Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Salários sobem mais nos pequenos negócios do que nas grandes empresas

Grafico2Os salários pagos pelos pequenos negócios tiveram um aumento real – já descontada a inflação – de 33% entre 2002 e 2012, superando o reajuste de 22% praticado no mesmo período pelas médias e grandes empresas. Os dados fazem parte de estudo que o Sebrae, em parceria com Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), acaba de concluir.

A diferença salarial entre os empregados de pequenos negócios – aqueles que faturam até R$ 3,6 milhões por ano – e companhias de maior porte caiu para o menor nível desde o início da pesquisa, em 1999. “Um trabalhador de micro ou pequena empresa ganha 38% menos que o funcionário de uma média ou grande companhia. Embora ainda significativa, a diferença salarial era de 44% e vem caindo ano a ano”, destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “Isso é muito importante considerando que os pequenos negócios são a porta de entrada do mercado de trabalho. E estamos falando de empregos formais, com carteira assinada”, ressalta Barretto.

Na avaliação por setores, o salário real médio do Comércio apresentou um aumento de 37%, superando os setores de Construção Civil (35%), Indústria (32%) e de Serviços (28%).

O estudo mostrou ainda que o número de vagas formais nos pequenos negócios teve um crescimento de 70% entre os anos de 2002 e 2012, passando de 9,5 milhões postos de trabalho para 16,2 milhões. As empresas de micro e pequeno porte são 99% do volume total de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) no país e já são 8,3 milhões de empreendimentos. Eles são responsáveis por mais da metade do total de empregos e cerca de 40% da massa salarial brasileira.

Veja aqui o gráfico.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

You must login to add a comment.

Posts relacionados