CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Saiba o que é o ERP e como utilizá-lo

Saiba o que é o ERP e como utilizá-lo

Se você é dono de um negócio ou faz parte da equipe de gestão e administração, então provavelmente deve ter ouvido falar na ferramenta de ERP, não é mesmo?

Se ainda não, vamos te mostrar neste post o porquê ela se tornou tão popular e essencial para a maioria das empresas de diversos setores!

Para você ter uma ideia, a empresa Sage realizou um estudo para medir a popularidade dessa ferramenta, e mostrou que, das 300 empresas que estão ativas no país, cerca de 25% já utilizam esse sistema e aplicam os seus benefícios em seu dia a dia.

O mesmo estudo também visualizou que a maioria das empresas que utilizam esse software da maneira adequada crescerem 35% com mais rapidez, em comparação às empresas que não utilizaram o software de gestão para administrar seu negócio.

Afinal de contas, a maior vantagem do ERP é justamente promover maior gestão de todos os departamentos, assim como a gestão dos processos de vendas e administração.

Dessa forma, a organização é essencial para que qualquer empresa possa se desenvolver de forma sustentável no mercado.

Pensando nisso, nós produzimos esse conteúdo para te mostrar todos os detalhes e benefícios da ferramenta ERP. Quer saber mais sobre ela? Então vamos lá!

Primeiro de tudo, o que é ERP?

De forma básica, ERP (Enterprise Resource Planning) significa planejamento de recursos empresariais.

Ele é uma ferramenta de gestão que é utilizada para suprir todas as necessidades de uma organização.

Ou seja, o ERP atua não somente com o planejamento de recursos dentro de uma empresa, mas sim, com todos os setores. Seu objetivo é promover e garantir um modelo de estrutura de organização sólido e que gere resultados positivos para o negócio.

Além do ERP já otimizar uma série de processos e recursos dentro da organização, ele também integra todas as áreas da empresa e auxilia na tomada de decisão e no planejamento estratégico.

Se você atua com serviços de dobra de chapa e possui problemas com o gerenciamento do departamento de recursos humanos, o ERP irá estabelecer uma série de dicas e processos e informações para que todos os procedimentos internos sejam melhorados e otimizados.

Já se você está com problemas na gestão financeira, o ERP vai ser eficiente da mesma maneira. Resumindo, essa ferramenta auxilia todos os departamentos, como:

  • Estoque;
  • Finanças;
  • Comunicação;
  • Marketing;
  • Vendas;
  • Compras;
  • Produção;
  • Entre outros.

É claro que você pode adquirir essa ferramenta e utilizá-la apenas para um ou alguns setores dentro da sua empresa. Em uma empresa de catalisador para tinta, o ERP pode ser utilizado apenas no setor operacional, por exemplo.

No entanto, isso dependerá do seu pacote de contratação e também das necessidades do próprio negócio.

Por essa razão, encontre quais as suas principais dificuldades dentro da empresa e o ERP irá te auxiliar a ter um melhor planejamento, controle e gerenciamento para solucionar todas as suas necesidades!

Quais os pacotes de contratação do ERP?

Existe uma gama de pacotes oferecidos para que a ferramenta ERP possa ser utilizada pela empresa. No entanto, a mais comum contempla apenas os módulos essenciais para uma empresa.

É importante também enfatizarmos que existem diversas empresas especializadas no mercado e que oferecem diversos tipos de ERP.

Alguma delas possuem opções personalizadas, já outras são direcionadas apenas para um nicho ou setor, como o ramo de fabricação de racks para servidor, por exemplo.

Nesse caso, antes de realizar a compra do seu ERP, lembre-se de pesquisar bem sobre cada fornecedor, como o seu nível de qualidade e seu histórico.

Também verifique cada pacote disponível e analise quais vantagens eles podem oferecer para o seu negócio, a fim de solucionar todas as necessidades e fazer com que a empresa se desenvolva no mercado.

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentário ( 1 )

  1. Como conseguir o programa ERP para minha empresa de caldeiraria

Deixe um comentário

Sobre Luna BugattiEspecialista


Me siga