CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

SCR contribui para aumento de concessão de crédito no Brasil

SCR contribui para aumento de concessão de crédito no Brasil

Clientes PF e PJ correspondem, respectivamente, a 77 milhões e 13,7 milhões de operações de crédito
No Brasil, a relação crédito/PIB
foi de 46,7% em 2010

O Sistema de Informações de Crédito (SCR) tem contribuído de forma direta no crescimento das operações de crédito no Brasil. Basta dizer que a relação crédito/PIB saiu de 23,4% em junho/2004 para 46,7% no final do ano passado.

O SCR foi criado em junho de 2004 pelo Banco Central do Brasil, que desde então tem trabalhado para expandir a oferta de crédito e na redução dos spreads bancários. O Sistema provém informações, à autoridade monetária, para fins de supervisão do risco de crédito a que estão expostas as instituições financeiras. Também propicia o intercâmbio de informações entre elas sobre o montante de débitos e de responsabilidades de clientes em operações de crédito.

Atualmente, o SCR armazena em seu banco de dados as informações das operações com características de crédito acima de R$5 mil, o que representa 87% do crédito concedido no sistema financeiro nacional. Mensalmente, são registrados no sistema os dados de 22 milhões de clientes PF e 2,2 milhões clientes PJ. Clientes PF e PJ correspondem, respectivamente, a 77 milhões e 13,7 milhões de operações de crédito.

Com quase 40 milhões de consultas mensais, o SCR pode ser acessado pelas instituições financeiras, por pessoas físicas e pessoas jurídicas. As instituições financeiras, que são as provedoras das informações do SCR, podem acessar a qualquer CNPJ e CPF. Já as pessoas físicas e jurídicas têm acesso limitado às próprias informações, permitindo assim que a portabilidade de suas informações seja apresentada, por exemplo, às instituições financeiras no momento da busca de crédito.

O acesso ao SCR está disponível para consulta pela web, por arquivo (só para instituições financeiras), pessoalmente no atendimento ao público ou por correspondência. Mais informações sobre o sistema e sobre o acesso podem ser obtidas no pelo link www.bcb.gov.br/?SCR.

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae