CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Sebrae aposta na inclusão financeira das MPEs em 2012

Sebrae aposta na inclusão financeira das MPEs em 2012

Agenda para o ano está repleta de ações para fortalecer micro e pequenos negócios por meio das Sociedades Garantidoras de Crédito e Cooperativas de Crédito

O ano de 2012 começou com tudo. Aqui no SEBRAE, nossa agenda para os temas de Sociedades de Garantia de Credito (SGC) e do Cooperativismo de Credito estão bem recheados neste ano. Eles são conduzidos pela Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros e estão inseridos no Projeto de Inclusão Financeira da nossa instituição.

A agenda é ampla e a entrega também. No tema das Sociedades de Garantia de Crédito, a previsão é de que sejam inauguradas mais cinco novas SGCs no Brasil, distribuídas nos Estados do Paraná, de Minas Gerais e da Paraíba. Vamos realizar, em agosto, o I Seminário Nacional de Garantias de Crédito e Financiamento para Micro e Pequenas Empresas. Tendo em vista o surgimento das SGCs no País, o assunto precisa ser mais bem explorado e debatido pela sociedade, pelo poder público e pelo setor privado. O enfoque dado será o de desafios e sustentabilidade para essas organizações, que têm como missão oferecer garantias complementares das operações de crédito de seus associados, contratadas com as instituições financeiras.

Na linha da comunicação, com o objetivo de disseminar a informação e os benefícios que as SGCs trarão para o segmento de micro e pequenas empresas, o Sebrae apóia a construção do Portal das SGCs, que será lançado, em sua versão em português, no I Seminário de Garantias de Crédito e Financiamento para Micro e Pequenas Empresas. Ainda na linha da comunicação e da disseminação da informação, vamos elaborar a segunda edição da Revista Conhecer SEBRAE – SGC, com casos de sucesso de empresários que recorreram às SGCs para alavancar seus negócios. Outra conquista dessas pioneiras instituições é a criação da identidade visual padronizada, que elas passam a ter a partir de 2012, com objetivo fortalecer o movimento e, desde já, criar uma marca forte, que se consolidará com o passar do tempo.

Buscando o fortalecimento do processo de governança das SGCs em funcionamento, as mesmas promovem amplo processo de revisão de seus manuais/procedimentos operacionais e controles internos, por meio de consultorias e auditorias especializadas, que serão contratadas para esse fim.

Fechando o pacote das Sociedades de Garantia de Crédito, ocorrerá em Buenos Aires, o XVII Fórum Iberoamericano de Sistemas de Garantias e Financiamento para Micro e Pequenas Empresas, promovido pela Rede de Garantias – REGAR, em parceria com FOGABA, GARANTIZAR. O Brasil tradicionalmente tem participação efetiva nesse fórum, geralmente com apresentações do Sebrae (FAMPE/SGC), do Banco do Brasil (FGO) e do BNDES (FGI).  O Sebrae, como em anos anteriores, organizará uma comitiva de brasileiros representantes de entidades com interesses no tema, tais como bancos, cooperativas de crédito e associações comerciais dentre outros.

Cooperativas de crédito

O Cooperativismo de Crédito também é prioridade no plano estratégico do Sistema Sebrae. A partir de 2012 e até 2014, ações de fomento a boas práticas de atuação das cooperativas de crédito com as micro e pequenas empresas serão deflagradas em 17 unidades estaduais do Sebrae. O conjunto desses projetos foi aprovado em 2011, pelo Sebrae Nacional, e conta com a parceria dos sistemas cooperativos  SICOOB, SICREDI,  ASCOOB,  CRESOL,  UNICRED e CECRED. Temos como metas:
i) ampliar em 297% o número de pequenos negócios associados às cooperativas de crédito;
ii) e ampliar em 67% o volume de crédito concedido a micro e pequenas empresas até 2014.

Os projetos, além de promover maior integração entre os Sistemas Sebrae e Cooperativo, buscam a melhoria constante na oferta de produtos e serviços financeiros aos pequenos negócios e ampliar o conhecimento pelas cooperativas de crédito sobre empreendedores e empresas de pequeno porte, para que haja mais agilidade e eficiência no acesso ao crédito. Somam-se ainda o intercâmbio de informações entre as cooperativas de crédito e o Sistema Sebrae para disseminação de boas práticas de gestão, com o objetivo de elevar-se o padrão de atendimento das cooperativas.

Os 17 projetos somam R$ 5,3 milhões, que serão aplicados em 138 cooperativas de crédito que atuam diretamente no atendimento de pequenos negócios associados. Na agenda de 2012, realizaremos o III Fórum Brasileiro de Cooperativismo de Crédito para Micro e Pequenas Empresas, em conjunto com a 9ª edição do CONCRED, em agosto, na cidade de Nova Petrópolis/RS, além da divulgação da pesquisa, promovida pelo Sebrae, realizada com as cooperativas de crédito. Em data oportuna, o Sebrae Nacional fará também a divulgação de relatório de pesquisa que teve como objetivo mapear os avanços do cooperativismo de crédito e sua atuação com as micro e pequenas empresas, realizada em 2011.

O ano promete e a agenda é boa. Agora, mãos à obra.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae