CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Restaurante Natural: opção de bom negócio

Restaurante Natural: opção de bom negócio

Restaurante Natural_Capa 2

Sabe aquela ideia de abrir um negócio focado no mercado de vegetarianos, mas que foi deixada para trás por dar a impressão que se tratava de um público especifico demais e raro? Pois uma pesquisa realizada pelo IBOPE revelou que os vegetarianos não são tão raros assim. Ao todo 15,2 milhões de brasileiros que se declaram adeptos ao vegetarianismo. Isso corresponde a 8% da população do país.

O crescimento da escolha por uma vida saudável entre homens e mulheres vegetarianos se altera conforme a idade, aumentando entre as pessoas de 65 a 75 anos. Nesse grupo, o percentual é de 10%. Já entre os jovens de 20 a 24 anos, o percentual é ligeiramente menor (7%), assim como entre homens e mulheres de 35 a 44 anos.

O ranking começa com São Paulo (SP), que tem o maior número de vegetarianos, são mais de 792 mil pessoas, ou 7% da população. Porém, a capital do Ceará, Fortaleza, fica com o título de maior população vegetariana em relação ao total demográfico, com 350 mil pessoas, ou 14% de toda a população. Mostrando que há uma demanda do mercado local por produtos e serviços focados nesse tipo de cliente.

Vale acrescentar que os negócios focados nos vegetarianos também têm entre seus clientes as pessoas que não se declaram vegetarianos, porém são favoráveis a uma alimentação mais saudável. E esse número também vem crescendo segundo a declaração de donos de estabelecimento de alimentação natural.

Dicas para empreendedores

Quem tem um estilo de vida saudável tem algumas vantagens na hora de abrir um negócio nesse ramo, pois detém maior conhecimento sobre os gostos e hábitos dos potenciais clientes. No entanto, isso não é suficiente para garantir o sucesso, já que ter a própria empresa exige uma série de habilidades e conhecimentos empresariais.

Rodrigo Dowsley, proprietário da Chef House em Natal, aberta há quase dois anos, conta que um dos maiores obstáculos do início foi a precificação, pois não tinha conhecimento dos custos fixos e variáveis para composição do preço ideal. O empresário procurou o Sebrae no Rio Grande do Norte, que o auxiliou com consultorias no ajuste do preço de venda e na adoção de ferramentas de marketing.

Na área de finanças, o Sebrae tem várias soluções de apoio aos empresários. Por exemplo: o site de Acesso a Serviços Financeiros apresenta dicas e orientações para as empresas realizarem corretamente a gestão financeira e ensina como e onde buscar crédito para investir no crescimento do negócio. Outro canal de soluções do Sebrae é o site de Educação a Distância: Análise e Planejamento Financeiro, Formação do Preço de Venda e Controles Financeiros são alguns dos muitos cursos de gestão de micro e pequenos negócios oferecidos. Estas são opções gratuitas e online nas quais os participantes contam com apoio tutorial, vagas ilimitadas e acesso imediato.

Se você está interessado em investir em um restaurante que forneça alimentação natural, seguem também mais duas dicas:

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga