Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Quem precisa de educação financeira?

Quem precisa de educação financeira?
Mara Luquet indaga se apenas os consumidores devem ser capacitados sobre o assunto
Por Juliana Dantas
Especial para o blog PNF
Mara Luquet provoca debate
durante evento
 Durante as discussões sobre educação financeira que aconteceram nesta terça (22) durante o III Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira, a jornalista Mara Luquet questionou os participantes sobre quem realmente precisa de capacitação: bancos ou consumidores. “Eu acho que o brasileiro é muito bem educado financeiramente. O que falta a ele é informação”, comentou.Especialista em educação financeira e colunista da rádio CBN e do Jornal da Globo, Mara afirmou que são os bancos que precisam de capacitação sobre o assunto. Informou que diariamente está em contato com pessoas de todo o país e concluiu que eles não querem consumir e sim, prosperar.

Citou o documentário Família Braz – Dois Tempos, que retrata a história de uma família da Brasilândia, bairro da periferia de São Paulo, que experimenta a ascensão para a classe média. Comenta que os protagonistas não estão endividados, controlam os gastos e foram capazes de adquirir carro e frequentar a faculdade.

Ressaltou que recebe na redação dos jornais casos de pessoas muito endividadas, mas a maioria é de pessoas que querem investir. “Elas não têm informações, porque as buscam nas agências bancárias, lugar de compra de produtos e não de consultoria financeira. As agências têm metas e o aconselhamento representa um conflito de interesses”, comentou.

Para provar seu argumento, solicitou que a plateia acessasse a reportagem “Confira quais critérios analisar antes de escolher um tipo de investimento”, sobre um professor de tênis que guardava dinheiro com o objetivo de fazer um curso no exterior. Ao procurar o banco, foi orientado pelo gerente a investir em títulos de capitalização. Mara comentou que esta não era a opção adequada para investir. “O brasileiro precisa de informação financeira. Se o banco der transparência, eu já me dou por satisfeita”, afirmou.

You must login to add a comment.

Posts relacionados