CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Reduza ou corte custos da sua empresa sem perder qualidade

Reduza ou corte custos da sua empresa sem perder qualidade

tesoura_500x500

Reduzir os custos ajuda a empresa a sobreviver tempo de crise

No momento de dificuldade, elimine as despesas desnecessárias, mantenha o controle, além de evitar desperdícios. Segundo o estudo da Expense Reducton Analysts (fonte: revista Exame PME – Julho/2013), a empresa pode economizar 28% em serviços de telecomunicações, 23% em impressão de documentos, 21% em limpeza, 20% em embalagens, 19% em seguros, 19% em fretes e viagens e 17% em alimentação.

Outras medidas podem ser tomadas pra reduzir o custo do negócio, como:

1) Reavalie contratos
Analisar contratos secundários, como de telefones, transporte, energia elétrica, material de escritório, de limpeza, com o intuito de checar se o que está sendo cobrado é o que está sendo entregue. Exemplos: uso de táxi além do percurso destinado ao trabalho.

2) Cafeteira simples ou de última geração?
Na hora de escolher a cafeteira, opte pelo clássico coador, pois as cafeteiras mais sofisticadas che- gam a fazer a empresa a gastar em média R$100,00 ao mês com o uso de sachês.

3) Material de limpeza a granel ou em compras pequenas e separadas?
Avalie a quantidade e forma de comprar produtos que viabilizam o funcionamento do seu negócio. Veja a entrada e a saída deles para determinar quais deles deve ser comprado no varejo ou no atacado.

4) Sistema de iluminação inteligente ou abrir as janelas para aproveitar a iluminação natural?
Veja se é possível tirar proveito da iluminação natural para economizar energia e adote sistemas que apagam as luzes quando não há pessoas no ambiente. Troque as luminárias antigas pelas mais eficientes, que dispõem de espelhos, pois elas refletem a luz e necessitam de menos lâmpadas. Caso a empresa possa trocar equipamentos antigos por novos, a dica é procurar aqueles com a faixa “A” de consumo de energia elétrica, pois ajudam a empresa a economizar na conta de energia.
5) Tire proveito das tecnologias
Use tecnologias adequadas a seu negócio para não agrega custos. Exemplos: troque linhas tradicionais por VoIP e servidores por softwares na nuvem; utilize sistemas que fecham as torneiras quando não utilizadas; escolha as impressoras de acordo com a necessidade do departamento (a laser, colorida ou preto e branco).

6) Tarifas bancárias
Fique de olho no total das tarifas bancárias pagas mensalmente. Algumas empresas chegam a pagar cerca de R$ 50,00 pela tarifa mensal de uma conta, ou seja, se a empresa possui mais de uma conta bancária este valor tende a ser maior.

7) Estimule o funcionário a vestir a camisa
Dissemine essa cultura entre todos os funcionários. Faça com que eles deem sugestões de redução de custos e eliminação de desperdícios, e reverta parte da economia gerada para eles mesmos. E em se tratando de mudança de cultura, não se esqueça de ser o primeiro a dar o exemplo!

Fonte: Alavanque sua empresa em tempos de turbulência, do Sebrae em SP.
Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.
Imagem: Freeimages.com

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga