Independente do segmento em que uma empresa ou profissional atue, o mercado é muito competitivo. Basta uma pesquisa no google por instalação de aterramento e diversos fornecedores diferentes surgirão.
Esse cenário torna a aquisição de clientes difícil e o desafio é ainda maior quando o assunto é fidelizar e diminuir a rotatividade. Considerando que há diversos dados apontando que conquistar um novo cliente custa muito mais caro do que manter um existente é preciso prestar atenção nesse índice.
Pensando nisso, elaboramos este artigo em que iremos apresentar estratégias que buscam reduzir a rotatividade de clientes no seu negócio.
O QUE É A ROTATIVIDADE DE CLIENTES?
Rotatividade de clientes é, basicamente, o caso de uma empresa que realiza muitas vendas únicas de um determinado produto ou serviço como, por exemplo, placa de circuito impresso. Isso significa que o consumidor faz a contratação uma vez e não volta a comprar de sua empresa novamente.
Para empresas que tenham uma modalidade de recorrência como assinatura de revista, cesta de produtos, ou até mesmo streaming de música ou vídeo é o cancelamento desses serviços.
Portanto é importante perceber que nem sempre o cumprimento das metas de vendas significa que a empresa esteja em uma condição favorável. Afinal, se a maioria dos clientes se tornar de compra única, em algum momento a empresa ficará sem consumidores em potencial.
COMO REDUZIR O ÍNDICE
Já percebemos a gravidade de possuir uma rotatividade de clientes muito elevada. Portanto é preciso agir para minimizar os impactos que isso pode causar na empresa e buscar soluções para reverter a situação.
Público-alvo
O primeiro passo é definir o perfil do seu público-alvo. Por vezes a alta do indicador pode ser reflexo de uma comunicação ineficaz. Ou seja, as campanhas de marketing e vendas estão atingindo um público que não é exatamente o cliente ideal de sua empresa.
Isso gera uma quebra na expectativa do cliente que faz com que ele busque outras soluções. A empresa precisa entender o perfil certo dos clientes que é compatível com seu produto e concentrar seus esforços nesse público específico.
Revisão dos processos de vendas
Pode ser necessário refazer o planejamento de vendas da empresa, isso inclui as metas. A equipe pode estar tão focada para cumprir metas altas que tenha desligado o filtro para selecionar clientes que de fato sejam compatíveis com o uso do produto ou serviço oferecido.
Considerando uma empresa que alugue elevador de carga, um contrato com uma empresa de construção civil tem a tendência de ser mais duradouro do que com uma pessoa física que está fazendo uma reforma na sua residência.
Capacitação da equipe
É preciso capacitar não só o time de vendas mas toda a equipe de forma a garantir que o cliente seja bem atendido em todas as suas demandas, isso inclusive abre a comunicação para um feedback sincero que permita a melhoria dos processos ou produtos.
Não dar a devida atenção para a rotatividade dos clientes pode ser fatal para uma empresa. Avalie como está esse índice e comece agora mesmo a elaborar estratégias para diminuir caso esteja alto, ou garantir que continue baixo.
Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.