Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Quanto eu preciso investir no Facebook Ads/Google Ads?

Quanto eu preciso investir no Facebook Ads/Google Ads?

Tá aí uma pergunta simples, de extrema importância e uma das que ouvimos com mais frequência aqui na Hotlabz, por isso foi uma das primeiras que escolhemos para responder aqui na primeira série de conteúdos do nosso Blog o Bastidores do Marketing Digital.

Mas afinal: Quanto investir em mídias pagas?

Vamos compartilhar com vocês um pouco do processo que utilizamos para construir cenários de investimento para nossos clientes

Estudos indicam que empresas estão dispostas a investir somente de 3–5% de seu faturamento em marketing, esses números vem crescendo com a nova economia e com certeza essa régua foi elevada pra cima durante o ano de 2020 e o grande crescimento do mercado digital junto a transformação digital ocorrendo nas empresas do mundo todo.

Vale a pena investir em mídias pagas como Facebook Ads ou Google Ads para minha empresa?

Sim! E isso merece um artigo todo dedicado a esse tema. Mas é crescente o número de novos negócios anunciando em mídias online paga, o orçamento disponível para empresas investirem nesse tipo de marketing cresceu 70% em 2019–2020 (Facebook Plan and Go, 2020).

Negócios construíram um novo meio de gerar receita e levar sua oferta para públicos segmentados através dessas plataformas e estão lucrando muito ao optar por publicidade online, aumentando a visibilidade de suas marcas e abrangendo novos mercados.

Alguns dos principais benefícios para estruturar um processo de venda e divulgação online sólido são: controle e autonomia na geração de receita para sua empresa.

Decidindo para que tipo de público seu anúncio vai, qual oferta estará em destaque e qual o volume de pessoas você vai trazer para o seu negócio é possível estimar resultados, tomar decisões com mais assertividade e prever tendências para se prevenir ou aproveitar oportunidades.

Como é definido um orçamento ideal para investimento em mídias pagas?

Veja abaixo algumas das variáveis que fazem parte da construção do orçamento sugerido aos nossos clientes que investem em mídias paga.

Momento e porte da empresa

Em nossas análises e diagnóstico buscamos entender qual o momento que sua empresa está vivendo e alinhamos a expectativa de resultados da empresa com o marketing e publicidade online para entender quais soluções fazem mais sentido.

Conhecendo melhor a área de atuação, visão de negócio e informações como o faturamento da empresa, ticket médio, público e entre outras que nos ajudam a decifrar estratégias de anúncios online que podem aumentar os resultados de nossos clientes.

Estrutura e Processo de Venda Online

Cada segmento e produto tem seu ciclo de vendas, peculiaridades de mercado, custo comercial envolvido além de fatores internos que podem influenciar como a capacidade de atendimento ou produção de uma empresa. O processo de vendas nos ajuda a compor o funil de marketing que é necessário para definir opções de investimentos que vão guiar um público qualificado até a jornada de compras.

Dados de Mercado

O SOM ou Mercado Acessível, é o primeiro dado que buscamos estimar, utilizamos a API de Dados do Google e do Facebook para conhecer o tamanho do público consumidor dentro das plataformas que fazem parte do público-alvo de nosso cliente. Métricas como volume de buscas mensais, alcance estimado e impressões disponíveis são algumas das mais importantes nesse momento.

Estratégia de Campanha

A depender da estratégia e do tipo de funil de compras construído, precisamos optar por determinados tipos e variedades de campanhas que podem rodar em modelo cíclico ou sincronizado e afetam no orçamento necessário para ter resultados. Para alguns negócios podem ser mais efetivo campanhas de branding, ativação ou conversões de suporte antes de convidar o público para efetivamente comprar o produto. Tudo isso é levado em conta para construir um orçamento de mídias coerente.

Custo estimado

Já com uma estratégia pré-definida olhamos para as opções e modelos de atribuição disponíveis nos canais escolhidos para anunciar (Facebook Ads, Google Ads, LinkedIn Ads e etc.) e também para o custo estimado por ação em cada plataforma conciliado com as estratégias de campanha disponível para encontrar preços médios por clique ou visualização, por exemplo.

Parcelamento de público

Com todos os dados em mãos, conhecendo bem nosso cliente e com uma estratégia construída podemos planejar o alcance e abrangência de nossas campanhas, podemos fazer isso parcelando o público a ser alcançado focando em perfis específicos no início de uma estratégia online ou decidir abranger um público maior de acordo com a disponibilidade de investimento de nosso cliente.

Casos como segmentar determinadas campanhas para somente uma região específica que está alinhada com os objetivos da empresa ou focar em qualificar uma parte do público que tem maior chance de realizar compras também é uma opção analisada nessa etapa.

Conclusão

É um clássico depende, a cada dia que passa e mais empresas decidem realizar investimentos em tráfego pago, mais concorrido se torna os espaços em mídias online. É a lei da oferta e demanda atuando em nosso mercado, o importante é que seja feita um diagnóstico e analise de qualidade para mitigar os riscos e alcançar os melhores resultados.

Compartilhamos aqui algumas etapas que podem ser muito valiosas a te ajudar a refletir nos investimentos em marketing da sua empresa ou de seus clientes. Queremos levar a mais profissionais e empreendedores uma visão estratégica e proposital por trás do marketing e o incentivo a tomadas de decisão embasadas que podem ser mapeadas e reavaliadas continuamente.

Se você identificou nesse artigo algum ponto onde podemos ajudar sua empresa, nosso time está todo a disposição para entrar em ação no seu negócio. Converse com a gente, vamos falar sobre o futuro!

Artigo original: https://hotlabz.co/marketing-digital/quanto-investir-facebook-ads-google-ads-para-empresas/

You must login to add a comment.

Posts relacionados