Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Restauração de móveis: setor reúne sustentabilidade e arte

Restauração de móveis: setor reúne sustentabilidade e arte

Sustentabilidade é a tendência da vez e o planeta agradece. Nos últimos anos, não são só os brechós de roupas que têm caído no gosto do público, mas também os de móveis. Além de dar um toque vintage e exclusivo ao ambiente, o reaproveitamento de móveis de madeira que seriam descartados dá a garantia de durabilidade por muitos anos, graças à utilização de materiais da mais alta qualidade. 

É aqui que entra o mercado de restauração de móveis, como uma ótima alternativa para as compras em antiquários e para quem não quer abrir mão de heranças da família ou daquelas peças que conquistaram um valor sentimental com o passar do tempo. Detalhes como devolver o brilho do verniz que se perdeu, trocar parafusos, recuperar cor e estrutura e preencher lascas são capazes promover uma transformação completa.

Investir neste ramo é uma excelente oportunidade para quem está em busca de uma nova profissão, ou simplesmente gosta de colocar a mão na massa. Tem espaço para especialistas em restaurações que garantem a originalidade dos móveis e também para usar a criatividade, a dedicação e o cuidado na entrega dos melhores acabamentos. 

Por isso, o primeiro passo para se encontrar nesta profissão é escolher um caminho para seguir. Seu objetivo será valorizar uma peça antiga ou adaptá-la para uso diário? Você tem toda a liberdade do mundo, caso deseje optar pelas duas opções, mas definir apenas uma especialidade passa maior credibilidade ao serviço.

Outro fator que também impacta bastante para obter sucesso na área é ter uma especialização, principalmente diante de um mercado com escassez desses profissionais. De acordo com o Sebrae, uma mão de obra qualificada, com habilidades de artesão e conhecimento em decoração e marcenaria, é essencial para garantir qualidade. 

Dicas como essas podem te ajudar a se destacar, afinal, o mercado de mobiliário antigo é sólido e a demanda por profissionais devidamente capacitados eleva o prestígio e, consequentemente, os preços que podem ser cobrados pelos serviços de restauração.

Móveis antigos fazem parte do nosso acervo histórico, e eles têm muito a dizer sobre determinada época. Sendo assim, precisam ser preservados como tal. Mesmo que existam sempre aqueles que vão preferir uma cama box no lugar de uma cama de madeira maciça, não podemos nos esquecer dos que dão às relíquias o seu devido valor.

Oferecer a possibilidade de reaproveitamento dos móveis para as pessoas que realmente valorizam esta prática, seja por conta de apego ou pela consciência ambiental, deve ser o foco de todo restaurador.

You must login to add a comment.

Posts relacionados