Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Real digital: tudo sobre a nova atualização da moeda brasileira

Real digital: tudo sobre a nova atualização da moeda brasileira

Desde meados da década de 1990, o Brasil possui uma nova moeda oficial. O Plano Real retirou o país da inflação recorde e da instabilidade econômica. Desde a sua criação, o dinheiro brasileiro enfrentou muitos altos e baixos. Mas, e se contássemos que o nosso país ganhará mais uma moeda: o Real Digital? 

 

A versão online da moeda oficial brasileira foi divulgada pelo Banco Central (BC) em 2021 e seu plano de instalação tem previsão de ser iniciado em 2022. Se você não sabia sobre esse tema, já podemos adiantar que irá demorar alguns anos para você obter uma carteira virtual com a nossa “moeda mãe”. 

 

Entretanto, enquanto a digitalização do nosso dinheiro não se torna a nossa realidade, podemos debater sobre seu impacto na economia. 

 

Por isso, ao longo deste texto, vamos abordar sobre alguns temas, como:

 

  • o que é o Real Digital;
  • quais são as características da moeda digital brasileira;
  • qual a diferença entre o Real Digital e outras criptomoedas;
  • como a moeda digital do Brasil pode impactar na vida dos brasileiros.

 

Então, se você gostou do assunto e gosta de se manter atualizado nos fatos econômicos do nosso país, continue com a gente! Faça uma boa leitura!

Real Digital: o que é?

Como o próprio nome já denuncia, esta moeda é a versão digitalizada do nosso dinheiro. Sim, as notas que você possui na carteira ganhará a sua versão totalmente digital. 

 

A notícia foi divulgada pelo próprio Banco Central, autarquia máxima da economia brasileira. A novidade é anunciada logo após diversas atualizações do sistema financeiro do Brasil, como a criação do Pix, que revolucionou a transação de valores por pessoas físicas e jurídicas, e o Open Finance, que unifica os dados dos brasileiros, facilitando a tomada de empréstimos mais baratos e juros menores.

 

Porém, diferentemente dos outros exemplos, o Real Digital não tem data para estrear. Embora não seja um plano inédito no mundo, ainda não existem moedas oficiais lançadas pelos Bancos Centrais dos países. 

 

O nome oficial desse tipo de dinheiro é Central Bank Digital Currency (CBDC), que em português significa Moeda Digital do Banco Central. Países como Rússia, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido também estão estudando sobre como criar a sua própria moeda virtual.  

Características da moeda digital brasileira

Já é sabido que o Real Digital terá o mesmo valor do que o Real físico, que já conhecemos. Portanto, ela não será uma “nova moeda”, e sim apenas a versão digitalizada das famosas cédulas. 

 

A nossa CBDC será disponibilizada para os brasileiros por meio de agentes autorizados, ou seja, os famosos bancos e corretoras. Além disso, a moeda digital do Brasil será emitida pelo próprio Banco Central. 

 

Por conta desses fatores, a moeda está à mercê dos indicadores econômicos brasileiros, assim como o dinheiro físico, como a inflação e a alta do dólar. 

Bitcoin VS Real Digital

Você deve ter notado algumas similaridades entre a moeda digital brasileira e as criptomoedas, como o Bitcoin e o Ethereum, por exemplo. 

 

Entretanto, as semelhanças acabam no fato de que todas elas são moedas digitais. As diferenças são um pouco mais recorrentes. 

 

Enquanto o Real Digital será emitido pelo próprio Banco Central, um órgão ligado ao Governo brasileiro, as outras criptomoedas não possuem vínculo com nenhum país ou nação. 

 

O Litecoin, por exemplo, não é parecido com o dólar ou com a libra. Ele é um dinheiro descentralizado, o qual possui novas moedas lançadas no mercado por meio da mineração digital. 

 

Como falamos anteriormente, o Banco Central será o controlador do novo Real e suas versões não serão mineradas, e sim produzidas e liberadas pela instituição. 

 

Portanto, se você está esperando que a moeda digital brasileira tenha uma valorização meteórica como o Bitcoin e outras criptomoedas, isso não irá acontecer.

 

Fato interessante: você sabia que o Banco Central não considera as moedas virtuais como “moedas”? Exatamente! Por não ter ligação com outros países, a autarquia as considera como “ativos”, como as ações e outros investimentos. 

 

Isso explica porque as criptomoedas são declaradas, no Imposto de Renda, com “Bens e Direitos”, como se fossem um carro, um terreno ou uma casa própria. 

Moeda digital do Brasil: o que vai mudar?

Apostamos que você está curioso para saber quais serão, efetivamente, as mudanças causadas pela criação do Real Digital, não é mesmo?

 

Bem, para simplificar, esta moeda digital foi anunciada como um facilitador para a vida financeira do brasileiro, assim como o Pix e o Open Finance. 

 

Portanto, vamos mostrar, em tópicos, o que você poderá efetuar com o Real Digital. Com ele, você será capaz de:

 

  • efetuar depósitos bancários;
  • convertê-lo em dinheiro físico;
  • criar contratos digitais;
  • pagar e receber em moedas de outros países;
  • criar uma conexão com a Internet das Coisas (IoT).

 

Os contratos digitais são, nada mais nada menos, do que uma versão dos documentos que já são feitos na atualidade, mas de maneira física. 

 

No futuro, o Banco Central conta que a maioria das pessoas terão os seus bens com tokens, ou seja, cadastrados na internet. Com isso, você poderá efetuar os contratos inteligentes, que são muito mais seguros. 

 

Essa segurança extra se dá porque todas as etapas da negociação precisam ser confirmadas. Ou seja, você só terá que pagar por um carro quando o mesmo estiver regularizado, sem medo de cair em golpes. 

 

A conexão com a Internet das Coisas (IoT, em inglês), por sua vez, se dá por conta da sua ligação online. Ou seja, os pagamentos dos serviços que você consome ficará muito mais automático. 

 

Entretanto, tudo isso está previsto para acontecer em médio a longo prazo. Enquanto isso, recomendamos que você se mantenha conectado sobre o mundo das moedas virtuais. 

 

Você está preparado para a revolução virtual que o Brasil irá passar com o Real Digital? Muitos acreditam que esse é um novo passo para o fim do dinheiro como o conhecemos. 

 

E o que você acha: esse é o fim do dinheiro de papel? Conta para a gente! 

 

Este artigo foi escrito pela Bitso, exchange internacional de criptomoedas na qual você pode comprar, guardar e vender os seus criptoativos.

 

lucaswp

lucaswp

Sabe das coisas
Formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, e acadêmico de Direito. Estou sempre buscando informações sobre compliance e negócios. Meu objetivo é dirimir as dúvidas de empreendedores e encaminha-los para o melhor caminho dos negócios.

You must login to add a comment.

Posts relacionados