CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Qual a diferença entre os códigos de barras EAN-13 e UPC-12

Qual a diferença entre os códigos de barras EAN-13 e UPC-12

Acredito que você já tenha em mente a importância dos códigos de barras no processo de vendas e registro de produtos.

Mas, você sabia que existem variações de código de barras?

As nomenclaturas e estruturas do código de barras definem sua origem e a forma de distribuição das mercadorias.

Aqui vamos tratar dos códigos EAN-13 e UPC-12.

Com o uso dos códigos de barras EAN-13 e UPC-12 você pode aumentar suas vendas sem investir muito, além de ter registro completo dos produtos em tempo real.

Por isso, a EAN Global Conceito Job que é especialista na prestação de serviços remotos irá lhe explicar tudo sobre o assunto.

O que são os códigos de barras EAN?

O código EAN (European Article Number) é um código formado por uma série de barras verticais que podem ser escaneadas, por isso o nome código de barras.

Sua estrutura segue uma sequência numérica que busca registrar produtos variados de forma individual.

O código universal EAN-13 possui 3 dígitos que mostram o país de origem do produto.

Os próximos números se referem ao fabricante do produto e ficam entre 4 a 7 dígitos.

Por último, o código EAN-13 possui um dígito verificador, que pode ser recalculado caso ocorra alguma mudança em sua numeração.

Os códigos de barras EAN podem ser fornecidos em 3 formatos diferentes:

 

  • Formato TIIF – esse tipo de formato é ideal para designers que preferem trabalhar com Adobe Photoshop e necessitam utilizar fundo transparente em sua arte. Porém, caso você queira alterar significativamente o tamanho do seu código EAN-13, não será o modelo ideal.

 

  • Formato JPEG – o formato mais conhecido por todos que utilizam imagens no cotidiano de seu negócio. Apesar de também ser manuseado no Photoshop, possui o mesmo problema de alteração de tamanho que o formato TIIF apresenta.

 

  • Formato EPS – esse formato já é gerado pelo Adobe Illustrator e é o mais utilizado por designers gráficos para modelar os códigos EAN. Além de poder ser utilizado em diversos tamanhos, também permite fazer sua edição em programas variados.

Para que serve o código EAN-13

A principal função de um código universal EAN-13 é registrar e identificar um produto específico.

O que isso significa?

Ao registrar uma barra de chocolates com um código EAN, aquela barra adquiriu seu registro único e poderá ser identificada onde estiver desde que seja realizada a leitura do código de barras.

Além disso, comprar o código EAN-13 auxilia sua empresa ou estabelecimento a adquirir agilidade no caixa, já que a leitura será realizada por scanners de infravermelho e tornará o processo de venda muito mais veloz.

A organização do estoque se torna cada vez mais prática, considerando o fato dos produtos estarem registrados no sistema. A expedição, recepção e venda de mercadorias é otimizada e a empresa economiza em tempo e dinheiro.

Outro fator que auxiliar um empreendimento, empresa ou loja virtual é a precisão nas informações dos produtos.

O código EAN-13 tem o benefício de registrar muitos detalhes da empresa no seu código numérico.

Com isso, a probabilidade de informações erradas estarem presentes em algum produto é bem pequena.

 

O que são os códigos de barras UPC?

 

O código UPC (Universal Product Code) segue a mesma lógica do código EAN-13, possui um gráfico em barras para leitura e é seguido por um código numérico.

 

Nesse caso, o código UPC-12 possui uma pequena diferença, já que possuí 12 dígitos em sua estrutura numérica.

Sua criação é derivada da vontade de criar um sistema que pudesse acelerar o processo de entrada e saída de mercadorias e melhorar o controle do estoque das empresas.

Seu uso é mais comum nos EUA e Canadá, enquanto o resto do mundo tende a usar o código universal EAN-13.

 

Os locais que mais utilizam o código de barras UPC-12 são supermercados e lojas de varejo, estabelecimentos onde o fluxo de mercadorias é alto e constante.

Atualmente, muitas lojas no resto do mundo já aceitam códigos EAN-13 e UPC-12, graças ao avanço da tecnologia e a globalização de informações.

Para que servem códigos UPC-12

Ao utilizar o código UPC-12, acredito que muitos tenham em mente que a única vantagem é a diferenciação do EAN-13, já que, na prática, eles têm quase a mesma função.

Porém, não podemos citar o código UPC sem deixar de citar alguns benefícios cruciais ao negócio.

 

A redução de desperdícios na organização precisa ser citada, já que quando se sabe exatamente a localidade do produto, sua quantidade e a data de fabricação, dificilmente ele será perdido.

Além disso, uma prática que é muito comum para empresas ou lojas virtuais que utilizam mecanismos de campanha é o ranqueamento do produto dentro da plataforma.

Para anunciar em marketplaces, os e-commerces devem registrar seus produtos com código universal EAN-13 ou UPC-12, pois essa é a regra dos sites especializados.

Mesmo que você queira anunciar e não deseje utilizar marketplaces, registrar seu produto com UPC-12 melhora demais o ranqueamento de seu produto.

Isso porque você poderá registrar produtos do mesmo modelo com vários códigos diferentes e disputar com mais lojas virtuais os primeiros lugares nos anúncios.

Qual código devo escolher?

Precisamos lembrar que o código universal EAN-13, como o próprio nome diz, é utilizado em praticamente em todo mundo.

Fora isso, quem só negocia dentro do Brasil não tem motivo para utilizar código UPC-12.

Mas, qual será a ocasião que UPC-12 pode ser útil para seu negócio ou loja virtual?

Pode ser que nem sempre você comercialize mercadorias em território nacional.

 

Caso você queira exportar para os EUA ou Canadá, será necessário utilizar códigos de barras UPC-12, pois sua mercadoria poderá ser barrada na alfândega desses países.

O que determina como será o registro de produtos está mais ligado a legislação local do que com a funcionalidade dos códigos EAN-13 e UPC-12, pois scanners atuais fazem a leitura dos dois códigos em praticamente todo o mundo.

Como comprar código de barras EAN-13 ou UPC-12

Existem diversas dúvidas sobre comprar códigos de barras, desde se vale a pena produzir seu próprio código ou qual código deve-se escolher.

O que deve ser dito é que caso você tenha dúvidas sobre qual seria a melhor opção de código para você, deve entrar em contato com uma loja especializada.

Caso você queira comprar código EAN ou UPC, entre em contato com a EAN Global Conceito Job e torne a aquisição de códigos de barras simples.

Nosso serviço irá lhe ajudar a atingir o sucesso nos seus negócios através da compra dos melhores códigos EAN-13 disponíveis no mercado.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Conceito JobBoas respostas


Me siga