CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Saiba como fazer um Plano de Marketing de qualidade

Saiba como fazer um Plano de Marketing de qualidade

Se você pretende alcançar novos patamares e se destacar no mercado de forma sustentável, então o investimento em marketing é mais que fundamental.

Afinal, ele se trata de um conjunto de estratégias utilizadas para gerar resultados positivos para a sua empresa, seja na melhoria do posicionamento, valorização da imagem da marca, captação de novos clientes, aperfeiçoamento da comunicação, entre outros.

Direcionando seus esforços e ações em marketing, é possível fortalecer a sua marca se destacar da concorrência.

Bom, já sabemos que o marketing é essencial para um negócio. Mas como organizar e planejar as melhores ações para o seu negócio? Na etapa de decidir dentre as inúmeras estratégias de marketing, muitos gestores acabam se confundido e não fazem a melhor escolha.

Por exemplo: imagine que você acabou de montar uma empresa de moldes de injeção e que ainda não é reconhecida pelo seu público. Quais serão as estratégias que vão atingi-los e te trazer soluções?

Para isso, o plano de marketing surgiu como uma maneira de planejar com eficiência todas as estratégias e organizar o período de realização de cada uma delas. Quer saber como fazer com plano de marketing de qualidade? Então não deixe de nos acompanhar nosso conteúdo!

1- conhecimento do mercado interno e externo

A primeira etapa para a construção de um plano de marketing eficiente é conhecendo todos os detalhes sobre a sua empresa e sobre o mercado externo.

É importante ter uma base de informações e dados antes de escolher as suas estratégias de marketing.

Se você vende produtos como sacola tnt, e quer aumentar a sua lucratividade, por exemplo, como é possível direcionar as suas estratégias sem ao menos conhecer seus pontos fortes, seu público e o mercado que atua?

Por isso, você pode buscar informações e tendências do seu setor, além de também preencher e analisar algumas ferramentas no início do plano de marketing, como a análise SWOT ou a matriz BCG, por exemplo.

2- Defina suas metas e objetivos

Após reunir todas as informações necessárias sobre o seu mercado interno e externo, é hora de definir quais são os seus objetivos com essas estratégias de marketing. Você quer alcançar mais vendas? Deseja mudar de público? Quer valorizar a sua imagem da marca?

Detalhe quais são os seus objetivos e intenções, além de definir o quanto quer crescer e aonde quer chegar durante o período de implementação das estratégias.

3- Inclua projeções das suas estratégias de marketing

Chegou o momento de colocar todo estudo no papel. Analise quais são as ações de marketing mais adequadas, busque referências e seja criativo no planejamento das ações.

Uma dica importante nesta etapa é pensar sempre em seu público-alvo e focar na tecnologia. Ações e campanhas de marketing, como a divulgação da sua marca em totem digital, relógio de ponto ou redes sociais, por exemplo.

Por fim, lembre-se de estipular um prazo para cada ação e analisar o ROI (retorno sobre o investimento) do seu investimento em marketing.

Agora que você já sabe como fazer um plano de marketing de qualidade, o que acha de montá-lo agora mesmo e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Lucas SouzaEspecialista


Me siga