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Santa Dose: inovação em produto e marketing

Santa Dose: inovação em produto e marketing

A cachaçaria Santa Dose nasceu praticamente na mesa de um bar há três anos. Num encontro entre amigos, jovens empreendedores observaram que uma mistura de cachaça, limão e mel – preparada por um dos garçons – era a bebida mais vendida em um barzinho de São Paulo. Perceberam ali uma oportunidade de negócio: a mistura poderia ganhar um versão premium pronta para consumo e conquistar frequentadores de festas e baladas mais habituados a drinks ou a bebidas mais leves ou a misturas feitas com vodca.

A ideia surgiu no lugar certo e entre as pessoas certas. Além de já conhecerem o mercado brasileiro de bebidas, os cinco sócios da empreitada também conheciam o dono do alambique Carvalheira, que produz cachaça há pelo menos 100 anos. A Cavalheira foi responsável por desenvolver a fórmula da Santa Dose e é quem produz a bebida distribuída em alguns centros urbanos (Cuiabá, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre). A distribuição do produto (garrafa de 700 ml) pelo território nacional é feita por uma parceira no Distrito Federal, a GlobalBev.

“A ideia saiu do papel sem muito investimento. Depois que a fórmula e a marca ficaram prontas, distribuímos em bares, restaurantes e festas do nosso ciclo de relacionamento”, conta Bruno Siqueira de Carvalho, presidente da Santa Dose.

Seis meses depois do insight de desenvolver a bebida, Bruno Carvalho abandonou o emprego para se dedicar ao projeto. A coragem e ousadia do empreendedor só lhe rendeu frutos: hoje a Santa Dose produz 15 mil garrafas por mês, emprega oito pessoas e conta com o apoio de três representantes comerciais.

“Já planejamos fechar parceria com um grande produtor de bebidas para exportar a Santa Dose para vários países do mundo.”,  projeta Bruno, que é o único sócio dedicado exclusivamente à empresa.

Estratégia de marketing

A Santa Dose é uma novidade no mercado, e ainda não tem concorrentes. Com isso, tem que desbravar o mercado para conquistar consumidores. A estratégia inicial de divulgar a bebida em bares, restaurantes, festas e baladas é a principal responsável pelo volume de produção e vendas. Segundo Carvalho, a empresa realiza degustações e ações promocionais em pontos-chave. Além disso, os representantes comerciais identificam novos estabelecimentos com potenciais consumidores a fim de fechar parcerias.

“Anualmente, destinamos R$ 1 milhão para divulgar a marca entre o nosso público-alvo.”, destaca o empresário.

Hoje, a maior parte dos consumidores da Santa Dose são jovens da Classe A e a grande maioria é do sexo feminino. Isso porque a bebida é mais suave do que a tradicional e acabou caindo no gosto das mulheres.

“O teor alcoólico da cachaça é de 40% e o da Santa Dose é de 17,5%.”, explica Bruno Carvalho.

Mídias sociais

As redes sociais também são uma importante ferramenta de conquista e fidelização da clientela. A empresa investiu em estratégias de Marketing Digital nos perfis que a empresa mantém no Facebook e Twitter e em breve lançará aplicativo que permitirá consumidores comprar garrafas de Santa Dose pela internet.

“Desenvolvemos um software próprio que logo estará publicado no Facebook.”, antecipa Bruno Carvalho.

Por meio das mídias sociais, divulga festas e pontos de venda;  realiza sorteios que possam ampliar a degustação do produto; e servem como serviço de atendimento ao consumidor.

A estratégia é usar e abusar do humor para interagir e engajar com o público, conseguindo monitorar a marca e responder às duvidas, questionamentos e sugestões dos consumidores.

A página da Santa Dose no Facebook possui quase 38 mil fãs. Já o perfil no Twitter cerca de 1800 seguidores.

Foto: Divulgação/Santa Dose

Redação e Edição: Fernanda Peregrino, da F&C Comunicação e Projetos

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