas empresas a buscar o programa. Serão realizados seminários e workshops para empresas em parceria com federações e parceiros locais. Os interessados em participar do programa Sebrae Inova devem procurar os escritórios regionais do Sebrae-SP para identificar quais são os setores e segmentos priorizados pelo programa em sua região e verificar se o ramo de negócio está dentro da cadeia produtiva que será trabalhada.

Confira mais matérias como essa na seção de “Estratégias de Mercado” aqui no Sebrae Mercados.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae