Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

SCR contribui para aumento de concessão de crédito no Brasil

SCR contribui para aumento de concessão de crédito no Brasil
Clientes PF e PJ correspondem, respectivamente, a 77 milhões e 13,7 milhões de operações de crédito
No Brasil, a relação crédito/PIB
foi de 46,7% em 2010

O Sistema de Informações de Crédito (SCR) tem contribuído de forma direta no crescimento das operações de crédito no Brasil. Basta dizer que a relação crédito/PIB saiu de 23,4% em junho/2004 para 46,7% no final do ano passado.

O SCR foi criado em junho de 2004 pelo Banco Central do Brasil, que desde então tem trabalhado para expandir a oferta de crédito e na redução dos spreads bancários. O Sistema provém informações, à autoridade monetária, para fins de supervisão do risco de crédito a que estão expostas as instituições financeiras. Também propicia o intercâmbio de informações entre elas sobre o montante de débitos e de responsabilidades de clientes em operações de crédito.

Atualmente, o SCR armazena em seu banco de dados as informações das operações com características de crédito acima de R$5 mil, o que representa 87% do crédito concedido no sistema financeiro nacional. Mensalmente, são registrados no sistema os dados de 22 milhões de clientes PF e 2,2 milhões clientes PJ. Clientes PF e PJ correspondem, respectivamente, a 77 milhões e 13,7 milhões de operações de crédito.

Com quase 40 milhões de consultas mensais, o SCR pode ser acessado pelas instituições financeiras, por pessoas físicas e pessoas jurídicas. As instituições financeiras, que são as provedoras das informações do SCR, podem acessar a qualquer CNPJ e CPF. Já as pessoas físicas e jurídicas têm acesso limitado às próprias informações, permitindo assim que a portabilidade de suas informações seja apresentada, por exemplo, às instituições financeiras no momento da busca de crédito.

O acesso ao SCR está disponível para consulta pela web, por arquivo (só para instituições financeiras), pessoalmente no atendimento ao público ou por correspondência. Mais informações sobre o sistema e sobre o acesso podem ser obtidas no pelo link http://www.bcb.gov.br/?SCR.

 

You must login to add a comment.

Posts relacionados