Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Qual é a Velocidade de Internet Ideal Para Estudar e Trabalhar de Casa?

Qual é a Velocidade de Internet Ideal Para Estudar e Trabalhar de Casa?

Com a chegada da pandemia, muitas pessoas tiveram que estudar e até mesmo trabalhar de casa – afinal, a quarentena é uma das formas de combate ao coronavírus. Porém, realizar tais atividades de casa requer uma boa internet. E, por isso, vale refletir: a velocidade da sua internet é a ideal para estudar e trabalhar de casa?

Neste artigo, você entenderá qual é a velocidade mínima para realizar essas atividades da sua casa. Além disso, também explicaremos como você pode se certificar de que a velocidade da internet que você contratou é a mesma que chega até a sua casa. Confira a seguir.

Identificando o Seu Perfil de Consumo de Internet

Antes de mais nada, é importante entender qual é o seu perfil de usuário na internet. Ou seja, definir o seu perfil de consumo. Para isso, responda as perguntas abaixo:

  • você usa internet para checar e-mails?
  • gosta de assistir vídeos on-line?
  • acessa plataformas de streaming de música e vídeo?
  • usa as redes sociais com frequência?
  • gosta de jogar com os amigos on-line?
  • baixa vídeos e filmes?

Quanto mais respostas afirmativas você der, maior precisará ser o seu pacote de dados e a velocidade da sua internet.

Além disso, incluindo nessa lista atividades como webconferência em vídeo e download de arquivos, é imprescindível ter uma boa velocidade de internet para que essas tarefas sejam feitas de forma rápida. Caso contrário, o simples fato de tentar executá-las pode resultar em lentidão.

Velocidade de Internet Ideal Para Estudar e Trabalhar de Casa

Agora, entenda qual é a velocidade de internet mais indicada para estudar ou trabalhar de casa, de acordo com seu perfil de consumo:

  • 5MB de velocidade

Caso a internet seja apenas para uso individual, a velocidade de 5MB pode bastar. Mas isso se você precisar apenas realizar atividades simples, como checar e responder e-mails ou fazer pesquisas em páginas estáticas.

Agora, caso você precise usar plataformas de conferência em vídeo ou áudio, essa velocidade pode ser um problema. E isso porque ela pode oscilar bastante e ser insuficiente para o que você precisa.

  • 10MB de velocidade

Com essa velocidade, você já consegue participar de webconferências ou mesmo assistir aulas, além de realizar pesquisas e checar e-mails. Entretanto, aqui é preferível realizar apenas reuniões usando áudio e não a câmera de vídeo.

Além disso, é possível também baixar e subir arquivos de forma mais rápida, seja para o trabalho ou para estudar.

  • 30MB de velocidade

Por fim, 30MB te darão mais velocidade para realizar todas as tarefas acima. No entanto, você também poderá assistir vídeos de tutoriais ou aulas com qualidade maior, sem comprometer o seu acesso à internet.

Sem contar que, com essa velocidade, você poderá realizar reuniões ou participar de aulas com a câmera aberta sem problemas.

Como Testar a Velocidade da Sua Internet? 

Agora que você já sabe qual é a velocidade de internet ideal para atender suas necessidades, é hora de testar a sua. Para isso:

  1. Escolha uma ferramenta para testar sua internet;
  2. Feche todos os programas abertos;
  3. Interrompa os serviços que usam sua rede;
  4. Conecte-se à entrada do seu provedor;
  5. Inicie o teste de velocidade da sua internet.

Agora, preste atenção aos resultados e observe se eles estão de acordo com o pacote de internet que você contratou.

You must login to add a comment.

Posts relacionados