Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Relacionamento desgastado no home office aumenta o número de divórcios no Brasil

Relacionamento desgastado no home office aumenta o número de divórcios no Brasil

Devido ao isolamento social causado pela pandemia, muitos casais foram obrigados a trabalharem no mesmo ambiente, em home office.

A convivência do casal em tempo integral está gerando um aumento significativo no número de divórcios.

O número de divórcios só vem aumentando

De acordo com o IBGE, o número de divórcios no Brasil cresceu 75% em cinco anos e teve um aumento de 260% só no mês de julho de 2020.

Especialistas alertam que conviver 24 horas por dia com a mesma pessoa, no mesmo ambiente, pode deixar o relacionamento desgastado.

Em muitas empresas, o home office acabou tornando os empregados mais distantes uns dos outros.

O problema é que ter apenas o parceiro para conversar pode deixar o relacionamento cansado e desgastado.

Para um casal trabalhar no mesmo ambiente e conseguir manter o relacionamento saudável, é preciso observar algumas regras básicas de comportamento para não confundir o trabalho com a relação.

E quais os principais pontos para um bom relacionamento no home office?

O primeiro ponto é evitar conversar sobre o trabalho em horários de descanso, para não fazer da sua casa uma extensão do escritório.

Durante o horário de trabalho, mantenha o foco e evite distrações ou conversas paralelas com o seu parceiro.

Também combine com o parceiro um horário para darem uma pausa juntos quando acontecer alguma coisa estressante no trabalho, por exemplo.

Todavia, evite cair na rotina de estar junto com seu parceiro em todas as pausas.

Mantenha a sua individualidade

É interessante manter um planejamento e separar dois ou três dias na semana para dar uma pausa e ter um tempo só para você, seja para comer alguma coisa diferente, dar uma volta na rua, ler um livro ou ouvir uma música.

Preservar a individualidade é essencial para um relacionamento saudável, ainda mais se o casal convive na mesma casa em tempo integral.

Comece a anotar as suas ideias ou o que você achou interessante para conversar com o (a) seu (sua) parceiro (a) durante à noite ou nos finais de semana.

É muito importante para o casal ter o que conversar quando não se está trabalhando, assim como é importante conversar com outras pessoas também, como parentes e amigos.

Se não for possível o encontro presencial, marque uma vídeo chamada e mantenha o hábito de conversar sobre assuntos variados com outras pessoas.

Nunca foi tão importante prezar pela individualidade de cada um como agora, em que casais estão sendo obrigados a trabalharem e viverem juntos em tempo integral.

A importância de prezar pela individualidade no espaço de trabalho.

Mesmo trabalhando no mesmo ambiente, é possível manter um espaço de trabalho individual, pela separação por quartos, por exemplo.

Permanecer em quartos diferentes pode ajudar a manter uma convivência saudável.

Tente também implementar na sua rotina atividades individuais, como leitura, meditação e até mesmo um exercício físico.

Por falta de informação, muitos casais não souberam lidar com a rotina do home office, que deixou o relacionamento cansado e desgastado.

O casal se misturou tanto nesse isolamento social, que muitos acabaram perdendo aquela individualidade, prejudicando a relação.

Conclusão

É preciso tomar cuidado para não deixar o relacionamento entrar na rotina, que é uma das principais causas do divórcio.

Se o relacionamento já está desgastado e o casal tem sempre as mesmas rotinas, as chances de uma traição podem aumentar significativamente.

O parceiro, incomodado com a rotina, acaba tendo comportamentos estranhos e começa a buscar fora de casa algo novo, que lhe dê prazer e satisfação.

Sem dúvidas é preciso ter controle emocional, empatia e respeito à individualidade do outro para conseguir trabalhar em home office com o próprio parceiro…

 

AndersonFreire

AndersonFreire

PsicólogoNovo na comunidade
Sou apaixonado pelo estudo do ser humano e seus relacionamentos.

Gosto de analisar os comportamentos sem julgamentos e, ao mesmo tempo, passar a minha visão e a minha experiência sobre os fatos.

Entendo que o relacionamento, seja entre casais ou entre amigos, é essencial para a qualidade das nossas vidas, pois também somos seres sociais

You must login to add a comment.

Posts relacionados