CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Qual a importância de manter os funcionários de sua empresa motivados?

Qual a importância de manter os funcionários de sua empresa motivados?

Sabemos muito bem que uma empresa não se faz sozinha, mesmo que seja o responsável pelo investimento e gerenciamento, quem ajuda no andamento e desenvolvimento da empresa são os funcionários, afinal, sem eles não seria possível atender a demanda dos nossos clientes. Saiba qual a importância de manter os funcionários de sua empresa motivados, neste post.

Por que é essencial manter os funcionários de uma empresa motivados?

Manter os funcionários satisfeitos os faz lidar melhor com nossos negócios. A motivação para o trabalho é uma mudança qualitativa na realização do mesmo, e também serve como uma maneira de manter um ambiente agradável e proativo.

No passado, as empresas prestavam pouca atenção à motivação para o trabalho porque consideravam uma perda de tempo e sem sentido, assim como o treinamento para o trabalho. Isso fez com que muitas empresas estagnassem e se tornassem menos competitivas. Mas, à medida que o mercado se tornou mais competitivo, da mesma forma, a importância de ter funcionários motivados ganhou valor.

Benefícios de manter os funcionários motivados

Muitas pessoas buscam fazer cursos para concursos, além de buscar por oportunidades em sites de concurso público, a fim de conseguirem empregos com salários melhores e acabam abandonando as empresas atuais.

No entanto, quando a empresa motiva os funcionários a serem melhores, trabalharem em um ambiente agradável, investir em cursos de capacitação, criar concursos na própria empresa para poder promover o funcionário, entre outros, os negócios melhoram seus resultados.

Confiram a seguir os benefícios de motivar sua equipe:

Melhor imagem da empresa: se a empresa se interessa por um valor tão importante quanto seu capital humano, sua imagem melhorará tanto pelo simples ato de fazê-lo quanto pelas consequências dele.

Maior compromisso com a empresa: Se os funcionários sentirem que são valorizados na empresa e que algo é feito para torná-los mais confortáveis, eles se sentirão comprometidos com isso.

Maior desempenho no trabalho: Se os trabalhadores estiverem motivados, eles terão mais desempenho porque se sentem melhor na empresa e exercerão suas atividades com mais eficácia.

Melhores ideias para melhorias: Os trabalhadores que se sentem valorizados e motivados são capazes de ter novas ideias e transmiti-las aos seus superiores.

Menos inconveniente para a empresa: Se os trabalhadores se sentirem desmotivados, eles podem ter doenças e acidentes de trabalho, chegar atrasados, perder mais dias no trabalho, criar um ambiente ruim, evitar conviver em harmonia com seus colegas, etc. Tudo isso implica em prejuízos para os negócios.

Maior competitividade comercial: As empresas cujos funcionários têm mais desempenho, possuem as melhores ideias, faz com que se sintam à vontade no trabalho e dão o melhor de si, contribuindo para uma empresa muito mais competitiva do que outras.

Menos desistências: Trabalhadores que não se sentem bem em seu espaço de trabalho tendem a sair. A empresa pode reter seus trabalhadores mais valiosos, motivando-os.

Tendo descrito cada um dos benefícios, acho que não temos dúvidas de que uma empresa que se preocupa com seus funcionários obtém melhores benefícios ao seu favor no curto e longo prazo.

Nem todas as estratégias que procuramos aplicar a essas motivações têm a ver com grandes investimentos econômicos; existem métodos “adaptados a cada bolso”, o importante é implementá-las.

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre stephanie silvaSabe das coisas

Redatora conteúdo WEB.