Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Quer empreender? Confira as poderosas lições dos empresários mais bem-sucedidos do mundo!

Quer empreender? Confira as poderosas lições dos empresários mais bem-sucedidos do mundo!

Busque no dicionário online pelo termo “empreender” e você provavelmente irá se deparar com a seguinte definição: decidir realizar (tarefa difícil e trabalhosa); tentar.

Pois bem! Empreender é exatamente isso, tomar uma decisão e se colocar a frente para realizá-la, por mais difícil e trabalhosa que ela possa parecer e ser.

Mas para abrirmos este conteúdo desenvolvido pelos profissionais do IBND — Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento, é prudente buscarmos um novo e mais amplo significado para esse termo.

“Empreender corresponde a habilidade em criar e implementar mudanças, inovações e melhorias a um mercado ou negócio, mesmo diante de grandes desafios”.

Com essa nova definição em sua mente, você está pronto para colher algumas das mais valiosas lições do mundo empreendedor extraídas da jornada dos maiores empresários do mundo?

Se junte a nós nessa leitura e se inspire!

Cinco lições que empreendedores de sucesso tem a nos ensinar

No universo do empreendedorismo, não faltam exemplos de pessoas inspiradoras que começaram do zero e que, com muito esforço, alcançaram o topo.

Mas, mais do que analisar o legado financeiro que elas construíram, podemos aprender lições práticas de grande valor para todos aqueles que estão iniciando sua jornada empreendedora ou estão lutando para crescer.

“Seja um parâmetro de qualidade” — Steve Jobs

Se você já assistiu a algum filme que retrata a vida e carreira de Steve Jobs, com certeza sabe já notou que uma de suas características mais marcantes é o perfeccionismo. E também sabe quanta pressão seus colaboradores sofriam para fornecer produtos com o mais alto nível de qualidade possível.

Talvez seja essa característica que tenha feito de Jobs um dos empreendedores mais bem-sucedidos do mundo. O empreendedor fazia questão de destinar apenas 10% do tempo ao desenvolvimento de um novo produto, enquanto os outros 90% eram empregados na criação de protótipos e testes, a fim de identificar pontos de melhoria até que o aparelho fosse considerado perfeito.

“Enxergue nas deficiências a oportunidade” — Ozires Silva

Desde menino, o empreendedor Ozires Silva — responsável pela criação da Embraer, primeira empresa a fabricar aviões no Brasil – sonhava em fabricar aviões.

Contudo, no início da sua vida adulta, não existe no país nenhum curso de engenharia aeronáutica. Ozires poderia, então, ter desistido por aí, certo? Errado!

O empreendedor enxergou essa deficiência do mercado como uma oportunidade para continuar buscando a concretização do seu sonho.

“O maior risco é não correr risco nenhum” — Mark Zuckenberg

Para o criador do Facebook, a única estratégia que está fadada ao fracasso é a de não assumir riscos, pois, em um mundo em constante mudança, permanecer na zona de conforto não é uma opção.

Mark ainda afirma que, para começar, não é necessário se sentir preparado. Afinal, poucos se sentem. O importante é começar. Inevitavelmente, você irá cometer erros, e é com eles que você deve aprender.

“Seus clientes menos satisfeitos são a maior fonte de aprendizado” — Bill Gates

Essa lição de Bill Gates nos mostra o quanto é importante aprendermos com os nossos erros. Afinal, é com eles que nós evoluímos.

Quando se trata de um cliente insatisfeito, é indispensável entender o seu lado e o que causou a insatisfação. Encare as razões como oportunidades de melhoria e use o atendimento para mostrar ao cliente que a empresa se importa com a sua opinião.

“Quando algo é importante o suficiente, você realiza mesmo que as chances não estejam a seu favor” – Elon Musk

Para o CEO da SpaceX, Tesla Motors e SolarCity, Ellon Musk, o fator mais importante na hora de abrir o seu negócio é definir metas e objetivos de longo prazo.

Musk construiu sonhos considerados irreais para a grande maioria das pessoas. E foi justamente o fato de se apegar a eles e buscar a concretização, que permitiu que ele pudesse chegar onde está hoje.

Assim, nunca aceite um “não” como resposta! Pense grande e não se preocupe em ser considerado louco por suas ideias.

Desenvolva uma mentalidade empreendedora de sucesso!

O curso de coaching do IBND, ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado, pode ajudá-lo a construir uma mentalidade empreendedora de sucesso.  Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional. Saiba mais!

Rodrigo Huback de Azevedo

Rodrigo Huback de Azevedo

Entrou no jogo
Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.

You must login to add a comment.

Posts relacionados