O turismo é um dos setores da economia que mais vem sofrendo com o cenário de pandemia da Covid-19. A fim de controlar o contágio acelerado da doença, fronteiras foram fechadas e houve muitas remarcações e até mesmo cancelamentos de viagens que já estavam programadas.
O turismo rodoviário, especificamente, que até 2020 movimentava por volta de 160 milhões de passageiros por ano, viu-se diante da necessidade de reduzir frotas, otimizar rotas e adotar novos protocolos de higienização e desinfecção dos ônibus, a fim de proporcionar maior segurança e confiança a quem precisasse viajar.
Segundo levantamento feito pela ClickBus, plataforma líder em venda online de passagens rodoviárias, o setor deve registrar um crescimento de 45% a 55% em 2021. Essa retomada deve ocorrer de forma mais forte a partir do segundo semestre, em relação ao ano passado.
Os dados foram levantados a partir de um estudo do comportamento de buscas dos consumidores, e também com base na recuperação que ocorreu em setores afins em outros países.
Como vem sendo o comportamento digital no setor de turismo rodoviário
Rodoviárias cheias, longas filas para comprar passagem e para embarcar, passageiros indo de um guichê a outro fazendo cotação e checando horários de ônibus em diferentes viações. Até março de 2020 esse era um cenário comum em rodoviárias de todo o país.
Com a chegada do novo coronavírus, no entanto, houve uma grande crise no setor, que além do prejuízo financeiro, precisou enfrentar também mudanças profundas no comportamento do consumidor.
Segundo Fernando Prado, CEO da ClickBus, antes da pandemia a compra de passagens online correspondia a 10% das vendas do setor. Hoje, em um cenário de pandemia, em que a digitalização foi impulsionada, a penetração online chega a 20% das vendas. Isso acontece porque as pessoas estão buscando por mais comodidade e segurança na hora de comprar as passagens. Além disso, hoje o passageiro que compra uma passagem de Brasília para São Paulo, por exemplo, não precisa se preocupar com a impressão do ticket, que pode ser apresentado em sua versão digital, agilizando o embarque.
Diante da praticidade de adquirir as passagens online e do embarque mais rápido, presume-se que o comportamento digital dos passageiros deve se manter e até crescer no pós-pandemia, quando as viagens voltarem a ser retomadas pela maioria das pessoas.
Investe Turismo volta a ser discutido
Em março deste ano o Investe Turismo voltou a ser pauta de discussões em audiência pública virtual convocada pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.
Na audiência foram debatidos pontos com a intenção de analisar a efetividade do projeto e quais ações são necessárias para desenvolvê-lo. O Investe Turismo é uma iniciativa que tem como foco aumentar a qualidade e a competitividade em 30 Rotas Turísticas Estratégicas do Brasil.