Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

RH ágil: o que é e como implementar

RH ágil: o que é e como implementar

O RH ágil, abordagem baseada em metodologias ágeis, serve para deixar a área de recursos humanos menos operacional e mais estratégica. Isso porque, entre tantas demandas, ter velocidade e qualidade nas respostas é fundamental para manter a excelência no setor.

A partir do RH ágil, o setor de recursos humanos deve estar focado em gerar aprendizagem, entender o papel de seus colaboradores no ambiente de trabalho e ajudá-los a evoluírem cada vez mais. Assim, é possível fazer uma entrega mais rápida e de qualidade para a empresa.

O que é o RH ágil?

O RH ágil é uma metodologia que foca em trabalhar de forma paralela a estrutura de uma organização e o papel de cada colaborador dentro dela. A partir disso, o RH ágil se propõe a trabalhar a cultura de aprendizagem e progressão.

Para que isso seja feito, o setor de RH precisa começar pelo entendimento da função de cada colaborador e, diante disso, de que maneira ele pode evoluir e entregar mais à empresa.

O setor de recursos humanos, portanto, se apresenta como uma ferramenta de suporte para que os colaboradores desenvolvam suas capacidades, fazendo isso por meio da gestão do conhecimento.

Um exemplo dessa gestão mais veloz e enxuta que o RH ágil se propõe a fazer, é o processo de digitalização do setor de recursos humanos de diversas empresas. Isso ocorre porque, diante das mudanças rápidas e desafiantes que acontecem no mundo, os gestores buscam as melhores formas de alcançar os objetivos de suas organizações.

Qual a importância do RH ágil?

Além de se preocupar com ferramentas que tornem o trabalho dos colaboradores mais rápido, o RH ágil busca implantar nas empresas uma filosofia de trabalho que preze maior velocidade, precisão e qualidade.

O manifesto ágil de RH, inspirado no conhecido Manifesto Ágil, lançado em 2001, é uma espécie de guia para entender como deve ser um RH ágil. Para pensá-lo, é preciso valorizar mais a:

  • Colaboração do que a hierarquia;
  • Transparência do que o sigilo;
  • Adaptabilidade do que a prescrição;
  • Inspiração e o engajamento do que a gestão e retenção;
  • Motivação intrínseca do que as recompensas extrínsecas;
  • Ambição do que a obrigação.

Já os princípios por trás do manifesto ágil do RH são:

  • Incentivo para que as pessoas se envolvam, cresçam e sejam felizes no local de trabalho;
  • Incentivo para que ela acolham as mudanças e se adaptem quando necessário;
  • Criação de uma rede de equipes capacitadas, independentes e colaborativas;
  • Motivação contínua da equipe;
  • Estimulação do crescimento pessoal, para aproveitar os diferentes pontos fortes e talentos dos colaboradores.

Como implementar o RH ágil da melhor forma possível?

Os princípios do manifesto ágil do RH revelam que os softwares e soluções profissionais ocupam lugar central nesse processo e transformam a gestão de pessoas em uma administração mais eficaz, inteligente e rápida.

Portanto, é preciso buscar soluções mais estratégicas. Por exemplo, os processos de admissão de pessoas (e até mesmo de fornecedores) precisam ser cada vez mais rápidos e assertivos. Contratações que não atendem mutuamente às necessidades da empresa e do colaborador contratado podem resultar em um alto índice de rescisões.

Também é preciso buscar soluções que abordam controles sobre o departamento pessoal ou atuam em burocracias e rotinas como folha de pagamento, escalas e jornadas de trabalho, banco de horas e horas extras.

Além disso, para colocar em prática e viabilizar o manifesto de RH ágil, é importante que o setor de recursos humanos busque soluções mais ágeis e aprimoradas também em relação ao controle de ponto dos colaboradores.

Para que essa gestão inteligente de pessoas seja feita com eficiência, a TiqueTaque oferece uma solução completamente integrada que aborda todos esses pontos citados para a implantação do RH ágil nas empresas.

Este artigo foi escrito por Natalli Krissa, especialista em conteúdo da TiqueTaqueRelógio de Ponto e Controle de Ponto Digital.

You must login to add a comment.

Posts relacionados