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Saiba como a localização do seu negócio pode impactar nas suas vendas

Saiba como a localização do seu negócio pode impactar nas suas vendas

Todo mundo que pensa em abrir um negócio pensa apenas em uma coisa: conquistar o sucesso nas vendas e ser referência no seu segmento. Isso é importante quando se traça planos, porém existem diversos fatores que influenciam na relevância da sua empresa no mercado de trabalho.

A realidade é que para contar com o sucesso de um empreendimento, como o de para raio, por exemplo, é preciso estar atento a uma série de detalhes, desde os tipos de produtos e/ou serviços que serão comercializados até o ponto de venda. Esse último, inclusive, pode ser determinante para que o negócio seja referência e conquiste o sucesso ou simplesmente arque com o fracasso.

Saiba como a localização do seu negócio pode impactar nas suas vendas

De modo geral, quando se decide abrir um estabelecimento, é fundamental que você fique sempre atento se o local escolhido conta com a melhor acessibilidade e visibilidade, uma vez que esses são alguns dos critérios que precisam ser levados em consideração antes de fechar o melhor ponto de venda.

Pensando nisso, produzimos um artigo bem interessante para tratar sobre um tema um tanto quanto fundamental: como a localização do seu negócio pode impactar nas suas vendas e como escolhê-la. Preparado? Então, vamos lá!

A escolha do ponto de venda

Quando falamos de marketing, é fundamental ter em mente um dos princípios básicos que o define: os 4 P’s. São eles que dão o norte para que um negócio tenha um direcionamento minimamente correto. Talvez você não saiba quais são eles, então fique atento aos tópicos a seguir:

– Produto;

– Preço

– Promoção;

– Ponto.

Analisando friamente cada um deles é fácil chegar em uma conclusão: os três primeiros podem ser modificados e alterados com o tempo, porém, quando tratamos do ponto, essa realidade se altera. Vamos ser sinceros: não há a mínima possibilidade de mudar de local de um dia para o outro.

Então, ao pensar em uma boa localização, é fundamental que seja considerado a facilidade em acessá-lo. Nesse contexto, é importante pensar tanto naquele cliente que irá de veículo particular ou pessoal quanto naquele que irá de transporte público. Pense no estacionamento, por exemplo. Ele pode ser no próprio local ou em um espaço próximo. O importante é trazer segurança.

Quando falamos de ponto de venda é importante que seja levantado mais de um local para análise. Eles precisam contar com alguns critérios básicos que potencializam seu negócio. 

Assim, você poderá ter um ponto de partida para decidir o espaço que melhor se adapta às suas necessidades. É fundamental que se tenha em mente que os clientes precisam de comodidade, então fuja totalmente de trajetos complexos e espaços escondidos.

Pense em um local que possibilite o investimento a longo prazo

É claro que, quando se inicia um negócio, a primeira tarefa do empreendedor é traçar as metas a serem conquistadas a curto, médio e longo prazo. Isso é fundamental para que se tenha um norte a seguir e não saia dos trilhos. 

Por exemplo, dentro dessas metas podem conter um aumento de espaço para atender uma quantidade maior de clientes ou simplesmente começar a trabalhar com produtos e serviços novos.

Dentro desse plano de crescimento previamente traçado, é fundamental que se tenha em mente um ponto de venda que possa te proporcionar essas mudanças. Não é legal mudar a cada meta conquistada, não é mesmo? 

Então, pense sempre se no local será possível realizar algumas adaptações estruturais caso sejam necessárias, até porque mudar para outro estabelecimento pode te trazer prejuízos desnecessários.

É claro que quando abrimos um negócio, logo no início há aquele receio em gastar demais. até porque o começo de um empreendimento nunca gera o lucro necessário. 

Mas quando pensamos a médio e longo prazo, de acordo com o planejamento de expansão de negócio (que precisa ser previamente preparado), vale muito mais a pena investir em um espaço mais caro, porém que irá atender todas as suas expectativas atuais e futuras.

Saiba como é o mercado na área escolhida

Para que seja escolhido um local, é fundamental que seja realizado, antes de mais nada, um estudo de mercado para ter noção de como funcionam os negócios naquela área, além de identificar se o público alvo do seu empreendimento está ambientado naquela região. 

Esse estudo é importante, não apenas para reconhecer a área, mas também para verificar se os preços dos produtos e serviços que irá dispor no seu empreendimento é compatível com a renda de quem vive aos arredores. De nada adianta inaugurar um estabelecimento se ninguém irá consumir aquilo que será vendido, não é mesmo?

Por exemplo, se você pretende abrir uma empresa de instalação câmera de segurança com preços para um público de alto padrão, é importante, então, escolher um ponto de venda que seja compatível com essa ideia. 

Eles precisam seguir o mesmo propósito. Nesse cenário, é possível abrir em uma avenida comercial ou em um bairro nobre que normalmente necessitam deste tipo de serviço para segurança de suas casas.

Você pode estar se perguntando: e isso é realmente necessário? A resposta é: sim! Hoje em dia até os shoppings estão segmentados. Em regiões mais nobres, como o Morumbi, as lojas costumam ser aquelas que são reconhecidas mundialmente, da mais alta grife. Em um local onde a renda seja mais baixa, as lojas vão se tornando mais populares. A realidade é que você precisa saber com que público está trabalhando para atendê-los da melhor forma.

Conhecer o perfil do seu público é fundamental

Como citado no tópico acima, é fundamental que se conheça o perfil daqueles que você considera seus potenciais clientes, não é mesmo? Só assim você será capaz de escolher o melhor local para abrir seu estabelecimento e, com isso, desenvolver as melhores estratégias pensando em um crescimento futuro. 

A realidade é que, quando você conhece seu ciente e sabe suas expectativas e necessidades, fica muito mais fácil de se planejar para atendê-los da melhor forma.

Por exemplo, ao realizar o planejamento e traçar que o perfil do seu público alvo é mais popular, é fundamental que suas empresa de manutenção de elevador seja alocada em uma área central, que tenha fácil acesso e converse com seus potenciais clientes. E vamos ser sinceros: o centro da cidade costuma ser o melhor lugar, tendo em vista que boa parte das pessoas costumam passar por lá.

Este conteúdo foi produzido por Iago Martins, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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Comentário ( 1 )

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