CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Quem é quem no mercado de Cartões de Crédito

Quem é quem no mercado de Cartões de Crédito


É muito comum, quando estamos falando sobre o tema de cartões de crédito, que haja uma confusão natural sobre os agentes desse mercado. No meu último post, o internauta e empresário Diogo Germano, solicita um esclarecimento sobre essa relação, o que então me motivou para essa nova postagem.

Para facilitar o entendimento e considerando o público alvo da minha relação (empresários de pequeno porte), prefiro abordar o tema identificando a existência de 3 agentes, apesar de alguns especialistas optarem em citar outros, o que não invalida essa e nem a outra forma de abordagem.

Então vamos lá:

Bandeira: são as instituições que autorizam o uso de sua marca e de sua tecnologia por emissores e credenciadoras de estabelecimentos. Essas marcas aparecem nos cartões e nos estabelecimentos credenciados. Como exemplos, podemos citar a Visa, Mastercard, American Express, etc..

Emissor: é a administradora do cartão. Em geral são os bancos e as empresas prestadoras de serviços que emitem e gerenciam o cartão de crédito. O emissor é quem, de fato, financia o crédito do cartão e quem estabelece a taxa de juros e os limites de crédito. É com o emissor que o portador mantém o relacionamento para qualquer questão decorrente de posse e uso de seus cartões;

Credenciadora ou Adquirente: é a empresa responsável pelo credenciamento, gerenciamento e relacionamento entre as bandeiras de crédito e débito e os estabelecimentos comerciais. Em resumo, é quem tem o relacionamento direto com o empresário, no que diz respeito à aceitação do cartão de crédito. No Brasil, há algumas situações de exclusividade pelo credenciamento, como por exemplo a Visanet que é a empresa responsável pelo credenciamento para aceitação dos cartões Visa e a Redecard que é a responsável pelo credenciamento para aceitação dos cartões Mastercard e Diners.

Sugiro ainda a leitura do livro “Mercado de Cartões de Crédito no Brasil e sua relação com as micro e pequenas empresas”, um estudo desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com o Sebrae, com o objetivo de promover o conhecimento sobre este mercado com ênfase em seus desafios e perspectivas, visando uma melhoria significativa nas relações com os pequenos e micro empreendimentos.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga