CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Sebrae concede a São Sebastião Selo Prefeito Empreendedor

Sebrae concede a São Sebastião Selo Prefeito Empreendedor

Projeto Bijupirá na região de São Sebastião visa trazer subsídios ao pequeno piscicultor.

Sebrae mercados, Sebrae premia São Sebastião pelo projeto Bijupirá

O Projeto Bijupirá, de capacitação de pescadores e produção de pescado marinho, foi escolhido um dos programas em destaque pelo Sebrae/SP, que concedeu ao prefeito Ernane Primazzi, (PSC), o Selo de Prefeito Empreendedor.

A comenda foi entregue no dia 23 de Junho de 2014, no gabinete do prefeito, pelo gerente do Sebrae – Unidade São José dos Campos, José Fábio Tau Junior.

O concurso teve o objetivo de reconhecer os gestores que promovem o desenvolvimento econômico e social de seus municípios por meio do incentivo aos pequenos negócios locais.

No total, foram 335 projetos inscritos por 265 prefeituras (cada uma poderia se inscrever em até duas categorias). As sete categorias do prêmio são: Lei Geral Implementada, Compras Governamentais, Desburocratização, Pequenos Negócios no Campo, Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos, Novos Projetos e Melhor Projeto Estadual.

O projeto Bijupirá foi premiado na categoria Novos Projetos, e o objetivo do Sebrae com a premiação é incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda da gestão municipal, a exemplo da saúde, educação, segurança e infraestrutura. O projeto socioambiental visa melhorar as condições de vida da comunidade sebastianense, dando opção para a comunidade pesqueira de diversificar suas atividades, gerando aumento da renda e assegurando o direito do pescador de retirar seu sustento dos ecossistemas marinhos.

De acordo com o gerente do Sebrae, o prêmio é um reconhecimento para o prefeito e para os servidores, fruto de uma política pública voltada para o empreendedorismo. “O projeto Bijupirá representa geração de renda e emprego, onde os pescadores fazem um trabalho direcionado para o desenvolvimento do município”, explicou.

Já o secretário de Meio Ambiente Eduardo Hipólito do Rego, enfatizou que o Bijupirá é uma aposta bem sucedida desde o seu começo, devido ao seu potencial de incentivar o desenvolvimento de outras atividades, com foco principalmente no empreendedorismo. “O importante é trazer o caiçara para que ele saia da mera condição de extrativista para ser um empreendedor, um empreendedor do mar. É um incentivo para a gestão, é na verdade um golaço de toda a equipe”, enfatizou.

Um ponto destacado por Evandro Sebastini, assessor de Pesca da prefeitura, é a revalorização do pescador, assim como do caiçara sebastianense, através de uma atividade planificada, segura e com produção certa e renda mensal adequada para o maricultor ou pescador que queira ingressar nesta atividade.

“O projeto consiste na produção marinha de pescado. Damos condição de começar a atividade com capacitação e garantia dos alevinos para reprodução”, acrescentou.

Para o prefeito Ernane Primazzi, (PSC), o projeto Bijupirá, que garantiu à cidade a premiação, é a mola propulsora para outras tantas atividades que a administração quer desenvolver no setor pesqueiro em São Sebastião. Segundo ele o Selo Prefeito Empreendedor é o reconhecimento de um trabalho desenvolvido por todos os servidores, desde a elaboração até a implantação do projeto.

Para saber mais sobre o prêmio Prefeito empreendedor do Sebrae acesse aqui.

Fonte: Sebrae.com.br

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae