CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Rio atrai dois em cada três turistas da Copa

Rio atrai dois em cada três turistas da Copa

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA cidade mais visitada pelos estrangeiros que vêm ao Brasil em busca de lazer, o Rio de Janeiro, recebeu 1,6 milhão de turistas internacionais no último estudo do Ministério do Turismo, feito em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Para a Copa do Mundo, são esperados 413 mil estrangeiros e outros 841 mil brasileiros visitando o estado. A cada três turistas em movimentação pelo país, dois passarão por alguma cidade do Rio durante o evento, segundo a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.

“As cidades-sede estão se preparando para receber bem os turistas da Copa. Pela experiência, o Rio de Janeiro, um de nossos cartões postais, é uma referência para os visitantes”, disse o ministro Gastão Vieira.

O Rio tem uma das melhores infraestruturas do país para os turistas. No Ano Novo recebeu dois milhões de pessoas na orla de suas principais praias e para o Carnaval espera 900 mil turistas. A maior concentração, no entanto, aconteceu durante a Jornada Mundial da Juventude, quando 3,7 milhões de pessoas visitaram o Rio.

Além de ser uma das cidades-sedes da Copa, a capital também foi escolhida como ponto de concentração das seleções da Holanda, no Centro de Treinamento da Gávea; e da Inglaterra, no Centro de Capacitação de Exército, na Urca. A seleção brasileira terá como base Teresópolis (Granja Comary) na região serrana do estado e também a Itália, em Mangaratiba, mais ao Sul, município da Costa Verde, uma das dez regiões turísticas do Rio.

Argentinos, bósnios, espanhóis, chilenos, belgas, russos, equatorianos e franceses, que acompanharão os jogos da primeira fase das suas seleções, são presença garantida entre os moradores cariocas. A cidade que recebe quatro jogos da primeira fase terá ainda outros três jogos da segunda fase, incluindo a final, no dia 13 de julho.

Atrativos como as praias cariocas, o Pão de Açúcar, o Corcovado, o Museu Imperial e o Maracanã são pontos turísticos obrigatórios para quem passar pela Cidade Maravilhosa. Segundo o Observatório do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, os quatro principais pontos turísticos cariocas movimentaram em 2012, mais de 2,5 milhões de turistas, com um crescimento de 12% em relação a 2011. O secretário de turismo do estado, Ronald Ázaro projeta um crescimento de 4,5% do PIB do turismo, que hoje é de 3,5%, passando para 8% nos próximos quatro anos.

O Rio de Janeiro vai colocar à disposição do turista 14 Terminais de Informações Turísticas em 11 cidades fluminenses. Os totens vão dispor de informações sobre a história de cada localidade, distâncias da capital, duração do percurso, área, clima e temperatura média, entre outras. Os municípios são Paraty, Visconde de Mauá, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Niterói, Rio das Ostras, Búzios, Piraí e Vassouras, além da capital, que possui totens no Pão de Açúcar e na Rodoviário Novo Rio, além de dois equipamentos instalados no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

As cidades que receberão as seleções e também os turistas que irão acompanhar os treinos das equipes, poderão aproveitar as inúmeras opções de turismo que o estado oferece. Em Teresópolis, por exemplo, sede da Seleção Brasileira, ecoturismo, trilhas para cachoeiras e gastronomia alemã e roteiro de cervejarias estão na pauta. Já em outras regiões, não faltam opções de praias, sol, turismo cultural, histórico e religioso, entre outros. Vale ainda uma visita à Cidade do Samba, na Gamboa, onde se concentram os barracões das escolas de samba, um passeio pelo Complexo do Alemão e pela comunidade da Rocinha.

Fonte: Ministério do Turismo

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae