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Quais são os principais diferenciais que seu petshop deve ter?

Quais são os principais diferenciais que seu petshop deve ter?

Que o segmento pet é um dos nichos que mais crescem hoje no Brasil ninguém pode discordar, certo? Mesmo em meio a crises o setor não para de crescer, segundo estatísticas da Abinpet o país ocupa atualmente a 4º posição no ranking de faturamento mundial nesse mercado, apresentando em média 17% de crescimento ao ano, além de ser o 3º maior do mundo em população total de animais de estimação.

Com números positivos como esse, muitos empreendedores buscam navegar nesse mar de oportunidades desse mercado promissor, mas também altamente concorrido. Sendo tão lucrativo o mercado pet também aumenta diariamente o número de negócios abertos nesse nicho, se tornando primordial se destacar da concorrência para buscar a sonhada lucratividade, então vamos conhecer o que você pode fazer pra fazer seu petshop prosperar!

 

Tudo começa com uma boa localização

Como todo negócio físico, parte de uma receita de sucesso para seu petshop é você escolher bem a localização do imóvel. Caso não tenha um lugar definido ainda, isso deve estar no topo das suas prioridades, afinal além de ser uma das suas principais despesas (casa faça uma locação), se estabelecer em uma rua escondida será garantia de frustração com baixa fluxo de clientes na sua loja. Priorize um lugar bem localizado e acessível, em uma área pavimentada com boa circulação de pessoas e também preze por um aluguel justo pra você.

 

Com uma boa equipe o trabalho se constrói

Tão importante quanto a localização do petshop é quem trabalha nele, sem uma equipe competente seu negócio não crescerá. Oferecer um atendimento diferenciado aos seus clientes é essencial, seus funcionários devem amar verdadeiramente os animais, cuidar bem deles, ter boa comunicação, organização e agilidade pra executar tarefas e resolver eventuais problemas.

Crie um ambiente gostoso de trabalhar com boa estrutura e apoio para tirar o máximo proveito da sua equipe.

 

Possua produtos chamativos que todo cliente vai querer comprar

Além dos mais comuns como ração, coleira e mordedores, existem outros produtos que podem se destacar no seu petshop. Portões que limitam a área de circulação dos pets tem alta procura, pois como já falamos muitos consumidores trabalham e deixar seus animais em segurança em casa é prioridade. Comedouros suspensos e para felinos também tem grande procura, os suspensos geralmente tem regulagens de altura e deixam o pet comer de forma mais confortável, os comedores felinos tem um formato especial, muitos não sabem, mas alimentá-los em tigelas comuns podem deixa-los estressados se seus bigodes esbarrarem nas laterais do comedouro. Plaquinha de identificação para cachorros e gatos possuem alta demanda pois os clientes se preocupam com seus pets e temem que eles se percam por aí, identifica-los significa um ato de amor e proteção.

 

Ofereça serviços que agregam valor ao seu petshop

Hoje em dia, serviços como veterinário, banho e tosa não é um diferencial, mas sim o básico que todo petshop deve ter para manter inclusive a recorrência de clientes na sua loja. O que mais você tem condições de oferecer para  poder agregar valor? Temos algumas ideias:

  • Invista em transporte para buscar os pets em casa, levando para banho e tosa, para consulta ao veterinário e entregando em segurança para os seus donos. Esse diferencial pode ser decisivo para que um cliente ocupado seja fiel a você ao invés da concorrência.
  • Tenha um serviço de hospedagem ou creche para os animais, grande parte do seu público ao sair para o trabalho ou até mesmo viajar não tem ninguém com quem deixar seu pet. Apesar de ser uma baita opção de faturamento extra, esse não é um serviço fácil de implementar, é necessário um local adaptado e apropriado para cães ou outro animal, além de correr atrás de toda documentação para funcionamento, como por exemplo, alvará de licença sanitária.
  • Trabalhe com serviços de beleza e bem estar, os humanos sempre adoraram tratamentos estéticos e agora essa moda também chegou no universo pet. Pode parecer exótico, mas hoje existem serviços de natação, sessão de acupuntura, ioga, branqueamento e escovação para dentes e tratamento a laser para problema de pele dos animais. Esses serviços são tendências no mercado pet mas antes de se aventurar estude a viabilidade de oferecer tais serviços.
  • Ofereça adestramento para cachorros, pois muitos clientes vivem em apartamento ou espaços pequenos que dificultam bastante os cães a se movimentarem e gastarem sua energia numa frequência adequada, podendo assim desenvolverem doenças relacionadas ao sedentarismo, e também muitos querem educar seu cachorro para ficar bem treinado. Claro que para que isso funcione precisará de um adestrador competente além de um lugar para fazer o treinamento com atividades saudáveis que desenvolvam a habilidade e o corpo do cão.

 

Promova ações solidárias e de adoção

Para o público desse mercado é muito importante a conscientização sobre adoção de animais, promova feiras de adoção em parcerias com ongs, crie promoções que ajude essas instituições de alguma forma e realize ações solidárias, como ter um lugarzinho na frente da loja para animais de rua poderem beber e comer, por exemplo. Ações como essas certamente elevarão a boa reputação e a forma como seu petshop é visto pelos seus consumidores, além é claro de tornar o mundo um lugar melhor.

 

Conclusão

Ter um petshop que se destaque dos outros não é tarefa fácil, além de algumas coisas exigirem um maior grau de investimento financeiro, mas não deixe que isso te desanime, avalie cuidadosamente e veja o que pode ser feito no momento mesmo com pouco dinheiro pois pequenos passos podem te ajudar muito a caminhar na direção do seu negócio lucrativo, certas coisas não exigem investimento financeiro mas sim de tempo e dedicação.

Esse ramo tem um grande potencial de retorno dos seus investimentos, pesquise a fundo as carências da sua região para implementar as melhores estratégias para seu sucesso.

 

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