Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Quais são as 4 fases do marketing?

Quais são as 4 fases do marketing?

 

O marketing com certeza é uma das áreas mais tradicionais que temos no mercado, criado por volta da década de 40, essa é uma das áreas que mais evoluiu nos últimos anos, muito por conta do desenvolvimento tecnológico e da mudança no comportamento dos consumidores, que agora compram um produto como armário de aço 2 portas de uma forma totalmente diferente do que era antes. 

 

Para quem não sabe, o marketing como conhecemos demorou para alcançar esse estágio, foi preciso passar por várias mudanças até que ele chegasse a forma atual como vimos nos dias de hoje, voltado para a tecnologia e dentro de um cenário mais digital. 

 

Se você não sabe ou não tem noção de todas as mudanças que aconteceram com o marketing com o passar dos anos, no texto de hoje vamos falar sobre as 4 fases do marketing, preparado para conhecê-las? Então vamos lá! Tenha uma ótima leitura. 

 

Fase do Marketing 1.0

 

A primeira fase do marketing era bem diferente da que conhecemos hoje, na época, os profissionais da área encaravam os consumidores apenas como compradores de produtos, e não faziam muita questão de moldar estratégias ou montar campanhas para agradá-los. 

 

Ela se estabeleceu na época da revolução industrial, e o marketing funcionava mais como uma ferramenta de comunicação objetiva e direta, ofertando as opções de produtos disponíveis e fazendo com que o cliente tivesse que se adaptar aquilo que era ofertado. 

 

Esse ainda era o começo do marketing e apresentava algo muito mais cru, quase forçando o cliente a adquirir algum produto que necessariamente não fosse do seu agrado absoluto, como uma mesa rústica de madeira de apenas uma cor e de um formato, sem opções.

 

Fase do Marketing 2.0

 

Já entrando quase na década de 90, o acesso à informação já era algo mais comum, o número de comércios e lojas também aumentaram, o que levou os consumidores a subirem um pouco suas exigências, criando assim, o marketing 2.0. 

 

Durante essa era, as empresas começaram a focar mais nos produtos e nos seus benefícios, e utilizaram artimanhas de persuasão, com um estoque maior e um carinho a mais para conseguirem atender todos os clientes. 

 

Inovação, tecnologia e valores da marca são pontos que começaram a ser destacados, e aqui foi dado o primeiro passo para o marketing chegar ao patamar que se encontra hoje em dia. 

 

Fase do Marketing 3.0

 

Mesmo a segunda fase do marketing apontado por melhorias significativas, ainda faltava algo, uma preocupação a mais, ferramentas de sustentabilidade eficazes, e foi aí que surgiu a terceira fase. Aqui se preocupava com questões humanitárias e em satisfazer os desejos, a mente e o coração de todos os consumidores. 

 

Termos como “vegano”, “sustentabilidade” e “cruelty free” foram se tornando cada vez mais comuns e as pessoas pensam mil vezes antes de sair comprando qualquer coisa. A procura por produtos desse estilo aumentaram, e é claro que as empresas se moldaram para isso. 

 

O foco aqui é criar estratégias e campanhas compatíveis com o meio ambiente e que valorizem a vida, e trazer uma promessa de um mundo melhor para todos os consumidores. 

 

Fase do Marketing 4.0

 

Por fim chegamos a última fase, a dos meios digitais. Aqui as empresas como as que trabalham com a venda de servomotor, precisam equilibrar o social com o digital, e apresentar ferramentas e soluções que interligam esses dois mundos. 

 

É preciso estreitar as relações, caprichar nas comunicações, e mostrar um lado mais humanizado dos negócios, ao mesmo tempo em que você está conectado dentro do mundo online e precisa sempre se atentar em cada tendência. 

 

Essa é a fase final do marketing (por enquanto), será que teremos um 5.0? Acredite, ele pode estar mais próximo do que imagina!

 

O que achou do texto de hoje? Curtiu? Então deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados