Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Reduza ou corte custos da sua empresa sem perder qualidade

Reduza ou corte custos da sua empresa sem perder qualidade
tesoura_500x500

Reduzir os custos ajuda a empresa a sobreviver tempo de crise

No momento de dificuldade, elimine as despesas desnecessárias, mantenha o controle, além de evitar desperdícios. Segundo o estudo da Expense Reducton Analysts (fonte: revista Exame PME – Julho/2013), a empresa pode economizar 28% em serviços de telecomunicações, 23% em impressão de documentos, 21% em limpeza, 20% em embalagens, 19% em seguros, 19% em fretes e viagens e 17% em alimentação.

Outras medidas podem ser tomadas pra reduzir o custo do negócio, como:

1) Reavalie contratos
Analisar contratos secundários, como de telefones, transporte, energia elétrica, material de escritório, de limpeza, com o intuito de checar se o que está sendo cobrado é o que está sendo entregue. Exemplos: uso de táxi além do percurso destinado ao trabalho.

2) Cafeteira simples ou de última geração?
Na hora de escolher a cafeteira, opte pelo clássico coador, pois as cafeteiras mais sofisticadas che- gam a fazer a empresa a gastar em média R$100,00 ao mês com o uso de sachês.

3) Material de limpeza a granel ou em compras pequenas e separadas?
Avalie a quantidade e forma de comprar produtos que viabilizam o funcionamento do seu negócio. Veja a entrada e a saída deles para determinar quais deles deve ser comprado no varejo ou no atacado.

4) Sistema de iluminação inteligente ou abrir as janelas para aproveitar a iluminação natural?
Veja se é possível tirar proveito da iluminação natural para economizar energia e adote sistemas que apagam as luzes quando não há pessoas no ambiente. Troque as luminárias antigas pelas mais eficientes, que dispõem de espelhos, pois elas refletem a luz e necessitam de menos lâmpadas. Caso a empresa possa trocar equipamentos antigos por novos, a dica é procurar aqueles com a faixa “A” de consumo de energia elétrica, pois ajudam a empresa a economizar na conta de energia.
5) Tire proveito das tecnologias
Use tecnologias adequadas a seu negócio para não agrega custos. Exemplos: troque linhas tradicionais por VoIP e servidores por softwares na nuvem; utilize sistemas que fecham as torneiras quando não utilizadas; escolha as impressoras de acordo com a necessidade do departamento (a laser, colorida ou preto e branco).

6) Tarifas bancárias
Fique de olho no total das tarifas bancárias pagas mensalmente. Algumas empresas chegam a pagar cerca de R$ 50,00 pela tarifa mensal de uma conta, ou seja, se a empresa possui mais de uma conta bancária este valor tende a ser maior.

7) Estimule o funcionário a vestir a camisa
Dissemine essa cultura entre todos os funcionários. Faça com que eles deem sugestões de redução de custos e eliminação de desperdícios, e reverta parte da economia gerada para eles mesmos. E em se tratando de mudança de cultura, não se esqueça de ser o primeiro a dar o exemplo!

Fonte: Alavanque sua empresa em tempos de turbulência, do Sebrae em SP.
Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.
Imagem: Freeimages.com

Sebrae

Sebrae

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade.
Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas?
Acesse:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

You must login to add a comment.

Posts relacionados