Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Pesquisa do Sebrae revela que as centrais melhoram mercado de pequenos negócios

Pesquisa do Sebrae revela que as centrais melhoram mercado de pequenos negócios

LittleSnapper 3
Elaborada pela Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional, a pesquisa Rede de Negócios consiste em no mapeamento e caracterização das centrais/redes de negócios ativas no território nacional, ligadas aos setores de agronegócio, indústria, comércio e serviços. Para chegar aos resultados, foram ouvidas 163 centrais/redes de todo o País.

O levantamento constatou, por exemplo, que aumentar o poder de negociação com os fornecedores (19%), realizar compras conjuntas (15,3%) e diminuir os custos (14,7%) são as três principais conquistas na opinião dos entrevistados.

O documento completo pode ser encontrado aqui para download.

Confira abaixo os principais destaques:

A formação e os processos

  • As redes/centrais se formam com o objetivo de aumentar competitividade e rentabilidade, ganhando poder de compra e viabilizando a venda dos produtos.
  • As redes/centrais já estão informatizadas, pois 73% conta, pelo menos, com e-mail para a comunicação e 60% menciona haver algum sistema informatizado no processo de comunicação.
  • O telefone ainda é o principal meio de comunicação com os associados (80%), mas o uso de sistemas informatizados no processo de compra chega a 50% e, no processo de vendas, uma proporção um pouco menor, alcançando 37%. Os sistemas aparecem como canal tanto para orçar preços quanto para concretizar negócios.
  • Em relação aos Sistemas de gestão, cerca de metade das centrais entrevistadas não possuem. Entre as centrais que possuem sistemas, os mesmos são principalmente para as áreas financeira e de compras. Estoque e RH são áreas onde sistemas informatizados tem a menor incidência.
  • Mesmo com a formação de uma rede/central, o faturamento dos fornecedores tende a ser feito, na maioria dos casos, de forma direta para cada associado.

O papel dos bancos e serviços financeiros

  • As redes/centrais utilizam serviços financeiros basicamente para pagamentos, boletos e cobrança. E o Banco do Brasil é a instituição com mais clientes (48,5%), seguido pela Caixa (com 25,2% de participação).
  • Com essa concentração em pagamentos, boletos e cobranças, os serviços financeiros não são a principal necessidade. Pensando nisso, existe uma lacuna de serviços específicos adequados às redes/centrais. No entanto, a maioria não consegue exemplificar uma oportunidade de diferenciação. Aparecem, discretamente, linha de crédito diferenciada e capital de giro.
  • Entre os que precisam de algum recurso financeiro, os fins mais comuns desses recursos são a melhoria das estruturas físicas e/ou aquisição de máquinas e equipamentos.
  • Menos da metade da amostra já captou ou ainda pretende captar recursos financeiros para aperfeiçoamento ou ampliação da atuação da rede e os bancos destacam-se como sendo a principal alternativa.

O cenário atual e as oportunidades para o Sebrae

  • O Sebrae é considerado parceiro por 60% das redes/centrais e destaca-se como organização de apoio as redes/centrais, principalmente para capacitação empresarial e estruturação.
  • O foco neste momento está principalmente na ampliação da atuação, implementação de centros de distribuição e instituição de cartão próprio.
  • As necessidades dessas redes/centrais está na capacitação das pessoas. Algo que caracteriza uma grande oportunidade de atuação para o Sebrae, dada justamente a imagem de promotor da capacitação e conhecimento.
  • O Sebrae ainda tem oportunidades considerando a intenção de implantação de CD e cartão próprios, como orientação e apoio na implantação da rede. O mercado reconhece nele a competência de apoiador na implementação das redes.

Saiba mais sobre Centrais e redes de negócios em: http://www.sebrae.com.br/customizado/acesso-a-mercados/sebrae-mercado/centrais-de-negocios

You must login to add a comment.

Posts relacionados