Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae aposta na inclusão financeira das MPEs em 2012

Sebrae aposta na inclusão financeira das MPEs em 2012
Agenda para o ano está repleta de ações para fortalecer micro e pequenos negócios por meio das Sociedades Garantidoras de Crédito e Cooperativas de Crédito

O ano de 2012 começou com tudo. Aqui no SEBRAE, nossa agenda para os temas de Sociedades de Garantia de Credito (SGC) e do Cooperativismo de Credito estão bem recheados neste ano. Eles são conduzidos pela Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros e estão inseridos no Projeto de Inclusão Financeira da nossa instituição.

A agenda é ampla e a entrega também. No tema das Sociedades de Garantia de Crédito, a previsão é de que sejam inauguradas mais cinco novas SGCs no Brasil, distribuídas nos Estados do Paraná, de Minas Gerais e da Paraíba. Vamos realizar, em agosto, o I Seminário Nacional de Garantias de Crédito e Financiamento para Micro e Pequenas Empresas. Tendo em vista o surgimento das SGCs no País, o assunto precisa ser mais bem explorado e debatido pela sociedade, pelo poder público e pelo setor privado. O enfoque dado será o de desafios e sustentabilidade para essas organizações, que têm como missão oferecer garantias complementares das operações de crédito de seus associados, contratadas com as instituições financeiras.

Na linha da comunicação, com o objetivo de disseminar a informação e os benefícios que as SGCs trarão para o segmento de micro e pequenas empresas, o Sebrae apóia a construção do Portal das SGCs, que será lançado, em sua versão em português, no I Seminário de Garantias de Crédito e Financiamento para Micro e Pequenas Empresas. Ainda na linha da comunicação e da disseminação da informação, vamos elaborar a segunda edição da Revista Conhecer SEBRAE – SGC, com casos de sucesso de empresários que recorreram às SGCs para alavancar seus negócios. Outra conquista dessas pioneiras instituições é a criação da identidade visual padronizada, que elas passam a ter a partir de 2012, com objetivo fortalecer o movimento e, desde já, criar uma marca forte, que se consolidará com o passar do tempo.

Buscando o fortalecimento do processo de governança das SGCs em funcionamento, as mesmas promovem amplo processo de revisão de seus manuais/procedimentos operacionais e controles internos, por meio de consultorias e auditorias especializadas, que serão contratadas para esse fim.

Fechando o pacote das Sociedades de Garantia de Crédito, ocorrerá em Buenos Aires, o XVII Fórum Iberoamericano de Sistemas de Garantias e Financiamento para Micro e Pequenas Empresas, promovido pela Rede de Garantias – REGAR, em parceria com FOGABA, GARANTIZAR. O Brasil tradicionalmente tem participação efetiva nesse fórum, geralmente com apresentações do Sebrae (FAMPE/SGC), do Banco do Brasil (FGO) e do BNDES (FGI).  O Sebrae, como em anos anteriores, organizará uma comitiva de brasileiros representantes de entidades com interesses no tema, tais como bancos, cooperativas de crédito e associações comerciais dentre outros.

Cooperativas de crédito

O Cooperativismo de Crédito também é prioridade no plano estratégico do Sistema Sebrae. A partir de 2012 e até 2014, ações de fomento a boas práticas de atuação das cooperativas de crédito com as micro e pequenas empresas serão deflagradas em 17 unidades estaduais do Sebrae. O conjunto desses projetos foi aprovado em 2011, pelo Sebrae Nacional, e conta com a parceria dos sistemas cooperativos  SICOOB, SICREDI,  ASCOOB,  CRESOL,  UNICRED e CECRED. Temos como metas:
i) ampliar em 297% o número de pequenos negócios associados às cooperativas de crédito;
ii) e ampliar em 67% o volume de crédito concedido a micro e pequenas empresas até 2014.

Os projetos, além de promover maior integração entre os Sistemas Sebrae e Cooperativo, buscam a melhoria constante na oferta de produtos e serviços financeiros aos pequenos negócios e ampliar o conhecimento pelas cooperativas de crédito sobre empreendedores e empresas de pequeno porte, para que haja mais agilidade e eficiência no acesso ao crédito. Somam-se ainda o intercâmbio de informações entre as cooperativas de crédito e o Sistema Sebrae para disseminação de boas práticas de gestão, com o objetivo de elevar-se o padrão de atendimento das cooperativas.

Os 17 projetos somam R$ 5,3 milhões, que serão aplicados em 138 cooperativas de crédito que atuam diretamente no atendimento de pequenos negócios associados. Na agenda de 2012, realizaremos o III Fórum Brasileiro de Cooperativismo de Crédito para Micro e Pequenas Empresas, em conjunto com a 9ª edição do CONCRED, em agosto, na cidade de Nova Petrópolis/RS, além da divulgação da pesquisa, promovida pelo Sebrae, realizada com as cooperativas de crédito. Em data oportuna, o Sebrae Nacional fará também a divulgação de relatório de pesquisa que teve como objetivo mapear os avanços do cooperativismo de crédito e sua atuação com as micro e pequenas empresas, realizada em 2011.

O ano promete e a agenda é boa. Agora, mãos à obra.

You must login to add a comment.

Posts relacionados