CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Quer saber as vantagens e riscos de vender para o governo?

Por Iuri Andrade*

O presidente da Cooperativa Regional da Agricultura Familiar (Cooperafa), Jean Samel, esteve reunido com os analistas de mercado do Sistema Sebrae. O objetivo do encontro foi discutir estratégias de ampliação da participação dos micro e pequenos negócios nas compras governamentais.

Eu também estava lá e pude anotar alguns dos pontos ressaltados por ele sobre as vantagens e riscos de se vender para o Governo:

Vantagens
1. Venda garantida – ao se fechar um contrato de venda para o governo as empresas (PAA – Programa de Acesso à Alimentação, no caso da Cooperafa) têm a certeza de venda de um determinado volume, em um determinado período de tempo.

2. Oportunidade de estruturação – com os recursos advindos das vendas já garantidos, as empresas podem desenvolver o seu planejamento com mais segurança.

Os riscos
1. Burocracia – manter em dia a sua documentação de regularidade fiscal e a agilidade para que ela seja apresentada.

2. Tempo de pagamento – algumas vezes os pagamentos do governo atrasam por diversos motivos, o que se torna um problema, pois as empresas de menor porte têm pouco capital de giro que permita grandes atrasos.

3. Risco de relaxamento e perda de vendas – ao ter uma venda garantida a empresa não pode deixar de lado o trabalho de prospecção de vendas para o mercado privado, com risco de concentração de vendas e possível perda de receita no futuro, caso a venda para o governo comece a diminuir.

Veja mais informações sobre vendas para o governo no site de Acesso a Mercados do Sebrae.

Leia também matéria produzida pela Agência Sebrae de Notícias.

*Iuri Andrade é analista técnico da Unidade de Acesso a Mercado do Sebrae.

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosDeixa eu ver qual é