Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Quem é quem no mercado de cartões de crédito?

Quem é quem no mercado de cartões de crédito?

A transação entre o estabelecimento e o portador do cartão é estruturada e realizada por quatro tipos de empresas: as bandeiras, as credenciadoras, as emissoras e as processadoras.
A bandeira é a empresa proprietária do esquema de pagamento. Ela detém todos os direitos da marca, define padrões, políticas e estratégias para a utilização dos cartões e patrocina a publicidade. As principais no mercado são Mastercard, Visa, American Express e Diners. Porém, existem no mercado brasileiro diversas bandeiras regionais, como a Hipercard, a Sorocred, a Tricard, e VerdeCard, entre outras.
A empresa credenciadora é quem filia os estabelecimentos ao esquema da bandeira. É ela que faz a prospecção de novos estabelecimentos e que aluga o equipamento necessário ao lojista. Hoje no mercado brasileiro as principais são Cielo, Redecard e GetNet.
A emissora, por sua vez, se relacionará com o portador do cartão, realizando a habilitação, a liberação de limite de crédito, a fixação de encargos financeiros e a cobrança de faturas. Nesse papel, temos a maioria dos bancos comerciais, bancos cooperativos e cooperativas de crédito, bancos múltiplos com carteira comercial e financeiras.
As processadoras são empresas que prestam serviços operacionais às credenciadoras e às emissoras, como emissão de fatura, processamento de transações e atendimento aos portadores e estabelecimentos. Pode-se citar como exemplos CSU e Orbitall.
Levando em conta os 4 tipos de empresas, o mercado de cartões pode se estruturar em uma plataforma de três ou quatro partes. No caso da plataforma de três partes, a emissora e a credenciadora são a mesma instituição, o que acontece nos esquemas American Express e Diners. Na plataforma de quatro partes, ao contrário, os serviços de emissão e credenciamento são feitos por empresas diferentes. Cielo e Redecard, as duas maiores credenciadoras do Brasil, fazem apenas o serviço de credenciamento, trabalhando em conjunto com emissores, que são os responsáveis pela emissão e relacionamento com o portador.

You must login to add a comment.

Posts relacionados