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Qual é a cor certa para a sua empresa?

Qual é a cor certa para a sua empresa?
Foto: Divulgação
A imagem visual de uma empresa e de uma marca é tão importante quanto
o desenvolvimento do negócio. É preciso entender muito bem o espírito
do negócio e do público-alvo para traduzí-lo em imagens que irão
representar a empresa. “É a identidade visual que irá ajudar a fixar a marca na memória das pessoas”, explica o consultor Luiz Lopes, da agência de comunicação empresarial Vision Online. Parceira do projeto Extreme Makeover,
a Vision está cuidando da reformulação do site e do logotipo da agência
de ecoturismo DNAventura, uma das participantes do projeto.

O logotipo é apenas a parte mais evidente
deste trabalho, mas a identidade completa é construída por elementos que
vão desde as cores, a tipologia e os tipos de linhas até texturas, sons
e cheiros que seu produto ou loja possam ter.
 
E tão importante quanto ter uma identidade visual coerente e bem
definida é padronizá-la – a identidade deve ser a mesma desde a fachada
da sede até a ilustração dos cartões de visita, passando pelo layout do
site, pela customização dos perfis das redes sociais e por anúncios,
panfletos informativos e todo tipo de material promocional, seja ele um
banner de rua ou uma caneta.
Para começar qualquer tentativa, Lopes destaca a importância de escolher a cor certa:
é ela que está na base de tudo. “Cada marca deve ter um motivo para
escolher a sua cor”, diz ele, ressaltando diversos estudos que definem a
sensação que cada cor provoca nas pessoas.
No Brasil, o assunto foi aprofundado pelo pesquisador Modesto Farina,
autor do livro “A Psicodinâmica das Cores em Comunicação”
Veja as
principais palavras associadas a cada cor:
Azul – É a cor dita como preferida pela maioria das
pessoas no mundo. Sua ligação natural a elementos como céu e mar
conferem a ela serenidade e universalidade. Está ligada a temas como
confiança, responsabilidade e segurança, além de tranqüilidade.
Vermelho – Força, sensualidade, paixão, perigo,
agressividade: sempre temas fortes. Estudos indicam, inclusive, que a
visão da cor estimula reações cerebrais e corporais, como a aceleração
dos batimentos cardíacos e da respiração.
Verde Saúde, natureza e riqueza são temas frequentemente relacionados ao verde.
Amarelo O amarelo é
universalmente associado a um elemento forte: o sol. Por isso é
vinculado a sensações como calor, alegria, otimismo e claridade.
Laranja – Uma cor bastante viva e em certo aspecto
até infantil – é a preferida de muitas crianças. Remete a exuberância,
diversão e vitalidade.
Roxo – Dosa a força e a paixão do vermelho com a
tranqüilidade do azul. Vincula-se a temas como sofisticação,
espiritualidade, dignidade e mistério.
Rosa – Sim, o rosa é naturalmente feminino. Mas seu
impacto varia bastante conforme a tonalidade: tons mais fortes de rosa
evocam diversão, juventude e energia. Já os mais claros têm um ar
romântico e suave.
Marrom Pode ser ligado a
simplicidade, durabilidade e estabilidade, mas só se for muito bem
usado. Seu uso é pouco recomendado na publicidade, já que é muito
associado à sujeira e negatividade.
Preto – Ao mesmo tempo em que é uma cor extremamente
negativa, vinculada a temas como a morte, é também clássica e forte.
Bem usada, carrega seriedade, poder, sofisticação, elegância e sedução.
Branco – Uma cor clean e básica. Remete à simplicidade, clareza e pureza.
Na dúvida, vale sempre ver e se espelhar no que as grandes empresas
estão fazendo – a conclusão pode ser surpreendente. A comunidade virtual
COLOURlovers
fez isso, literalmente: reuniu os logotipos das 100 maiores empresas da
internet e os separou por grupos de cor. E a liderança ficou com o
azul, seguido do vermelho. 
Veja como ficou o trabalho deles:
Fonte: Blog Extreme Makeover

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