Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Quais são os desejos do consumidor do futuro

Quais são os desejos do consumidor do futuro

Tendências para o comportamento dos consumidores previstas para ocorrerem ao longo da próxima década foram aceleradas pela pandemia e fazem parte da realidade atual. Segundo estudos feitos pela consultoria de tendências WGSN, 2022 é o ano de estabelecimento da sociedade conectada, enquanto, em 2023, quatro perfis de pessoas prometem moldar o mundo do consumo.

O estudo “O Consumidor do Futuro 2022” mostrou como “as indústrias estão tendo que se adaptar a uma nova realidade, que exige flexibilidade, resiliência e criatividade”. Para a diretora executiva da WGSN, Carla Buzasi, ainda que a sobrevivência da humanidade esteja apoiada na conectividade, a verdadeira responsável por guiar as vidas das pessoas será a conexão humana.

Até o final de 2022, segundo o levantamento “Internet of Things”, publicado pela Ericsson em 2019, existirão cerca de 29 bilhões de dispositivos conectados globalmente. Em meio a essa rede, 75% da população do mundo terá acesso à internet, e a tecnologia 5G será usada nos países desenvolvidos de forma ampla.

Ainda de acordo com o relatório, o acesso dos usuários em áreas de alto tráfego online será otimizado significativamente, sem haver o comprometimento da bateria dos aparelhos, graças à chegada do Wi-Fi 6.

Nesse contexto, como apontado pela pesquisa da WGSN, para além da quantidade de informação, o diferencial, a partir deste ano, será o contágio emocional digital, definido como uma marca de comportamento em que as pessoas se sintonizam com os sentimentos de quem está próximo, gerando uma corrente em nível global. Ou seja, a conexão tecnológica e o contágio emocional terão a mesma velocidade.

A viralidade do humor em memes, a inspiração por vídeos de profissionais da saúde, a revolta generalizada a partir de imagens de florestas pegando fogo são alguns exemplos de contágio emocional digital.

O que quer o consumidor do futuro?


Em relação a produtos e experiências, o comportamento e a percepção do consumidor mudaram, o que levou ao surgimento de novos hábitos e prioridades de compra. Dessa forma, inovadoras estratégias e lógicas de mercado precisam ser adotadas pelas empresas, para que se adaptem e antecipem a entrega de produtos e serviços que vão suscitar o interesse e a fidelização de consumidores.

A bonificação com cupons e cashback é uma ação que veio para ficar, com o intuito de fidelizar clientes. Existem sites tradicionais que se firmaram em promoções semelhantes. Um exemplo disso é o cupom de desconto Netshoes, presente em diversas modalidades de compras on-line.

Conforme a pesquisa “O futuro consumidor 2023”, da WGSN, quatro grupos irão moldar o mercado: antecipadores, novos românticos, inconformados e condutores. Ao longo do levantamento, foram traçados seus perfis, suas demandas e quais estratégias as marcas podem adotar para atender cada um deles.

Antecipadores

Os antecipadores formam um grupo cauteloso, que é afetado pela fadiga emocional e pelas incertezas em relação à economia e ao futuro. São pessoas, segundo a pesquisa da WGSN, que tiveram que dividir a sua atenção de maneira frequente entre o trabalho e o cuidado com os filhos, por exemplo, e estão exaustas mentalmente mesmo que seja para escolher um produto.

Os desejos dessa categoria são segurança, normalidade, conforto e estabilidade. Assim, as melhores estratégias de engajamento para cativar e fidelizar esse consumidor são os investimentos em inovação do varejo, como produtos em refis, assinaturas e novos modelos de desconto e programas de fidelidade.

Novos românticos

De acordo com a WGSN, os coletivos comunitários estão sendo redefinidos pelos novos românticos. A rotina deste grupo é de trabalho pesado e se reconectar com as emoções é a vontade de seus membros. A possibilidade, cada vez mais presente, do trabalho remoto e o desejo de transformar a comunidade fizeram com que essas pessoas se mudassem para as áreas rurais.

Para atendê-los, as empresas devem apostar em iniciativas com produtos e serviços que ajudem esses indivíduos na criação de laços emocionais, tanto com o seu mundo interno, quanto com o externo. Exemplos são o desenvolvimento de produtos com materiais naturais e sustentáveis que promovam momentos de autocuidado e de bem-estar.

Inconformados

Os inconformados estariam em estado de revolta e indignação devido à falta de assistência de instituições e governos em 2020. Os integrantes dessa categoria são ativistas que usam a tecnologia e o suporte de outros colegas em busca de transformações profundas no mundo. Este grupo apoia empresas e comunidades que promovam a diversidade e, em 2023, a previsão é de que essa atitude possa se refletir na cultura do cancelamento, que deve focar na diversidade.

Marcas que queiram atingir esse público precisam destacar mudanças de longo prazo, ações inspiradoras e progresso. Na prática, é importante desenvolver produtos transculturais que englobem, por exemplo, saberes indígenas. Além disso, para engajar esse grupo, será necessário partir de uma base ética e transparente, com a atuação de marketplaces de venda direta.

Condutores


A flexibilidade cognitiva é a marca principal do grupo dos condutores. Eles são capazes de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo e possuem carreiras não lineares. Esses consumidores assumem riscos e o seu interesse é instigado por experiências que despertam os sentidos e por atividades que exijam habilidade neurais.

O varejo gamificado, por exemplo, encontra solo fértil neste grupo e será importante investir em novas experiências e aventuras digitais e em mundos alternativos. É importante oferecer um espaço de comércio que reúna, em um só lugar, possibilidades de comunicação, diversão, compras, aprendizado e trabalho.

You must login to add a comment.

Posts relacionados