Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Saiba quais são os tipos de benchmarking

O benchmarking é fundamental para as empresas que buscam se manter competitivas no mercado. Afinal, permite identificar estratégias e tendências eficientes para a marca se destacar e superar a concorrência no segmento de atuação.

Para quem já atua com fabricação de etiquetas personalizadas, por exemplo, ou está iniciando no mercado, é muito importante conhecer os tipos de benchmarking.

Isso porque é uma das principais ferramentas para analisar e estudar como a concorrência está atuando, logo, qualquer negócio pode utilizá-la, independente do tamanho ou segmento.

Em suma, o benchmarking é utilizado por diversas organizações que buscam melhorias no desempenho. Assim, permite a avaliação da concorrência em relação aos produtos e serviços, dentre outros fatores. Continue a leitura e saiba quais são os tipos de benchmarking!

Benchmarking interno

Quando o assunto trata de melhorias, não significa necessariamente observar ações externas. Logo, o benchmarking interno é usado para realizar as análises dentro da própria empresa.

Se você atua com fabricação de desengraxante biodegradável, por exemplo, pode buscar melhorias nas práticas internas com o objetivo de identificar a satisfação dos clientes com os seus produtos e serviços oferecidos. 

Benchmarking competitivo 

O mercado possui alta competitividade entre as empresas principalmente devido as possibilidade de investir a marca nas mídias digitais para impulsionar os resultados.

Logo, é possível aplicar o benchmarking competitivo para analisar a concorrência, com o objetivo de se destacar e superá-las.

Empresas que atuam com fabricação de pistola de pintura pulverizadora, por exemplo, podem ter forte concorrência devido às características inovadoras do produto, e as marcas podem buscar entender as inovações que estão sendo aplicadas. 

Contudo, não é uma tarefa fácil. Mas é possível superar os desafios e comparar corretamente os serviços dos concorrentes e aprimorá-los na sua empresa para obter serviços e produtos de qualidade. 

Benchmarking cooperativo

Pode parecer que não é possível, mas as empresas também podem obter informações e compartilhar para crescerem em conjunto. Isso nada mais é do que formar parcerias!

Não só as marcas que competem no mesmo segmento no mercado, mas esse tipo de benchmarking permite que as organizações forme parcerias com organizações que atuam em outro segmento.

É semelhante ao benchmarking competitivo, mas é feito com uma cooperação entre duas organizações. 

Assim, as marcas obtêm vantagem, visto que atuam em conjunto na identificação de volume de negócios, estratégias, entre outros fatores que geram sucesso para as empresas.

Benchmarking funcional 

Agora que você já sabe que há passividade de fazer análise na própria empresa, comprar a concorrência e formar parcerias, também existe o benchmarking funcional.

Nesse caso a comparação é realizada entre diferentes empresas, independente do segmento de atuação.

É possível considerar que o principal objetivo é identificar etapas eficientes que possam ser aplicadas em qualquer tipo de empresa.

Isso significa que, independente do segmento, mesmo que as organizações não sejam concorrentes diretos, essa estratégia de benchmarking pode ser adotada. 

Afinal, os processos como a gestão financeira, por exemplo, é uma prática que todas as empresas realizam, assim como o atendimento aos clientes. 

Sendo assim, a empresa que aplica esse modelo de benchmarking pode aprender e desenvolver melhores estratégias no seu negócio!

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados