CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Estímulo à aproximação de cooperativas de crédito e pequenos negócios

Sebrae trabalha para fortalecer a proximidade de cooperativas de crédito e micro empresas

Uma cooperativa de crédito nada mais é que uma associação. Reúne pessoas que buscam através de uma parceria, sem fins lucrativos, a melhor administração dos seus recursos financeiros. Lembra um banco, não é mesmo? Só que aqui a relação com a instituição é diferente. Perceba que você se torna um associado. Assim, a cooperativa tem por objetivo prestar assistência creditícia e de serviços de natureza bancária, mas com condições mais favoráveis.

O Sistema Sebrae possui projeto que aproxima as cooperativas de crédito dos micro e pequenos negócios. O objetivo da iniciativa é desenvolver e aumentar a competitividade microempresarial por meio do melhor acesso a produtos e serviços financeiros. Também estimula a boas práticas de gestão e troca de experiências na prestação de serviços aos pequenos negócios.

Com o projeto, o Sebrae tenta proporcionar um aumento significativo no volume de crédito fornecido pelas cooperativas para as micro e pequenas empresas e para o empreendedor individual. O foco é sempre o de alavancar a possibilidade destes empresários de gerar negócios. As cooperativas devem perceber, por meio do apoio do Sebrae, que os pequenos negócios merecem atenção por parte delas.

Desafios de atender à MPE

É fato que muitas das cooperativas, do jeito que funcionam, não estão aptas a receber um pequeno negócio, pois o custo pode ficar alto para o empresário. Assim, o projeto trabalha para mudar a realidade destes casos. A meta é aproximar a cooperativa do cliente, e então chegar a uma situação mais favorável.

E quando falamos na prestação de serviço, imaginamos que tenha quem saiba fornecer e quem queria receber, mas é impressionante a quantidade de relatos sobre a pouca informação que o empresário, cliente do Sebrae, tem sobre o que ele pode obter de uma cooperativa de crédito. Este quadro é somado a pouca informação que os atendentes das cooperativas têm em relação a este tipo de cliente. Portanto, o empresário não tem, por vezes, a informação de que este serviço pode ajudá-lo ou até mesmo de que ele existe; e as cooperativas não têm informação à respeito de como lidar com este cliente.

Sempre achei curioso o fato das pessoas se referirem a certos conteúdos como desnecessários. Acontece com qualquer um de nós. Lembra daquele coleguinha da escola que gostava de matemática e não se aplicava a nenhuma outra matéria, pois segundo ele não iria lhe servir para nada? Isso acontece com a temática crédito! Isso porque quando falamos em crédito, também estamos falando em finanças, que geralmente não é um assunto simpático aos diversos olhares.

Ao longo da vida, vamos abdicando de informações, dizendo que não servem para os nossos objetivos. Na medida em que vamos envelhecendo, percebemos como a informação é importante, seja qual for. Acredite, a informação pode mudar nossa vida, principalmente a de um empreendedor. Se você está por aqui lendo os textos deste blog, acredito que está na frente de muita gente.

Saiba mais

Site Acesso a Serviços Financeiros

Cooperativismos de Crédito

Curso Gestão de Cooperativas de Crédito

Edição: Fernanda Peregrino, da F&C Comunicação e Projeto

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae