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Qual a função da inteligência artificial na gestão de pessoas?

Qual a função da inteligência artificial na gestão de pessoas?

A inteligência artificial está modificando basicamente todos os setores, e a história não é diferente com a área de recursos humanos. Atualmente,há uma série de programas de RH que fazem uso de inteligência artificial, mas muitos ainda não compreendem a diferenciação e impacto da Inteligência artificial na gestão de pessoas.

Hoje, explicaremos qual é a função da inteligência artificial dentro da área da gestão de pessoas.

A definição de inteligência artificial

A inteligência artificial é a capacidade de que máquinas têm de realizar operações inteligentes e complexas de maneira autônoma. Ou seja, trata-se de um mecanismo que permite a redução da operação humana e ainda agilize as tarefas por meio de computadores e softwares.

 

Funcionalidades da inteligência artificial na gestão de pessoas

Existem diferentes maneiras de usar a inteligência artificial na gestão de pessoas. Por isso, entender como e onde utilizá-la é de grande valia e consequentemente importância. Vamos às suas principais funcionalidades.

 

Seleção de candidatos

A inteligência artificial é  imune a estereótipos e o impacto que raça, o gênero ou a etnia podem ter na triagem de funcionários. O software inteligente é capaz de de gerar questões de entrevista que desconsideram o histórico de alguém, em detrimento de se concentrar apenas em suas competências para um determinado trabalho.

Essas questões avaliativas se baseiam em registros de trabalho anteriores e nos requisitos do trabalho para o qual se candidatam.

 

Análise de dados dos currículos de candidatos

Falando de modo popular, a inteligência artificial é capaz de peneirar dados que compõem currículos de candidatos, contas de mídias sociais, cartas de referência e outras fontes, facilitando o trabalho do pessoal de RH.

Todo esse processo, demanda muito tempo e energia dos profissionais do RH, que às vezes podem deixar candidatos de lado por conta de falta de tempo. Isso cria rachaduras nos processos de recrutamento e seleção que podem colocar pessoas erradas em lugares errados e ainda ser mais profundo: Em empresas erradas.

 

Auxilia na integração de novos funcionários

A inteligência artificial, promete ainda, liberar cada vez mais os recursos dos funcionários de RH, auxiliando os profissionais aos procedimentos de integração de novos colaboradores. Esses talentos recém adquiridos, muitas vezes, inundam departamentos de RH com uma série de questionamentos relacionados a pagamento, benefícios sociais, além de outras dúvidas.

Responder a esses questionamentos, é uma prática repetitiva e demorada, que podem ser facilmente trocadas por chatbots inteligentes.

Eles podem ser programados para fornecer respostas a questionamentos cotidianos em tempo real, sejam ou não feitas por novos funcionários ou veteranos. Esses bots, são capazes de atuar como um funcionário de autoatendimento, permitindo que os profissionais do RH se concentrem na resposta de questionamentos complexos e urgentes que realmente mereçam sua atenção.

Além de remover a cargas de trabalho desnecessárias, a inteligência artificial é capaz de simplificar essas tarefas e obter insights únicos sobre o real potencial de desempenho de candidatos e funcionários. E aqui vem a melhor parte: Tudo isso é feito sem limitações de preconceito humano passíveis de erro, tornando a inteligência artificial uma ferramenta mais do que necessária, com uma série de benefícios mais do que palpáveis.

Cada vez mais, softwares de recrutamento e seleção com inteligência artificial são considerados grande aliados do departamento de recursos humanos. Conheça o software de recrutamento e seleção com artifical da JobConvo através de uma demonstração GRATUITA e veja as transformações na sua empresa.

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