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RH: dicas para organização da área

RH: dicas para organização da área

Sendo uma empresa quase como um organismo vivo, cada um de seus setores, cargos e funções exercem papel fundamental para que qualquer processo aconteça da forma desejada.

 

Do presidente à equipe de limpeza, todos têm sua faixa de participação e responsabilidade para que no fim de um período a empresa tenha sucesso na venda de ilhós para lona.

 

Neste artigo iremos falar sobre o RH, que tem funções estratégicas e, quando bem estruturado, pode ajudar a potencializar os resultados de uma empresa. Se você tem interesse de descobrir como organizar este setor, continue a leitura deste artigo que elaboramos com algumas dicas 

 

Defina os objetivos e atribuições

 

Há diferentes modelos de negócios e portanto em cada empresa o RH pode ter funções e objetivos diferentes, em uma indústria de sinalização de segurança, o foco pode estar exclusivamente no controle de questões burocráticas.

 

Por outro lado, em diferentes modelos de negócio o setor pode ser o responsável além dessas funções, por recrutamento, seleção e desenvolvimento, reforçar a cultura organizacional da empresa e promover qualidade de vida no trabalho.

 

Conhecer quais os objetivos reais do setor é fundamental para que sejam tomadas ações de acordo e deve ser o primeiro passo a ser definido.

 

Verifique os dados dos funcionários

 

Especialmente se o setor está sendo reestruturado ou implementado na empresa. Não é raro encontrar empresas que não possuem fichas cadastrais de seus funcionários e por isso não possuem todas as informações que deveriam. Certifique-se de ter posse de todos os dados e documentos exigidos.

 

Invista em tecnologia

 

Atualmente não há razões para que os controles pertinentes ao setor de RH, como horas de trabalho, prazos de férias e muitos outros sejam feitos de forma manual. Já existem muitos sistemas que ajudam nessas atividades e que não necessitam de altos investimentos financeiros.

 

Dessa forma o controle torna-se muito mais eficiente e são evitadas multas por descumprimento de prazos, por exemplo. Além disso, permite que a equipe não fique tão presa às atividades operacionais.

 

Crie manuais e checklists

 

O setor de RH envolve muitos processos que exigem cadastros em sites governamentais, emissão de guias e várias outras burocracias que acabam tornando uma simples contratação de um técnico em embalagem plástica, em um processo cheio de pequenas etapas.

 

Por isso criar manuais com checklists para as principais atividades do setor pode ser uma excelente solução para manter a organização e garantir que tudo seja executado como tem que ser.

 

Contrate um profissional da área

 

Contratar uma pessoa especializada nem sempre é viável financeiramente, porém sem dúvidas é um investimento que trará resultados, afinal um gestor de RH saberá exatamente o que deve ser feito para que os objetivos da empresa sejam atingidos, bem como será capaz de estabelecer um plano de ação eficiente.

 

O RH tem um papel muito importante nas empresas, isso acontece pois, de maneira geral tem participação direta na construção de equipes ou na manutenção de um ambiente saudável que garanta o melhor desempenho de todos.

 

É importante deixar para trás a visão limitada de que RH existe apenas para as burocracias. Ao dar espaço para o exercício pleno das atribuições do setor, será possível observar bons resultados no seu negócio.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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